sábado, fevereiro 26

Saiba Mais Sobre a Gagueira

A disfemia, conhecida popularmente como gagueira ou gaguez é um distúrbio da linguagem em que o indivíduo repete sílabas ou faz longas pausas ao pronunciar palavras. Também usam-se os termos disfemismo ou disfluência; além de gago o indivíduo que apresenta disfemia recebe o nome de tartamudo, balbo (de balbuciar) ou tardíloquo.

Cerca de 75% das crianças entre dois e quatro anos de idade apresenta episódios de disfemia, sendo geralmente episódios transitórios que duram poucos meses, ocorrendo em conseqüência de uma combinação de vários fatores durante o desenvolvimento da fala. Um destes fatores é a presença de um raciocino mental muito mais veloz do que a capacidade de articular palavras e organizar frases nesta idade.

O rápido fluxo de pensamentos, geralmente associado à ansiedade para contar rapidamente algo importante ou que impressionou muito, também contribui para que a criança apresente alguma dificuldade para produzir um ritmo regular e suave em sua fala. Esta disfluência pode aumentar quando a criança está ansiosa, cansada ou doente e quando está tentando dominar muitas palavras novas.

Normalmente, este distúrbio é transitório, apenas uma minoria das crianças que apresentam disfemia em tenra idade, cerca de 1% ou 2%, necessitará de tratamento especializado. Estes poucos casos que persistem por mais tempo do que o habitual podem estar associados a uma história familiar de gagueira, sugerindo uma predisposição hereditária. Uma característica que pode estar relacionada com a tendência da gagueira tornar-se um problema persistente é a percepção pela criança da dificuldade para articular as palavras, gerando sinais de ansiedade como fazer caretas, ou bater o pé. Nestes casos, onde a criança tem consciência do problema e percebe que sua fala está sendo julgada como fora do padrão normal, ela pode ter sua auto-estima prejudicada.

A disfemia que persiste após os cinco anos de idade está associada a outros distúrbios da linguagem e necessita de avaliação e tratamento. O médico responsável por esse distúrbio é especialista em fonoaudiologia.
Você Sabia??? Que não é só pessoa “comum” que têm gagueira??? Fique ligado na lista de famosos gagos.

No Brasil

Inocêncio Oliveira (político)

Nelson Gonçalves (cantor)

Machado de Assis (escritor)

Malvino Salvador (ator)

Murilo Benício (ator)

Sílvio Santos (apresentador de TV)

No Mundo

Bruce Willis (ator)

Carly Simon (cantora e compositora)

Charles Darwin (cientista)

Demóstenes (orador e político)

Eric Roberts (ator)

Harvey Keitel (ator)

James Earl Jones (dublador)

Jorge VI do Reino Unido (Rei do Reino Unido até 1952)

Jeffrey Blitz (diretor de cinema)

José Saramago (escritor)

Julia Roberts (atriz)

Marilyn Monroe (atriz)

Moisés (rei dos Judeus – personagem bíblico)

Winston Churchill (político e escritor)

Wood Allen (cineasta)

Samuel L. Jackson (ator)

Tiger Woods (esportista)


Fonte de pesquisa: Wikipédia
Powered By Blogger