- O verão é a
- estação em que as academias de ginástica e musculação lotam. Todo mundo quer desfilar com um corpinho sarado e passar no teste da praia. E tome musculação! Esse tipo de atividade, porém, é cheia de mitos. Uns dizem que não emagrece, outros que pode gerar varizes, que atrofia os ossos das crianças, que não é bom para os idosos e mulheres grávidas e há uma ala mais radical que diz que as mulheres que fazem musculação perdem a feminilidade. Será? Bem para mim, particularmente, eu não gosto de fazer musculação pois fico musculosa e eu não gosto, e tem mais o seu peso aumenta devido à massa magra que você ganha com a musculação, gosto sim de ficar apenas definida o que é bem diferente.
Ajudar a emagrecer? Na minha opinião não emagrece, como os exercícios aeróbios, a musculação firma os musculos, pode vir a emagrecer no decorrer do tempo nada mais. Ela pode até diminuir as suas medidas em certos pontos, tipo: barriga, abdomen, culote, mas braços, pernas, glúteos, etc... ela irá aumentar as suas medidas, porque você ganha massa magra, musculos e perde as gorduras. Se o seu objetivo é queimar gordura e emagrecer rapidinho, faça esteira, bike, corrida, transport, essas coisas... Agora, vejamos o que diz o Personal Trainer Marcello Barbosa :"A prática da musculação faz a mulher emagrecer sim. Como é um exercício físico, é claro que existe um gasto calórico! Além disso, a grande vantagem é que o metabolismo é aumentado em virtude do aumento da massa muscular e a mulher acaba gastando mais calorias para viver. Por isso que, a longo prazo, a prática da musculação é mais eficiente do que os exercícios aeróbicos". Sim, a longo prazo eu até concordo, mas para o verãozão que está batendo na nossa porta... deixa a desejar.
Para as que não fazem musculação porque ouviram dizer que esta prática provoca varizes, um alerta: "Procurem saber se há antecedentes de casos de varizes na família. A maioria de casos de varizes tem fundo genético e a musculação pode ou não, antecipar o aparecimento delas quando a pessoa tem predisposição para o problema". Agora, se você tem varizes, não deixe de malhar por causa disso! Além de deixar sua auto-estima nas nuvens, a prática da musculação melhora o bombeamento sangüíneo para o coração. Mas atenção! "Estas mulheres devem evitar certos exercícios como agachamento, outros que aumentam a sobrecarga direta sobre as pernas, e não favorecem o retorno sangüíneo, e devem priorizar aqueles em que a perna fique para cima".
"Problemas de coluna podem aparecer como em qualquer atividade física", alerta o professor .
Aliás, pessoas com problemas de má postura, que trabalham o tempo todo sentadas ou levam uma vida sedentária devem passar por uma avaliação postural para detectar possíveis desvios de coluna. Os tipos de cuidados a serem tomados variam de problema para problema. Por exemplo: quem tem escoliose (desvio lateral na coluna), deve evitar exercícios unilaterais e trabalhos específicos nos ombros porque um deles fica sobrecarregado. O grande benefício para quem tem um problema de coluna é que a musculação auxilia na recuperação dos problemas posturais porque a reequilibra, tornando o padrão muscular mais unificado.
Um ponto que sempre gera discussões é quando, e se, uma criança deve começar a fazer musculação. "Sobrecargas muito elevadas não são recomendáveis para crianças com menos de 12 anos porque o excesso pode acarretar o fechamento precoce da zona epifisial, que é a responsável pelo crescimento ósseo".
Outro ponto discutido é sobre musculação para a terceira idade, nos Estados Unidos, há um asilo em que a maioria dos idosos foram internados por absoluta falta de força muscular e com certeza isso não é nada bom. Por isso, é fundamental a prática de musculação na terceira idade. Melhora a saúde óssea, reduzindo a probabilidade do aparecimento de osteoporose, a estabilidade postural diminuindo o risco de quedas e possíveis fraturas, a saúde cardiovascular e ajuda a compensar a redução na massa muscular, tipicamente associada com o envelhecimento normal. Além disso, e principalmente, aumenta a força e a qualidade de vida. Desta forma, carregar uma sacola de compras, ou pegar o netinho no colo não será um pesadelo. Pessoas com problemas como artrose ou artrite também devem se exercitar, respeitando sempre o limite da dor. Sim nisso eu concordo.
Outro tabu é a gravidez. "Musculação para mulheres grávidas auxilia bastante durante o trabalho de parto e na recuperação pós parto", afirma Marcello, mas com uma condição: "Só é aconselhável para mulheres que praticavam exercícios antes da gravidez e com a liberação do obstetra e do ginecologista", alerta. Devem ser evitados exercícios que comprimam a barriga, as cargas devem ser moderadas e as futuras mamães devem tomar cuidado com a alimentação, para evitar hipoglicemia (falta de açúcar no sangue). É muito importante que a grávida não faça seções muito longas, mantenha-se constantemente hidratada e, de preferência, malhe em uma academia com ar condicionado para manter estável a temperatura da barriga. As vantagens são muitas: previne dores lombares, veias varicosas, melhora a auto estima e o sono.
Se você está pensando em ficar com aquele corpinho definidérrimo, bumbum durinho, coxas grossas e malha a mesma parte do corpo todos os dias, um aviso: você está indo pelo caminho errado. É que o aumento do volume muscular e sua conseqüente definição se dão justamente nos momentos de repouso. "O tempo de descanso depende da intensidade da série anterior, mas 24 horas já são suficientes. Se não for respeitado esse tempo, o resultado demora mais a aparecer ".
Para aquelas que querem ganhar força e hipertrofia (músculos maiores), o ideal é fazer exercícios com mais carga e menos repetições. Para resistência muscular o caminho é inverso; mais repetições e menos carga.
Agora vocês podem malhar à vontade, sem traumas ou dogmas e quem sabe ficar com o corpinho de destaque de escola de samba! Ah, e aquele medo do teste da praia vai virar coisa do passado, na hora do resultado o resultado será nota 10! E com louvor.
Fonte de pesquisa: Fisiculturismo.com.br / Lulucha