sexta-feira, abril 9

O Boom dos Antidepressivos

O boom dos antidepressivos
Em cinco anos, a venda de antidepressivos no Brasil subiu 48%. Segundo especialistas, o aumento nas vendas desse tipo de medicamento se deve à prescrição exagerada da "pílula da felicidade", tanto por médicos de outras áreas quanto para pacientes sem depressão

As estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS) para os próximos 20 anos não são das mais animadoras. Segundo levantamento da instituição, a depressão será, em 2020, a segunda doença mais prevalente do mundo, atrás somente do infarto agudo do miocárdio. Mas, em 2030, apenas uma década depois, o transtorno psiquiátrico — também conhecido como “doença da alma” — já ocupará a primeira colocação do ranking, à frente de outros males como câncer e aids.

A julgar pelos cálculos da OMS, os antidepressivos serão, em pouco tempo, o medicamento mais vendido do planeta. No Brasil, eles já são a quarta classe de remédios mais comercializados, depois de anti-inflamatórios, analgésicos e contraceptivos. Nos últimos cinco anos, segundo levantamento da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) com base em dados do IMS Health, instituto que faz auditoria do mercado farmacêutico, a venda de antidepressivos em farmácias e drogarias cresceu 48%. Em 2003, foram comercializados 17 milhões de unidades — entre gotas, cápsulas e cartelas de comprimidos. Em 2008, esse número saltou para 25,9 milhões. Ainda segundo o IMS, entre 2005 e 2009, as vendas registraram, em reais, um aumento de 74%. Passou de R$ 560 mil para R$ 976 mil.

Esses números não surpreendem o psiquiatra Ricardo Moreno, professor do Instituto de Psiquiatria da Universidade de São Paulo (USP) e membro da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). “Do ponto de vista da indústria farmacêutica, antidepressivo virou sinônimo de lucro. Afinal, eles são consumidos no mundo inteiro. E a prevalência da doença é alta na população em geral: algo em torno de 17%. Isso significa que uma em cada cinco pessoas terá pelo menos um episódio de depressão ao longo da vida”, avalia Moreno.

AUMENTO ABUSIVO

Segundo especialistas, o boom nas vendas de antidepressivos no Brasil pode ser explicado por dois motivos. O primeiro é que médicos de outras especialidades, como urologistas, ginecologistas e até pediatras, têm prescrito esse medicamento para os seus pacientes. “O mais curioso é que, de uns tempos para cá, os maiores prescritores de antidepressivos nem são os psiquiatras. São clínicos, neurologistas, geriatras. Até por conhecer bem os antidepressivos e, principalmente, os seus efeitos colaterais, o psiquiatra é muito cauteloso na hora de prescrevê-lo”, afirma o psiquiatra Raphael Boechat, professor da Universidade de Brasília (UnB).

Ele acrescenta que, além da depressão propriamente dita, os antidepressivos já estão sendo receitados para casos de enxaqueca, obesidade, fibromialgia, ejaculação precoce, síndrome da fadiga crônica, entre tantos outros. Já imaginou se todos os médicos que não são endocrinologistas resolvem tratar diabetes???

O segundo motivo diz respeito à prescrição indiscriminada de antidepressivos para pacientes sem diagnóstico de depressão. “Não há a menor dúvida de que a depressão é uma das doenças mais incapacitantes que existem. E que, também, nunca foi diagnosticada como deveria. Mas as pessoas estão confundindo tristeza com depressão. E pior: tratando a tristeza como se fosse depressão”, salienta o psiquiatra Wimer Bottura Jr., presidente do Comitê de Adolescência da Associação Paulista de Medicina (APM) e membro da Associação Médica Brasileira (AMB).

SENTIR TRISTEZA É NORMAL
O médico psiquiatra Raphael Boechat, da UnB, concorda e vai além. Na opinião dele, o maior impacto que o aumento abusivo na venda dos antidepressivos poderá causar na população mundial é que, no futuro, ninguém mais saberá como lidar com as pequenas tristezas da vida, como a perda de um ente querido ou o fim de um relacionamento amoroso.

Mas como saber quando o que sentimos é tristeza ou depressão? Você está triste quando chora ao ver uma comédia romântica, dorme mais do que o habitual ou devora, sozinho, um pote de sorvete. Mas, por outro lado, está deprimido quando chora por horas a fio sem motivo aparente, sente dificuldade para dormir por mais cansado que esteja e não consegue, sequer, tomar pequenas decisões cotidianas.

Entre os principais sintomas da depressão, os médicos apontam baixa autoestima, perda de sono e de apetite e dificuldade de concentração. “As pessoas não querem entender que sentir tristeza é natural e próprio do ser humano. Por mais que se tente, não há como fugir dela. Se você está triste porque perdeu um parente, não tem de tomar antidepressivo. O pior é que há casos de médicos que, só porque o sujeito terminou o namoro, logo prescrevem um antidepressivo para ele”, lamenta Boechat.

SINAIS DE ALERTA

As pessoas deveriam estar mais atentas a certos sintomas que podem sinalizar um princípio de depressão. Inverter prioridades é um deles. Adiar decisões importantes é outro. As pessoas costumam dizer que fulano entrou em depressão porque quebrou a empresa. O que elas não sabem é que, na maioria dos casos, fulano quebrou a empresa porque já estava deprimido e não se deu conta disso. Um dos sintomas mais evidentes de depressão é quando a pessoa começa a inverter prioridades. Em outras palavras: começa a dar valor para o que é pouco importante e a deixar para depois o que é muito importante.
Até o momento, não há evidências de que os antidepressivos causem dependência ou tolerância. Mas produzem efeitos colaterais indesejáveis. “Os efeitos colaterais são os mais variados possíveis e vão desde ganho de peso até perda da libido. Algumas classes podem, ainda, produzir efeitos colaterais cardíacos e circulatórios”, alerta Ricardo Moreno. As pessoas têm medo dos antidepressivos, mas não sabem que os remédios que causam dependência são os ansiolíticos (para ansiedade) e os hipnóticos (para insônia).

Atualmente, a depressão atinge 121 milhões de pessoas no mundo. Só no Brasil, são 17 milhões. Desse total, 11 milhões são mulheres. “A incidência nelas é duas vezes maior do que nos homens”, avisa Boechat. E não é só isso: a média etária da primeira manifestação depressiva baixou de 40 para 25 anos. “A prevalência de casos de depressão em mulheres se deve às flutuações hormonais, que vão desde a menarca até a menopausa, passando pelos ciclos menstruais, a gravidez e o parto”, esclarece Moreno

OS TIPOS DE DEPRESSÃO
Alguns médicos já rebatem a subclassificação da depressão em leve, moderada ou grave. veja a nova divisão:
• Depressão endógena: nesse caso, em que a depressão tem origem genética, o uso de antidepressivos é inevitável. isso porque os portadores apresentam uma disfunção neurofuncional que só poderá ser corrigida pela medicação.

• Depressão reativa: também conhecida como depressão circunstancial, pode acontecer quando a pessoa está passando por alguma fase difícil na vida. O médico é quem deve avaliar o uso do medicamento ou encorajar o paciente a resolver seus próprios problemas por meio da psicoterapia.

COMBINAR MAIS DE UM REMÉDIO FUNCIONA?

Na maioria das vezes, os médicos prescrevem um único antidepressivo para combater a depressão. Mas, em alguns casos, pode haver o que os especialistas chamam de “combinação de remédios” para tratar distúrbios psiquiátricos como depressão, síndrome do pânico e transtorno obsessivo-compulsivo (TOC). Nesse caso, pode-se interagir um antidepressivo com outro ou, então, com um sedativo ou, ainda, com um estabilizador de humor. Para alguns médicos, essa combinação proporciona uma maior eficácia no tratamento porque potencializa os efeitos dos medicamentos. Mas, para outros, tal prática pode ser perigosa porque toda e qualquer interação oferece riscos à saúde do paciente. A combinação de mais de um antidepressivo não é um procedimento normal. O ideal é começar sempre com um único remédio. Se o paciente não apresentar melhoras, aumenta-se a dosagem. Se não surtir efeito, troca-se para outra classe de medicamento.
QUANDO É FUNDAMENTAL TOMÁ-LO

Se não é aconselhável prescrever antidepressivo para quem não sofre de depressão, é igualmente perigoso deixar sem tratamento as vítimas da doença. O suicídio é o mais grave risco a que está sujeito o portador de depressão que não a trata corretamente. “Nestes casos, os antidepressivos são simplesmente essenciais”, esclarece o psiquiatra Ricardo Moreno. Segundo a OMS, a depressão está associada à morte de 850 mil pessoas por ano no mundo inteiro. Um paciente é medicado de seis meses a dois anos. A depressão apresenta três formas de evolução: aquela em que ocorre apenas uma crise e não se volta a ter outras; a segunda é a da evolução por surtos com a ocorrência de crises que podem durar mais ou menos tempo e, depois, remitir; e a terceira e última é aquela que, ao se instalar, não remite mais. “As estratégias farmacológicas visam a antecipar a remissão ou, pelo menos, manter os sintomas sob controle”, ressalva o psiquiatra Emmanuel Fortes.

Fonte de pesquisa: Viva saude

Uma Visita Inesperada - (conto)

Conta-se que uma mulher vivia sozinha e muito se lamentava de solidão e nenhuma companhia. Ninguém jamais aparecia em sua casa.


Certa manhã, chovia muito, e alguém bateu à sua porta: era um pequeno homem, tremendo de frio, molhado da cabeça aos pés. Vendo o visitante tão inesperado, imediatamente mandou que ele entrasse.

Ali, com as vestes pingando, ele ouviu a mulher que por mais de uma hora lamentou sua solidão e falta de companhia. Ela não lhe ofereceu roupas secas ou algo quente para se aquecer, tão envolvida que estava em suas próprias queixas.

Ele não tirava os olhos dos seus lábios em movimento ansioso, contínuo e disparado.

Cessada a chuva, ele fez menção de sair da casa, no que a mulher se inquietou:

"Espere! Nem sei seu nome! Você voltará? "

Ao que o homem reagiu, estendendo-lhe um papel totalmente seco, onde se lia:

Sou o Anjo Surdo. Só posso ouvir corações. Trago o remédio que cura a solidão, fazendo nascer amizades.

Seu efeito não se manifesta naqueles que só falam de si e pensam apenas em si próprios.

Isto dito, desapareceu ... e nunca mais alguém bateu naquela porta.


Fonte de pesquisa: Fontes de Luz

quinta-feira, abril 8

Empadão de Carne-Seca no Liquidificador (Massa de Iogurte)

Olha só, acho que fim-de-semana sem empadão ou uma torta salgada não é fim-de-semana sabem porque? Porque é a melhor comida pra você comer em temperatura ambiente, alimenta e come-se a qualquer hora do dia ou da noite. Acompanhada de uma boa cerveja, ou de um refri, ou de um vinho ... ou do que você quiser... Em casa sempre há uma torta ou um empadão prontinho para os finais-de-semana.

Uma boa pedida ! Vejam este empadão

Tempo de Preparo: 30 min.

Rende 8 porções

Ingredientes:
Massa:
1/2 xic. (chá) de leite
1 pote de iogurte
1/2 xíc. (chá) de óleo
2 xic. (chá) de farinha de trigo
3 ovos
1 colh. (sopa) de fermento em pó
6 colh. (sopa) de queijo parmesão ralado
sal a gosto

Recheio:
3 colh. (sopa) de óleo
1 cebola picada
1 pimentão vermelho pequeno cortado em cubinhos
3 tomates sem pele picados
500 grs. de carne-seca dessalgada, cozida e desfiada
sal e pimenta a gosto
salsinha picadinha

Modo de Preparo:
Recheio: Em uma panela aqueça o óleo e doure a cebola. Junte o pimentão, o tomate e refoque por 3 min. Acrescente a carne desfiada, o sal, a pimenta e a salsinha.
Massa: No liquidificador, bata o leite,o iogurte, o óleo, a farinha, os ovos, o fermento, 3 colh.(sopa) de queijo ralado e o sal. Unte uma fôrma de 25 cms. de diâmetro com fundo removível. Coloque metade da massa, o recheio e cubra com o restante da massa. Polvilhe com as 3 colh.(sopa) que sobraram do queijo ralado e asse no fôrno pré-aquecido 200º por 40 min. ou até dourar. Deixe amornar e desenforme.

Resultado: excelente.

Fonte de Pesquisa: Abril.com

Óleo de Côco Extra Virgem - Veja os Benefícios Que Ele Causa


Estudos comprovam que o óleo de côco é mais eficiente para quem quer emagrecer do que o azeite de oliva. A diferença entre eles, está nas moléculas, as estruturas minúsculas que formam as substâncias. Enquanto o azeite de oliva é composto por moléculas de cadeia longa, o óleo de côco tem alto teor de triglicerídeos de cadeia média (TCM), o que torna a digestão de cada um diferente.

Nos EUA já virou febre, só se fala no óleo de côco e para quem já começou a tomá-lo está perdendo de 7 a 8 cms. de barriga.
A vantagem do óleo de côco extra virgem, é que ele é facilmente absorvido e transformado em energia no fígado, não se acumulando como gordura, ao contrário dos outros tipos de óleos ae azeites. Pesquisas demonstram que ele é benéfico até para diabéticos ou com problemas de tireóide. Uma excelente novidade!!!

O que você pode esperar desse óleo?
1º) GORDURA NO CORPO
Como passa rápidamente pelo fígado devido a sua cadeia curta de moléculas, o óleo de côco não é estocado  em forma de gordura no corpo.
2º) QUEIMA EXTRA DE CALORIAS
A rápida digestão da gordura do côco, estimula o metabolismo e faz emagrecer. É como se você aumentasse o fogo interno que queima as calorias dos alimentos, transformando-as em energia. Você regula o seu "fôrno" derretedor de calorias em uma temperatura mais alta.
3º) REDUÇÃO DE MEDIDAS NA BARRIGA
Está provado que o consumo de óleo de côco favorece a eliminação de gordura que fica depositada na barriga. Acredita-se que o óleo atue diretamente em alguns hormônios ligados ao acúmulo dessas reservas no abdômen.
4º) CONTROLE DA FOME
Se de um lado, o óleo de côco aumenta a perda e calorias, de outro ele ajuda a diminuir a sensação de fome. A justificativa para isto é que o líquido age aumentando o nível dos hormônios responsáveis pela saciedade. O ideal é consumi-lo 3 a 4 colh. (sopa) por dia. Você pode misturá-lo nos sucos, vitaminas, saladas, ou até puro pois o seu sabor é super agradável. E substitua a margarina culinária pelo óleo, também é uma boa opção.
As Filipinas são os maiores produtores mundiais de óleo de coco. A Splash International é uma empresa Filipina tradicional fundada em 1985. É campeã de vendas de óleo de coco virgem nas Filipinas. Produz ÓLEO DE COCO VIRGEM certificado orgânico pelo Ministério da Agricultura do Estados Unidos (USDA) e pela ECOCERT, empresa fundada na França em 1991 e considerada uma das mais respeitadas certificadoras de produtos orgânicos do mundo. Dessa forma, o consumidor brasileiro tem a garantia de estar consumindo um produto virgem, puro e que mantém suas propriedades nutritivas, produzido no país que mais entende de coco no mundo.


O que mais você quer??? É tudo de bom não acham??? Eu já encomendei o meu, quem quiser comprar entre no site: http://www.dr.organico.com.br/

Fonte de Pesquisa: Ed. Abril



Vejam o que achei em outro site:

Auxiliam na redução nos níveis de Lp(a) ( Lipoproteína a). Níveis elevados constituem risco de desenvolvimento de doença aterosclerótica. (The Journal of Nutrition, 2003; 133: 3422–3427)

• Auxiliam no aumento dos níveis de energia e redução de gordura abdominal. (Obesity Research, 2003;11:395– 402)

• Podem ajudar na prevenção da obesidade. (The Journal of Nutrition, 2002; 132: 329–332)

• Podem aumentar a capacidade antioxidante geral do organismo. (Food Chemistry, 2006; 99(2), 260-266)

•Podem reduzir os níveis de colesterol e de triglicerídeos. (Clinical Biochemistry, 2004; 37 (9), 830-835)

•Podem auxiliar na redução do envelhecimento cutâneo. (Sabinsa Coorporation , 2007)

Bem, o fato é que não custa experimentar, mal não faz por ser um produto natural, sem experimentar nunca vamos poder dizer se ele funciona mesmo ou não.
Lulucha

quarta-feira, abril 7

Não Adianta Culpar O Céu

Rio de Janeiro amanheceu debaixo d´água depois de uma madruga de chuva. As notícias da tragédia estão nos noticiários de hoje. Quando chove assim, todo mundo olha para o céu e procura os culpados lá em cima. Foi o El Niño? Foi o aquecimento global? Foi o acaso?


Por um lado, provavelmente, foi mero azar ter chovido tanto, e em abril. Foi extraordinário. Mas são eventos extremos que se repentem. Se chuvas assim acontecem com regularidade, então a cidade não pode se dar ao luxo de ter áreas vulneráveis.

Não dá para culpar o El Nino. O fenômeno este ano foi médio e já se dissipou. E ele aumenta chuvas no sul e reduz no Norte. No Sudeste, a cada vez vem diferente. Desta vez, a característica do El Nino foi travar as chuvas em SP e secar o Rio. No verão, enquanto São Paulo afundava, o Rio teve um verão ensolarado. O El Nino não teve responsabilidade pela tragédia do Rio desta vez.

Também não dá para culpar aquecimento global. Embora a concentração de carbono na atmosfera seja a maior da história da civilização, os efeitos ainda são irrisórios. O mar absorve a maior parte do excesso de carbono. E o sistema climático tem uma inércia para reagir à mudança da atmosfera. A gente só vai ver o clima ficar bizarro dentro de 10 anos. Até lá, o que teremos é um aumento na frequência de eventos extremos, que já ocorriam naturalmente.

E aí vem a irresponsabilidade das autoridades. Inclusive considerando que a chuva foi fora do normal. E o que Rio já é uma cidade mais resistente à chuvas do que SP, por exemplo. Choveu 324 mm em 24 horas. Para se ter ideia, aquela chuva que parou SP este ano foi de 112 mm. A maior chuva da história de SP foi de 151 mm em 1988. Mas no Rio chove muito. Chuvas assim acontecem de tempos em tempos. Não foi a primeira vez. Em uma das prefeituras do César Maia, em 1996, um temporal desses soterrou uma favela e dois condomínios chiques em Jacarépagua. Foi ali que o pessoal da Geotécnica aprendeu a calcular a saturação dos solo. Só não fizeram retirar as pessoas das áreas de risco, como se fez em Belo Horizonte e São Paulo, em alguns casos.

Um possível paralelo é New Orleans, nos Estados Unidos. A tragédia lá virou símbolo da vingaça do clima. Mas não dá para culpar a natureza. Ali sempre foi zona de furacão. O Katrina foi um furacão médio. Só que a cidade tinha uma barreira insuficiente para conter as águas. Deu no que deu.

Agora, é bom se precaver porque eventos extremos assim podem ficar mais frequentes nos próximos anos. As mudanças climáticas de verdade (quando os padrões do clima ficam irreconhecíveis) só vão começar a partir de 2020. Mas já nesta década teremos, segundo os pesquisadores, uma banalização dos eventos extraordinários. Os recordes que aconteciam a cada 20 anos e marcavam uma geração, começarão a se repetir com mais regularidade. É mais um bom motivo para acabar com as construções em lugares indevidos.

E aí com Prefeituras, prefeitos, como ficamos???
Fonte de pesquisa: Revista Época

terça-feira, abril 6

Por Que Parar de Fumar???


Por que parar de fumar?


O tabaco é responsável por mais de 10 mil mortes por dia

Você é daqueles que ainda fumam??? Ei você mesmo que tá com o cigarro na mão, isso... você mesmo...Você acha legal fumar ou fuma porque quer morrer mais cedo??? Ah, você gosta!!! Sei... sei..., você tem noção do que tem dentro desse cigarrinho aí??? Ah então eu te aconselho a procurar algum lugar que diga os ingredientes que contem dentro papelzinho branco. Você não vai acreditar, dizem que tem até besouros e baratas, arsênico, e etc...Sadio, não??? Cara alguém já te falou que você deve ter um hálito péssimo, suas roupas devem cheirar a cigarro, seu cabelo idem, seus dedos devem ser amarelados, eca eu hein??? Tô fora. Você deve ser nojento sabia? E quer saber mais? Se eu desse uma reunião na minha casa você não iria ser convidado. Tô te falando sério cara, quem fuma, que me desculpe, mas na minha casa não entra, sabe porque??? Porque o cheirinho adorável que fica leva dois dias para sair, além do que o teto começa a ficar amarelado e outras cositas mas! Se eu já fumei??? Já eu comecei a fumar com 14 anos, de repente me deu um nojo de cigarro, que cada tragada que eu dava me enojava ainda mais, aí eu pensei: porque que eu fico gastando dinheiro com uma coisa que eu não gosto e que só vai me prejudicar? Hoje fzem 10 anos que parei, mas também não aguento nem sentir o cheiro de tabaco. sabe quantos anos leva para o seu pulmãozinho ficar limpo??? 05 (cinco) anos. Durante estes cinco anos você ainda corre o risco de ter câncer no pulmão por cigarro. Meu pai morreu disso em apenas 15 dias. Agora... continue lendo a matéria...

A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera o tabagismo a principal causa de morte evitável em todo o mundo. Estima-se que o uso do tabaco causa por ano 4,9 milhões de mortes, o que corresponde a mais de 10 mil mortes por dia.

As doenças e mortes causadas pelo tabagismo manifestam-se em adultos, porém o ato de fumar se inicia antes dos 19 anos e mais frequentemente nas classes sociais mais baixas. O tabagismo é o ato de se consumir cigarros ou outros produtos que contenham tabaco, cuja droga ou principio ativo é a nicotina. A nicotina causa dependência física e psicológica. A dependência da nicotina já é considerada uma doença.

A aceitação social faz com que os fumantes não sejam os únicos prejudicados. Os fumantes passivos também são. Ou seja, aqueles que nunca fumaram, mas que compartilham ambientes com fumantes e inalam a fumaça rica em substâncias tóxicas, apresentam risco 30% maior de câncer de pulmão e 24% maior de infarto do coração, portanto.estão sujeitos às mesmas doenças que os fumantes.

Dados epidemiológicos revelam que pelo menos 70% dos tabagistas almejam parar de fumar. Porém, menos de 10% adquirem o sucesso sem auxílio.

Na maioria dos casos, a recaída ocorre entre dois dias e três meses devido à síndrome de abstinência. Essa síndrome se inicia 8 horas, após o consumo do cigarro e se torna mais intensa no terceiro dia. Seus sintomas são: alterações cognitivas, ansiedade, distúrbios de sono, irritabilidade, aumento do apetite e desejo intenso por cigarro.

Para vencer a síndrome da abstinência a pessoa deve ficar muito atenta as armadilhas, como: momentos de estresse é preciso se acalmar e entender que momentos difíceis acontecem á todo momento, fumar não resolverá o problema; vontade intensa de fumar nesta hora é necessário manter as mãos ocupadas com elástico, papel ou objetos, beba um copo de água, ligue para um amigo, coma uma fruta. Saiba que a vontade de fumar não dura mais que alguns minutos.

Ao parar de fumar os benefícios começam após 20 minutos, com a alteração da pressão arterial e pulsação. Dois dias sem tabaco o olfato e o paladar melhoram e após um ano o risco de morte por infarto é reduzido à metade.

Muitas vezes a decisão de parar de fumar é adiada para evitar o desconforto de ficar sem o cigarro, mas este desconforto pode ser amenizado com orientações necessárias e dividido com profissionais qualificados.

Por Lulucha e MSN

Um Pensamento

Pensamento do dia:

É preciso aceitar o impossível, desviar o rumo das coisas...
Deixe que o mundo acerte os seus apertos.



Lulucha

domingo, abril 4

Quando a Mentira Vira Doença

Quando mentir vira doença
Esse distúrbio psicológico chama-se: Mitomania

Quando a vida do mentiroso torna-se uma mentira. Ou seja, ele vive em função de sua mentira, vive interpretando um papel diferente daquilo que ele é. Vale dizer que o mentiroso também sofre com suas mentiras porque para evitar que sua mentira seja descoberta, ele cria uma série de situações, de histórias para sustentar a sua mentira e se torna um vigilante contínuo para manter suas mentiras.

Dizer a verdade é um sofrimento para quem tem mitomania, doença definida como uma forma de desequilíbrio psíquico caracterizado essencialmente por declarações mentirosas vistas pelos que sofrem do mal como realidade.

De um lado, o mitômano sempre sabe no fundo que o que ele diz não é totalmente verdadeiro. Mas ele também sabe que isso deve ser verdadeiro para que lhe garanta um equilíbrio interior suficiente. Em determinado momento, o sujeito prefere acreditar em sua realidade mais que na realidade objetiva exterior. Ele tem necessidade de contar essa história para se sentir tranqüilizado e de acordo consigo mesmo Desse ponto de vista, podemos dizer que o discurso do mitômano é muito diferente daquele do mentiroso ou do fraudador, que têm finalidades práticas. Para estes, o objetivo não é a mentira, sendo esta apenas um meio para outros fins. Geralmente, quem sofre desse mal, são pessoas muito inteligentes,mas inferiorizadas, elas  se sentem , na realidade,  pessoas incompreedidas, feias, e então acham que se elas forem uma mentira do jeito que imaginam aí sim todos irão aprová-la, gostar dela, coisa e tal... São pessoas que sabem mentir muito bem, mas são pessoas muito frias, não se nota quando estão mentindo pois elas olham dentro do seus olhos quando estão mentindo. Até que chega um ponto que essa pessoa já não distingue mais quem ela é hoje de quem ela era antes. Pra ela a mentira é a sua verdade. As coisas que elas inventam são as mais complicadas possíveis, tipo: eu tenho um filho mas o pai não quer que eu o veja...ou eu já morei em Paris , Londres, Italia, e descrevem perfeitamente essses lugares como se já estivessem messsmo morado lá, ou ainda a preferida deles: eu era muito rico, mas muito rico mesmo, estudei nos melhores colégios, mas meu pai perdeu tudo na política, tinha uma casa enorme com 16 quartos ...E assim vai. E o pior é que você acredita, pois eles sabem ser convincentes de tal maneira que não dá pra duvidar. Eu conhecí uma pessoa que sofria desse mal, as histórias que ela inventava eram tão sinceras que a gente acreditava sem pestanejar e sentia até pena dela. Ela dizia ser uma pessoa sem pai nem mãe, e que o pai que a criou largou ela aqui no Brasil ainda pequena e sozinha (vejam vcs), e foi morar no Japão. Um dia eu pedí pra ela mostrar uma foto dele, ela não tinha porque a casa em que morava tinha pegado fogo e queimou todas as fotos que ela tinha, e chorava, chorava feito uma criança. O pior, é que um dia ela foi em casa e pediu pra ligar a cobrar para o Japão que ela queria muito falar com "pai" dela, e não é que a menina ligou e conversou não sei com quem durante meia hora?! Eu ví na conta telefônica discagem para o Japão.(Ainda bem que ela pagou a ligação). Na hora que eu soube que eu tinha caído em tantas mentiras, eu fiquei com tanta raiva daquela mulher que se eu pudesse nem sei o que faria. Mas hoje, eu tenho pena dela ela nada mais é do que uma infeliz.

Por outro lado, são pessoas altamente destrutivas e depressivas. Costumam ter sérios problemas interiores, conflitos consigo mesma, são arrogantes, e não deixam você se aproximar muito, só sentem prazer e poder quando estão mentindo. É como se tivessem dupla personalidade ou várias, só que todas falsas.

É também uma forma de consolo. Esse distúrbio tem sua origem na supervalorização de suas crenças em função da angústia subjacente. Ora, a criança inclinada à mitomania e que constata que sua mentira é entendida como verdade, estimam os psiquiatras infantis, tem um sentimento de prazer e de poder que pode facilmente incitá-la a recomeçar.

A maioria das mitomanias é bem construída e se alimenta de histórias verossímeis. Assim, é lógico que as pessoas próximas se deixem atrair para o jogo, pois não podemos de todo modo começar a suspeitar de que todos são mitômanos.

Fonte de pesquisa: Lulucha e homenews
Powered By Blogger