sábado, março 19

Alimentos que Geram o Bom-Humor

Dê adeus ao nervosismo, ao cansaço e baixo astral. Ao desânimo, à preguiça e adiamento da vida.

Quem está sempre ansioso e nervoso acaba achando que tudo vai dar errado, não vai dar tempo, o mundo fica pesado e muitas vezes sobre as costas. Xô baixo astral. Xô mau humor. Sabia que certos alimentos ativam a serotonina e geram o bom-humor???

Basta aprender a monitorar e controlar seus pensamentos. Botar seu corpinho para agitar na atividade física (a mais prática e divertida que você encontrar) e tudo isso super acompanhado por uma boa seleção de alimentos.

Coloque em sua dieta alimentos que têm o poder de estimular o bom funcionamento do sistema nervoso, desintoxicar o fígado e intestinos, acabar com a irritação e espantar a tristeza.

Valorize e tenha uma boa cumplicidade com os alimentos que facilitam a limpeza das impurezas do organismo como excesso de adrenalina que causa estresse e ansiedade, ou dos cortisóis que causam melancolia e depressão.

Todos os alimentos listados abaixo, principalmente quando originários de cultura orgânica, apresentam ação alcalinizante dos líquidos corporais, gerando portanto um metabolismo mais harmonico e sereno, estado importante para meditar e refletir. Relaxar, baixar a bola das expectativas. Enxergar os aspectos positivos de cada desafio. Criar soluções e saída. Curtir o aprender.

Alguns alimentos conseguem prevenir as complicações da ansiedade acumulada, porque batem de frente com sua química nociva. Eles se opõem, por exemplo, aos radicais livres, que minam nossa energia e resistência sem dó.

Só 2 lembretes: primeiro a regularidade faz a diferença. Portanto, todo o dia é dia destes alimentos na sua alimentação; segundo evite os alimentos que detonam o bom humor e são grandes portais de entrada para a ansiedade e depressão - os intoxicantes (ver no final do texto).

Vamos então conhecer os alimentos que estimulam o lado positivo da vida, que apresentam uma composição que nutre também a alma e o espírito.

LIMÃO: o primeiro da lista pelo seu elevado poder de alcalinizar todos os líquidos corporais, como também de fixar nutrientes importantes como os sais minerais. Ajudar a trazer clareza e lucidez para encontrar as melhores respostas aos desafios da vida. Um grande cúmplice do bom fincionamento do fígado e intestinos, ajuda a eliminar as substâncias densas que irritam o organismo. Com excelente ação adstringente ajuda a ativar a excreção dos excessos de colesterol e triglicérides. Com propriedades digestivas, acelera o metabolismo em até 20% de tudo o que está "indigesto". Bem, 1 limão por dia pode fazer a diferença.

ALFACE: ótima para amenizar a irritação. O talo tem lactucina, substância que funciona como calmante. Além disso, é rica em fosfato. A falta desse elemento no organismo causa depressão, confusão mental e cansaço. Use e abuse, inclusive no preparo de sucos desintoxicantes, nas saladas cruas e nos chás terapêuticos.

COUVES, AGRIÃO e demais folhas verde escuro: ricas em ácido fólico e vitaminas do complexo B, cuidam do cérebro, da memória e do sistema nervoso central. O magnésio contido na clorofila ajuda a ter mais clareza e objetividade sobre as questões que realmente importam.

CENOURA: rica em betacarotenos, substãncias antioxidantes que preservam a saúde de todos os tecidos como os do sistema cardiovascular e da visão. Uma cenoura por dia pode fazer a diferença.

ALHO: reduz a pressão arterial, que pode ir às alturas devido à ansiedade acumulada. Com ação adstringente, também dá uma bela ajuda para baixar colesterol e triglicérides.

BANANA: tão comum em terras brasileiras, diminui a ansiedade e ajuda a garantir um sono tranqüilo. Ela tem esses poderes por ser rica em carboidratos, potássio, magnésio e biotina. A banana também dá o maior pique porque possui vitamina B6, que produz energia. Mas não exagere, porque a banana por contém muita frutose e pode provocar pico glicêmico e até engordar.

UVA: Essa fruta tem boa dose de vitaminas do complexo B, que ajudam no funcionamento do sistema nervoso. A vitamina C e os flavonóides da uva são antioxidantes, que retardam o envelhecimento da pele e ajudam a combater o colesterol. Além disso, é energética. Use também nos sucos desintoxicantes e nas saladas verdes.

JABUTICABA: essa frutinha contém ferro - que combate a anemia - e vitamina C, que aumenta as defesas do organismo. Suas vitaminas do complexo B agem como antidepressivos. Além disso, a jabuticaba é rica em carboidratos, que fornecem energia e, por isso, reanimam. Para que não prenda os intestinos, a cada 10 jabuticabas, mastigue (e ingira) uma com casca e tudo.

LARANJA: rica em vitamina C, cálcio e vitaminas do complexo B, a laranja ajuda no bom funcionamento do sistema nervoso. O cálcio, presente em sua composição, é relaxante muscular e combate o estresse. E essa fruta ainda é energética, hidratante e previne a fadiga. Além dos sucos desintoxicantes, opte também por consumir a laranja em pedaços ou gomos. A laranja é rica em fibras (principalmente a pectina) que são muito benéficas aos intestinos.

SEMENTES DE LINHAÇA, GERGELIM, GIRASSOL e CASTANHA DO PARÁ: principalmente quando pré-hidratadas e germinadas. Ricas em gorduras essenciais, ômega-3, proteínas e sais minerais, devem ser ingeridas (com moderação) para suprir o cérebro das melhores matérias-primas de que ele necessita. Ricas em sais minerais como o selênio tão abundante na castanha do Pará, fortalecem todas as estruturas corporais e protegem as membranas celulares, além de órgãos e vísceras.

LECITINA DE SOJA: funciona como um detergente para limpar o organismo de todas as gorduras em excesso. Rica também em fitosteróis, acetilcolina e vitamina E, proporciona muitos benefícios aos funcionamento do sistema nervoso e do cérebro. Uma colher de chá por dia, batida com um suco desintoxicante é suficiente.

FRUTOS DO MAR: quer dar um chega para lá na tristeza??? Consuma (para quem não é vegetariano) até 3 vezes/semana as delícias que vêm do mar. Elas têm zinco e selênio que agem no cérebro, diminuindo o cansaço e a ansiedade. Também são boas fontes de proteína e gordura saudável (ômega 3), essencial para o bom funcionamento do coração. Não exagere pois os frutos do mar também têm colesterol. Ou seja, faz parte do bom humor o bom senso.

OVOS: os nutrientes dos ovos que garantem o bom humor são a tiamina e a niacina (vitaminas o complexo B), ácido fólico e acetilcolina. A carência deles pode causar apatia, ansiedade e até perda de memória. Dois ovos por semana é uma porção razoável.

Os maus hábitos e alimentos

Bem, agora os alimentos que detonam a saúde e o bom humor; ao mesmo tempo abrindo as portas para a ansiedade e depressão chegarem e/ou se perpetuarem:

Açúcar refinado e mesmo os demais açúcares quando consumidos em excesso - exige demais do pâncreas quando a glicose explode no sangue e o cérebro fica anestesiado; minutos depois vem a hipoglicemia que gera um estado letárgico e a vitalidade, assim como o sistema imunológico ficam deprimidos.

Álcool - exige muito do fígado e acaba com o sistema nervoso. Dor de cabeça, indisposição, impaciência e intolerância são um local comum de chegada.

Sal - excesso de sal exige muito do coração e dos rins. Troque o excesso de sal por ervas que tornam os pratos muito mais exóticos e saudáveis.

Cafeína - presente no café, nos refrigerantes tipo cola, no chá inglês e no chocolate, dispara a produção de hormônios como a adrenalina, o que aumenta a agitação interna e a ansiedade.

Pular refeições - não é uma boa prática para ninguém, menos ainda para os ansiosos e desvitalizados. O ponto de chegada é a hipoglicemia e o fatídico mau humor. E, quando fôr comer, cego de fome não irá fazer boa seleção dos alimentos.

Fast Food - alimento barato e vazio, pura gordura e carboidratos de péssima qualidade, está provado que causam obesidade, diabetes, ansiedade e depressão.

Jantar de Rei/Rainha - complica o sono, o rejuvenescimento, a recarga energética que todo organismo precisa fazer durante uma boa noite de sono reparador. No outro dia, difícil começar com vitalidade e bom astral.


Fonte de pesquisa: Conceição Trucom é química, cientista, palestrante e escritora sobre temas voltados para Alimentação Natural, bem-estar e qualidade de vida, e Lulucha

domingo, março 13

Cisne Negro

Alô pessoal, hoje irei falar de cinema, mas cinema de verdade. Assistí ao maravilhoso filme "Cisne Negro", e confesso que lavei a minha alma!!! Gente que coisa mais linda!!! Tudo impecável, Natalie Portman está sen-sa-cio-nal neste filme, parabéns foi um Oscar merecido.

Quanto à história do filme em sí, não é lá essas coisas, mas o que importa mesmo é a interpretação do ballet "O Lago dos Cisnes" dançado divinamente e com roupas e maquiagem lindíssimas. Aliás a interpretação de Natalie no final do ballet, quando ela incorpora o Cisne Negro é de arrepiar. De certo modo, o final do filme deixa um gostinho no ar, é bem apoteótico.

Acho que este é um filme para não se deixar de lado, é um filme que realmente nos transporta para o mundo da dança e da música clássica de Schaikovsky, que fica dentro da gente.

Adorei e recomendo a todos os que não viram para irem ver pois vale cada
minuto, cada segundo...







Lulucha

Powered By Blogger