sábado, novembro 6

Isto É Uma Ver-go-nha!!!

-
Hoje, vou falar sobre um assunto que até me dá vergonha de comentar, mas há uma pergunta aqui dentro que eu preciso saber a resposta. Portanto aí vai: Você que mora em Sampa, quantas vezes você foi à Bienal, ou ao MAM??? Passar uma tarde por lá, ver quantas coisas lindas que há lá dentro, conhecer pessoas novas, distrair a mente, conhecer um pouco de arte..., abrir a cabeça para outras coisas...


Olhem só, se eu fui tres vezes na minha vida foi muito. Ontem, quando passou um trecho da Bienal na novela das 9:00 (Passione), eu fiquei besta com tanta beleza que a gente tem nesta cidade e não aproveita, não vai..., tem preguiça..., prefere ficar antenada no Twitter ou no Face..., prefere ir ao Shopping fazer compras e ver lojas, e a vida vai passando pela TV...

É triste, mas é verdade!!! É preciso viver mais e melhor, parar um pouco com essa neura de Internet.

Que vergonha eu sinto de lhes dizer isto, mas no fundo é isto que acontece. De hoje em diante, eu quero muito mudar, quero conhecer essa minha cidade que na verdade nunca conhecí, realmente. Quero conhecer o Museu do Ipiranga, ir mais vezes à Bienal, ao MAM, e a tantos lugares lindos esquecidos pela tribulação do dia-a-dia. Acho que a gente não precisa viajar tanto para conhecer novos lugares, pois se pensarmos bem nós temos aqui mesmo em Sampa e não vemos porque não temos tempo.
Na verdade, se quisermos mesmo, haverá tempo para tudo. É só querer!!!




Lulucha

Quanto de Sal Podemos Ingerir por Dia???

O sódio retém líquido???

Nosso organismo utiliza uma série de recursos para manter o equilíbrio dos líquidos do corpo. Quando os níveis de sódio ficam altos no sangue, ocorre a liberação de alguns hormônios resultando na retenção de líquidos. Esse efeito pode aumentar o volume de sangue circulante e sobrecarregar o coração, elevando a pressão arterial. Pessoas que sofrem de hipertensão se beneficiam claramente da redução da ingestão de sal e sódio. Bons hábitos alimentares também auxiliam no controle da pressão arterial, como ingerir mais fibras e menos alimentos ricos em gordura animal saturada. Alimentos ricos em cálcio também contribuem para o bom controle da pressão arterial.

Diminuir o sal nas preparações não é sinônimo de comida sem gosto. Para isto, as ervas são excelentes aliadas, pois são aromáticas e saborosas. Basta variar as ervas adicionadas como: estragão, orégano, sálvia, alecrim, tomilho, manjericão, salsinha e cebolinha.

Como evitar o consumo excessivo de sal???

Além de não exagerar no sal no preparo dos alimentos, é preciso cuidado com os alimentos industrializados (até os doces, balas, bolos e biscoitos) que incluem esse tempero de forma camuflada. O melhor é conferir a composição na embalagem e preferir alimentos e temperos naturais.

o Não acrescente sal aos alimentos já prontos.

o Nunca tenha um saleiro à mesa.

o Evite conservas e enlatados como picles, azeitona, aspargo, patês e palmito.

o Prefira alimentos frescos em vez dos processados.

o Evite o aditivo glutamato monossódico utilizado em alguns condimentos e nas sopas pré-preparadas.

o Dê preferência ao queijo branco ou ricota sem sal a outros tipos de queijo.

o Evite salgadinhos para aperitivo com adição de sal, como batata frita, amendoim e tantos outros.

o Evite embutidos (lingüiça, salsicha, mortadela, presunto, salame).

o Substitutos do sal ou sal diet podem ser úteis para algumas pessoas, mas só devem ser consumidos sob orientação médica ou de nutricionistas.

Fatos importantes

Com o passar dos anos, o organismo diminui sua capacidade de eliminação de sódio. Portanto, pessoas mais idosas devem redobrar seus cuidados em adoção ao sal e sódio. Esse fato, associado à menor elasticidade dos vasos sangüíneos com a idade, pode aumentar as chances de infarto e derrame. Outro ponto interessante e útil é que o excesso de sal pode piorar os sintomas da tensão pré-menstrual (TPM).

Alguns alimentos e seu teor de sódio:

•pizza (1 fatia) - 640 mg

•suco de tomate (180 ml) - 660 mg

•batata frita (30 g) - 175 mg

•pão branco (2 fatias) - 250 mg

•bolachas salgadas (30 g) - 430 mg

•Usar especiarias, ervas aromáticas, alho, cebola, mostarda.

•Reduzir a ingestão de alimentos processados e preferir os naturais, como verduras e frutas, que têm menos de 10 mg de sódio por porção. Uma porção de carne, peixe e frango tem por volta de 100 mg de sódio. Mas quem não gosta de um belo churrasco com sal grosso??? De acordo com o que vimos aqui, somente de vez em quando e sem exagero.

Segundo dados obtidos através de pesquisas, a Austrália é o nº1 em consumo de sal, lá são consumidas por ano 190 milhões de pizzas e 80% das comidas são congeladas.

Os médicos e nutricionistas recomendam utilizar-mos 4 grs de sal por dia, cerca de 3/4 de xíc (chá).

Cuidado com o consumo de sal

O maior problema do sal está no sódio, presente também em muitos produtos industrializados. Saiba as conseqüências do consumo exagerado de sal e alguns truques para evitá-lo.

Há muito tempo ouvimos os médicos dizerem que reduzir a ingestão de sal previne doenças do coração, principalmente a pressão alta (hipertensão). Na maioria dos casos de hipertensão, somente a redução do sal na comida não é suficiente, mas que ajuda, ajuda.

Qual o problema do sal???

O sal de mesa é também conhecido como cloreto de sódio e o problema está no sódio e não no cloreto. Sabe-se que o sal de mesa tem 40% de sódio, mas ele está presente também em vários produtos industrializados que consumimos diariamente, como pães, queijos, cereais, bolachas, enlatados, etc.

Por que o sal faz mal para quem tem pressão alta???

A elevada ingestão de cloreto de sódio (sal de cozinha) faz o organismo reter mais líquidos e aumentar de volume, podendo levar ao aumento da pressão sangüínea e causar a hipertensão, responsável por infarto e acidente vascular cerebral. O consumo excessivo de sal pode também afetar os rins.

Diminua o sal e compense com ervas


Diminuir o sal nas preparações não é sinônimo de comida sem gosto. Para isto, as ervas são excelentes aliadas, pois são aromáticas e saborosas. Basta variar as ervas adicionadas como: estragão, orégano, sálvia, alecrim, tomilho, manjericão, salsinha e cebolinha.

Fonte de pesquisa: Agua na Boca, Saude.Terra e Lulucha

Com o Passar dos Anos Tudo Cai, Só a Gengiva Sobe

Pois é minha gente, infelizmente é isso que acontece. Esta matéria irá elucida-los a  como vencer todas as barreiras do tempo.

Primeira Impressão

Assim como a pele e o contorno do corpo, os dentes de desgastam com o tempo. Os cuidados e tratamentos indicados para os 20, 30, 40 e 50 anos

20 Anos

Levante as mãos aos céus: graças à fluoretação da água, o número de cáries caiu pela metade na sua geração. Nessa fase, você colhe os frutos de sua alimentação na infância. Continue firme na limpeza e na ingestão de cálcio

Prevenção

Extermine seu inimigo número 1

O flúor consumido na infância ajuda, mas não garante blindagem vitalícia. Na sua idade, a bactéria Streptococcus mutans, principal causadora da cárie, é a maior ameaça à saúde bucal. A partir dos 30 anos, o esmalte, espécie de escudo do dente, ficará mais resistente à perda de cálcio e dificultará o aparecimento de cavidades. Até chegar lá, não relaxe na limpeza – e mantenha aplicações de flúor.

Sinal vermelho para refrigerantes, energéticos e bebidas esportivas

Se você ainda não está convencida, a ciência fornece mais um argumento para você maneirar no consumo de refrigerantes à base de cola, energéticos e bebidas esportivas. Um estudo da publicação americana General Dentistry aponta que o pH ácido das substâncias corrói o esmalte. Usar um canudinho e empurrar o líquido diretamente para a garganta ajuda a minimizar o prejuízo. Depois dos últimos goles, faça um bochecho com água e espere até duas horas para sacar a escova – tempo de a saliva entrar em ação e restabelecer o pH neutro.

Tratamentos

Aparelho transparente Invisalign

O Invisalign revolucionou a ortodontia e pode significar o fim do tradicional sorriso metálico. Desenvolvido nos Estados Unidos, trata-se do aparelho mais discreto da atualidade, transparente e voltado para adultos. Com base no molde da sua boca e em informações fornecidas pelo dentista, ele é composto de peças de acetato maleável de 1,3 milímetro de espessura. Um computador com tecnologia 3D prevê os movimentos dos dentes a cada 15 dias. Por enquanto, o método é indicado para pequenas movimentações. Para intervenções mais severas, como sorrisos encavalados ou casos de extração, braquetes e aparelhos móveis continuam em alta.

Gengivectomia

“É um dos procedimentos cirúrgicos de maior impacto”, afirma o periodontista Sérgio Siqueira Jr., professor do Senac – Gloria Pires e Gianne Albertoni que o digam. A plástica de gengiva remove o excesso de mucosa em busca do padrão estético ideal: quando sorrimos, até 3 milímetros de gengiva devem despontar entre o lábio e os incisivos centrais. Em consultório, com anestesia local, a incisão é feita com laser ou bisturi (a vantagem do primeiro é a cicatrização, e a do segundo, a precisão do corte). Quinze dias depois, promessa dos doutores, o inchaço e a vermelhidão desaparecem.

30 Anos

O pH da saliva vira alcalino e altera as bactérias presentes na boca, aumentando o risco de doenças periodontais. Seus maiores aliados: fio dental (manhã, tarde, noite) e escova de dente macia

Prevenção

Combate à Porphyromonas gingivalis

No pH alcalino da saliva, a bactéria Porphyromonas gingivalis, vilã da gengiva saudável, se prolifera. Adote o sistema de limpeza do seu dentista – não há unanimidade sobre o método mais eficiente – e troque a escova de cerdas médias pela macia. Recém-lançada no Brasil, a marca suíça Curaprox é a coqueluche dos consultórios badalados, com seus modelos de 5 460 cerdas extramacias. Beber um pote de iogurte por dia também pode ajudar. Um estudo publicado no Journal of Periodontology afirma que alimentos ricos em lactobacilos previnem doenças periodontais.

Atenção na gravidez

A gengivite gravídica afeta você e seu bebê. Um estudo da American Association for Dental Research aponta que grávidas com problemas periodontais têm duas vezes mais chance de dar à luz prematuramente. À noite, faça bochecho com uma solução de flúor sem álcool – além de benéfico para você, o elemento será incorporado à dentição do nenê. Se a pasta provoca enjôo, compre marcas diferentes e intercale o uso.

Tratamentos

Restaurações com resina

Recém-lançada no Brasil, a alemã Vênus é a última geração das resinas. Além da alta durabilidade, ela tem o poder camaleônico de passar despercebida. São 27 cores, incluindo tons para quem fez clareamento, e três tipos de translucidez (como a opaca, para dentes manchados). Placa NTI contra bruxismo A placa americana NTI é o que há de mais high tech no tratamento de bruxismo, hábito de ranger os dentes. Encaixada em dois ou quatro incisivos, ela impede que caninos e molares se toquem – relaxando o maxilar e evitando o desgaste dos dentes. Após um mês de uso, há quem nem precise mais do dispositivo. Se o hábito persistir, a cura talvez esteja fora do consultório odontológico. “Procure um fisioterapeuta e um psicólogo”, diz o dentista Fábio Bibancos, de São Paulo.

Clareamento com peróxido de carbamida


Mais barato e longevo dos clareamentos, o método caseiro exige que você use uma moldeira por até oito horas diárias, durante três semanas. Um gel à base de peróxido de carbamida, aplicado na placa, atravessa o esmalte, transparente, e, em contato com a dentina, desencadeia processos químicos que quebram os pigmentos turvos. Quem tem sensibilidade pode optar por marcas com menor concentração de alvejante – em torno de 7,5%.

40 Anos


Se você se cuidou, ocupe-se apenas da manutenção. Caso contrário, anos de alimentação e escovação incorretas começam a desgastar seus dentes. Agora, a maior ameaça é o stress. Acalme os nervos e prolongue a saúde bucal

Prevenção

Ataque ao stress

Segundo a Organização Mundial da Saúde, 8,2% dos brasileiros de 35 a 49 anos não têm dentição completa. “Recebo mais casos de perda de dente relacionados a stress do que a falta de higiene”, diz o dentista Admir Gavira, de São Paulo. Pratique ioga, medite, procure um massagista, enfim, inicie uma atividade que ajude a apaziguar os nervos.

Fortaleça os ossos

O sangramento de gengiva ao qual você não deu bola na década anterior começa a comprometer a estrutura óssea. Um exemplo é o aumento do espaço entre os dentes – percebeu que os alimentos passaram a se acumular em maior quantidade??? “Além do fator genético, 95% dos casos estão associados à escovação”, aponta o dentista . Quando for ao consultório para limpezas de rotina, agende uma radiografi a panorâmica, que detecta a perda óssea. Higienize a boca após comer um bombonzinho e consuma mil gramas de cálcio por dia (três conchas de feijão branco mais dois copos de leite).

Tratamentos

Lentes de contato IPS e.max

Lançamento da odontologia estética, a cerâmica alemã IPS e.max, chamada pelos dentistas de lente de contato, acaba de chegar ao Brasil para derrubar o tabu das facetas. Seu trunfo está na espessura de 0,3 milímetro, ante 0,7 dos modelos tradicionais. Com isso, ela desgasta menos o esmalte – principal crítica às facetas vigentes. Feita de cerâmica prensada, ela é indicada para correção de diastema (dentes separados, à la Ronaldo Fenômeno) e para aumento de incisivos laterais atrofiados. A técnica é tão recente que ainda não está disponível na maioria dos consultórios brasileiros.

Sistema de clareamento Zoom!

Apresentado no último Congresso Internacional da Sociedade Brasileira de Odontologia Estética, este ano, o Zoom! promete ser o mais eficiente método de clareamento. Em uma única sessão de 50 minutos, o dentista usa um gel à base de peróxido de hidrogênio e potencializa sua ação por meio de luz ultravioleta (concorrentes utilizam outros sistemas, como laser e LED). Além do tratamento em tempo recorde, o Zoom! garante reduzir o principal inconveniente do clareamento: a sensibilidade dos dentes. A explicação do fabricante é que o sistema de iluminação gera menos calor, principal desencadeador do desconforto.

50 Anos

Perda de dentes e retração de gengiva são perigos em potencial – a boa notícia é que a odontologia oferece ferramentas modernas para minimizar o prejuízo. Há tratamentos que equivalem a uma plástica facial

Prevenção

Aumento do fluxo salivar

A partir dos 55 anos, o fluxo salivar diminui consideravelmente. Como a saliva é um autolimpante natural, sua ausência favorece a formação de placas bacterianas e causa mau hálito. Dois hábitos diários ajudam a manter a boca molhada: comer uma maçã e beber 2 litros de água.

Caça às feridas

Embora a incidência de câncer bucal seja quase três vezes maior entre homens, o Instituto Nacional de Câncer (Inca) prevê o surgimento de 3 780 novos casos entre mulheres em 2008. Feridas podem ser um sinal da enfermidade. De frente para o espelho, diga aaaaah e inspecione com olhos de detetive cada canto, especialmente a parte interna da bochecha e a região abaixo da língua – áreas onde costuma morar o perigo. “São suspeitos quaisquer machucados que levam mais de quatro dias para cicatrizar, além de aftas e herpes que não somem em uma semana”, afirma a dentista Dagmar de Paula Queluz, professora da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). O índice de cura da doença é de 75% quando diagnosticada precocemente.

Tratamentos

Implante com pino de zircônia

O titânio, que substitui a raiz em dentes implantados, está prestes a perder a majestade para a zircônia. Motivo: a cor. Enquanto o cinza do titânio causa sombreamento em gengivas finas, a zircônia, branca, oferece um aspecto natural. O procedimento cirúrgico não muda. Apresentada nos Estados Unidos, a técnica ainda é inédita no Brasil.

Alongamento da dimensão vertical

Rejuvenesça 20 anos com implantes e restaurações com coroas de porcelana nos molares. Eles recuperam o desgaste dos dentes, resgatam a oclusão e alongam a dimensão vertical, espaço entre a base do nariz e a ponta do queixo. O tratamento levantará os lábios, devolverá tônus à pele e dará harmonia ao rosto. “É o que chamo de plástica facial odontológica”, diz Marcelo Fonseca, da Sociedade Brasileira de Odontologia Estética, do Rio de Janeiro.

Plástica de enxerto de gengiva

A ausência do tecido aumenta a sensibilidade e envelhece o semblante. No enxerto, o dentista retira 1 milímetro da área próxima aos molares, no céu da boca. Depois, transplanta o tecido recolhido para o vão entre a gengiva e o dente. O procedimento reduz a sensibilidade, previne quedas e, de quebra, recupera seu visual da juventude.

Fonte de pesquisa; Women's Health

segunda-feira, novembro 1

Sou Apenas Um Ser Vivo

O auge é a própria queda....
Que esperava...
Esse momento sem tensão nenhuma...

Já não sou aquele que me amava...
E me perdia...
E que me transformava...
Na mais pura essência de sí mesmo...

Sou apenas um ser vivo...
Que vive para ser amada...
Para ser desejada... Cobiçada, sim...
E por que não???
Renascida...

O farfalhar da seda pura...
Que nos envolve...
E que nos move...
E que ultrapassa o limite de tudo...
O que sabemos...
Nossos corpos se movendo...
Suavemente...
Na ondulação da seda fria...

A alegria de amor...
É uma agonia...
Cada vez mais cerrado...
E mais intenso...
Movendo-se sempre para dentro...

A queda sou eu mesma devolvida...
A mim, que sou cruel...
Por que sou livre...
E não aspiro...
Fora o amor...
A nada...


Lulucha

Powered By Blogger