sábado, março 28

Galinha Não Bota Ovo à Toa Não

4 verdades ( e 1 mentira) sobre o ovo

Ele passou décadas com fama de bandido. Mas foi absolvido e provou que é um ingrediente poderoso, capaz de ajudar a reduzir o colesterol e a emagrecer. Duvida? Veja as razões para ele ter se tornado o novo queridinho da alimentação saudável

Durante muito tempo, ele andou por baixo, acusado de ser uma bomba de colesterol. A má fama começou há cerca de 40 anos, desde que se cogitou a relação entre o ovo e as doenças do coração. Mas, na década de 1990, vários estudos contrários a essas acusações começaram a pipocar.

Uma das descobertas mais importantes, apresentada em um trabalho realizado pela Universidade de Kansas (EUA), foi a de que apenas uma pequena parcela do colesterol sanguíneo provém da dieta e a maior parte é produzida pelo próprio organismo. E o ovo possui uma substância (fosfolipídeo) capaz de interferir na absorção do colesterol, impedindo sua captação pelo intestino, que é o responsável por levar tal substância para o sangue.

Portanto, aumentar a ingestão de colesterol não provoca necessariamente elevação importante em seus níveis. Alto benefício e baixo custo Constatado tal fato, passou-se a dar mais destaque ao valor nutricional do alimento que, além de saboroso, é de baixo custo. Trata-se de uma excelente fonte de vitaminas A e do complexo B e de carotenoides, que colaboram na prevenção de doenças degenerativas. Também é rico em minerais, como ferro, fósforo, selênio e zinco. E, segundo o nutrólogo Durval Ribas Filho, presidente da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran), o valor nutricional de sua proteína pode ser comparado ao do leite materno, pois contém todos os aminoácidos essenciais.

E quanto ao limite no consumo? "Considerando uma alimentação saudável, o recomendado seria até uma unidade por dia", orienta a nutricionista Maria Gandini, da RG Nutri Consultoria Nutricional. Entretanto, mesmo com a absolvição, parece que o ovo ainda enfrentará algumas polêmicas. Há poucos meses, a revista científica americana Diabetes Care publicou um artigo que acusa o alimento de elevar o risco de diabetes do tipo 2 em 77% entre as mulheres e em 60% entre os homens. Ribas Filho aponta que este estudo é apenas preliminar e que ainda há outros sendo realizados sobre os benefícios do alimento. Portanto nada de alarde. O especialista recomenda seu consumo (desde que sem exageros), já que o alimento possui nutrientes essenciais ao funcionamento do organismo.

AUMENTA O BOM COLESTEROL (HDL) Segundo a nutricionista Maria Gandini, um ovo contém 213 miligramas (mg) de colesterol, ou seja, quase o total da ingestão diária recomendada pela Associação Americana do Coração, que é de 300 mg. Entretanto, ela ressalta que nem todo colesterol ingerido tem como destino certo o entupimento das artérias. "A substância participa de funções importantes no organismo, como formação de hormônios", explica. De acordo com o cardiologista Wilson Salgado Filho, médico assistente da Unidade Clínica de Lípides do Instituto do Coração (Incor), apenas 1/3 do colesterol do ovo é absorvido pelo organismo. Maria lembra que algumas pesquisas têm apontado uma ação inusitada: seu consumo aumenta a quantidade de HDL (colesterol bom), que é considerado um fator preventivo contra a aterosclerose (quando placas de gorduras se formam nas paredes das artérias). Segundo o nutrólogo Durval Ribas Filho, pesquisadores japoneses já divulgaram estudos que reforçam essa tese. "Os trabalhos mostram que, apesar de haver um aumento do LDL (colesterol ruim) com o consumo diário de ovo, há também um aumento do HDL, o que é compensador", comenta.

AUMENTA A INCIDÊNCIA DE DOENÇAS CARDIOVASCULARES Como já foi dito, houve um grande movimento de pesquisadores para tirar o ovo do banco dos réus. E todos reuniram provas suficientes para absolver o alimento da grave acusação de ser o vilão do coração. Ficou comprovado que não existe relação entre o colesterol presente no ovo e o aumento das taxas de gordura nociva ao organismo. Tudo graças a pesquisadores que parecem nunca terem se conformado com a má fama do ovo. É o caso de Frank Hu, epidemiologista nutricional da Escola de Saúde Pública de Harvard (EUA), que confirmou, após alguns estudos, que comer um ovo por dia não aumenta o risco de ataque cardíaco ou derrame. Ao avaliar, por um período de dez anos, cerca de 120 mil homens e mulheres saudáveis, o cientista concluiu não haver diferença significativa de risco entre os que comiam sete ovos por semana e os que comiam apenas um. Segundo ele, outros nutrientes existentes no ovo compensam ou anulam o perigo representado pela taxa elevada de colesterol. "Hoje, sabemos que, quando dosamos o colesterol do sangue, ele reflete muito mais a ingestão de gorduras saturada e hidrogenada; estas, sim, verdadeiras vilãs, pois aumentam o LDL (colesterol ruim) e o risco de doenças cardiovasculares", afirma o endocrinologista Ricardo Martuci, de São Paulo. O ovo é rico em colesterol e pobre em gordura saturada, isso o exime da culpa de causar doenças cardiovasculares. O cuidado maior fica para diabéticos e aqueles que já sofreram infartos (consumir apenas três unidades semanais).

AJUDA A MANTER OS MÚSCULOS Se a ideia é ganhar ou evitar a perda de massa magra, o ovo pode ser um grande aliado. Na clara, mais especificamente na ovoalbumina (proteína da clara), há uma boa quantidade de leucina, um aminoácido utilizado em suplemento nutricional que evita a perda de musculatura e é consumido por alguns atletas. Na gema, a leucina também aparece, mas em pequena quantidade. "Por muitos anos, praticantes de atividade física de força e velocidade atribuíam a melhora no desempenho ao consumo de ovo, principalmente da clara, que é isenta de gordura e rica em proteína. Hoje, sabemos que isso se deve ao fato de o ovo proporcionar a mistura ideal de aminoácidos essenciais (aqueles que não são produzidos pelo organismo) na quantidade e relação correta para favorecer o crescimento e o reparo dos músculos", explica Maria Gandini. A nutricionista enfatiza que a prática antiga de comer ovos crus deve ser desconsiderada, pois grandes doses de avidina - substância natural de proteção do ovo - diminuem a absorção de algumas vitaminas do complexo B, importantes na produção de energia e recuperação muscular e ainda podem levar à contaminação por salmonella.

FAVORECE O EMAGRECIMENTO Alimento de alta saciedade, o ovo faz com que a pessoa fique menos faminta e demore mais para voltar a ter fome. Segundo o departamento de Infecções e Obesidade do Centro Médico da Universidade da Louisiana, nos EUA. Todos os trabalhos contaram com a participação de mulheres com sobrepeso e obesidade, divididas em dois grupos. No primeiro, elas passaram um tempo consumindo ovos no café-da-manhã. No segundo, a refeição era feita com o mesmo valor de calorias, porém sem ovos. Os resultados mostraram que as mulheres do primeiro grupo emagreceram até 65% a mais do que as do segundo. E mais, elas também apresentaram uma redução bem maior da circunferência abdominal, pois o ovo é rico em cromo. A explicação está na saciedade que ele proporciona.

A responsável por essa sensação é a proteína presente no alimento. Por conter todos os aminoácidos essenciais, exige uma digestão mais demorada. E tem mais, como a gema é cheia de gorduras monoinsaturadas e ômega-3, consideradas do bem, ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue. Em equilíbrio, evita picos de insulina e aquela vontade louca de beliscar ou comer o que há pela frente.

ALIMENTA A MEMÓRIA E DIMINUI A ANSIEDADE Na última década, algumas pesquisas também demonstraram que a colina, uma substância nutritiva encontrada em alguns alimentos, é importantíssima para melhorar a memória e a capacidade cognitiva e para a formação de novos neurônios. Logo, o consumo desse nutriente é de grande importância para prevenir doenças neurodegenerativas como Alzheimer e Parkinson.

E, assim como o amendoim, germe de trigo, fígado, carne, peixe, queijo, repolho, brócolis e couve-flor, a gema do ovo é uma ótima fonte. A colina também é importante durante a gravidez, pois a substância ajuda a fortalecer o desenvolvimento do feto. Um estudo da Universidade Estadual de Iowa, nos EUA, revela que o consumo de colina entre as mulheres grávidas é baixo. Para se ter uma ideia, dois ovos contêm 250 mg de colina, cerca da metade do total de que o organismo necessita por dia. E ainda temos a proteína (mais uma vez ela!) que colabora com a sensação de alerta e afasta a apatia. Por ser uma excelente fonte de triptofano - aminoácido precursor da serotonina, uma substância associada à sensação de bem-estar -, ajuda a acalmar os ânimos, reduzindo a ansiedade, o mau-humor e a irritação típica durante a TPM.

Fonte de Pesquisa: Viva Saude

Creme Para Os Pés - Existe Algum Que Funcione??

Gostaria de saber se alguém aqui, conhece algum Creme para os Pés que cumpra o que diz no verso da embalagem?! Sim, pois, eu tenho todos os cremes e marcas possíveis para hidratar os pés, de marcas famosas, de marcas não famosas, de marca estrangeira, e até hoje não encontrei nenhum que desse certo.

O verso das embalagens, parecem cópias umas das outras, ou seja: "Creme para os Pés - Nutre, Hidrata, Remove Calosidades e a pele Aspera e Grossa, deixando seus pés macios, sedosos, saudávei e delicados"... Aonde???

Para quem faz atividade física todos os dias, como eu, que corro e ando na esteira todos os dias,

este creme ainda não existe. Ou existe???

Certa vez, eu comecei a passar óleo de amêndoas todos os dias religiosamente, nos pés, os meus ficaram uma seda, é verdade eu nem precisava ir mais à pedicure, de tão lindos que ficaram, só que depois de uns tres anos, eu parei de passar. Pra que??? Meus pés ficaram uma lixa, ressecadérrimos, e não tinha nada que passasse que desse jeito, fiquei desesperadda, até que fui em uma farmácia de manipulção e lá me disseram que se você passar só óleo sem creme, o óleo resseca ao invés de hidratar, enquanto você passa o óleo tudo bem, mas parou... Então o dermatologista e eu criamos um creme especial, que deu certo por uns 5 anos, mas agora estão ressecados de novo.

Eu, realmente, tenho horror a pés mal cuidados, ásperos, secos, acho muito feio messsmo. É tão bonito a gente ter os pés sempre hidratados, e bem cuidados não é verdade?

Então deixo aqui o meu apêlo: se alguém souber de algo que deixe os pés assim, por favor forneçam o nome.

Ah, mas já vou avisando: receita caseira eu não faço pois não acredito.

Por Lulucha

sexta-feira, março 27

Ortorexia - O Que É Isso Afinal?

Cuidado com a obsessão pela alimentação saudável. Se ela se tornar uma atitude radical, pode trazer sérios riscos à sua saúde! Uma pesquisa realizada em julho de 2006 pelo Ibope, constatou que a principal preocupação de 43% dos brasileiros é com a saúde. Mas quando a busca por um corpo adequado aos padrões de beleza e por uma alimentação equilibrada se transforma em idéia fixa, começam a surgir riscos. Veja o que diz a nutricionista Bianca Azevedo, coordenadora da consultoria em Nutrição da Sprim Brasil, empresa especializada em Saúde e Nutrição, presente em vários países do mundo.

O que é ortorexia?Essa síndrome é caracterizada pela obsessão por comida natural. Quem é portador deste distúrbio começa a limitar sua alimentação por meio da exclusão de itens como produtos enlatados, artificiais, com agrotóxicos, com açúcar e outros industrializados. O argumento principal dos que carregam a nova patologia é o de não prejudicar a saúde a qualquer preço.

Como o distúrbio se manifesta? As pessoas passam a não comer o que julgam inadequado para sua saúde. Ou seja, evitam ingerir o que consideram perigoso ou o que pode desenvolver doenças. O indivíduo fica num tal estágio patológico que considera a maior parte dos mantimentos como inimigos da boa alimentação. Então, param de consumir os que não sejam preparados por elas mesmas, com base em rígidos controles da qualidade e procedência dos mesmos. Por conta desta permanente restrição, perdem muito peso. Este emagrecimento pode resultar, em muitos casos, em um quadro de ortorexia anoréxica.

E como os ortorexos passam a agir? Eles gastam grande parte de seus dias planejando as refeições e esquecem de sua vida social. Para garantir a qualidade desejada de sua dieta, os ortorexos precisam de tempo. Em contrapartida, se tornam pouco sociáveis porque não conseguem falar sobre outros assuntos e porque julgam os hábitos alimentares alheios. Nasceu na antiga Grécia o pensamento que afirma: "A diferença entre o remédio e o veneno é a dose". Ou seja, tudo que é excessivo, pode ser perigoso. Até alimentos saudáveis...

Esta doença pode levar a outros males? Além de ser possível evoluir para um quadro de ortorexia anoréxica, o portador pode ainda desenvolver outros transtornos alimentares como a anorexia e a bulimia nervosas, que afetam principalmente mulheres, adolescentes e adultas jovens, de 13 a 35 anos. Eles são classificados como doenças psiquiátricas e têm conseqüências médicas graves face ao dano sistêmico que causam ao organismo. Muitos doentes também apresentam sintomas de depressão. A taxa de mortalidade observada varia de 5% a 15%.

Quantas pessoas, no mundo, são acometidas por estas doenças? De acordo com um estudo publicado por Phillipa Hay, do Departamento de Psiquiatria da Universidade de Adelaide, na Austrália, a anorexia nervosa ocorre entre 0,5% e 1% das adolescentes e adultas jovens. Já na população geral, a incidência anual é de 18,5 casos em mulheres e 2,25 em homens (para cada 100.000 indivíduos). Já a bulimia nervosa afeta de 1% a 3% das adolescentes e dos jovens e também atinge um homem para cada 10 mulheres.

E a ortorexia anoréxica pode ser fatal? Os portadores deste distúrbio sofrem significativa perda de peso aliada à perda da saúde. Pela carência de nutrientes e energia, o organismo tenta se adaptar para minimizar os danos causados. Batimentos cardíacos, pressão e metabolismo ficam diminuídos, assim como a síntese de hormônios. É por isso que muitas das anoréxicas morrem por parada cardíaca: seus organismos não conseguem mais funcionar.

Quais as principais deficiências dos portadores destes males? A deficiência de vitaminas e minerais pode causar problemas na imunidade e cicatrização, provocando ressecamento da pele, fragilidade nas unhas e cabelos quebradiços. No caso das adolescentes, há prejuízo ao crescimento e desenvolvimento. Para os adultos, as complicações clínicas são variadas e vão depender principalmente do grau de perda de peso.

Como descobrir, encarar e tratar a ortorexia? É preciso estar sempre atento ao que se come e tentar adaptar à rotina diária os hábitos alimentares saudáveis. E as pessoas próximas podem auxiliar no diagnóstico desses distúrbios. A característica de passar a não aceitar alimentos que não são naturais, observada em nós mesmos ou em alguém de nosso convívio, deve ser sinalizada. Os distúrbios alimentares necessitam de cuidados médicos, nutricionais e psicológicos para sua recuperação. Tome muito cuidado com esse mal.

Fonte de Pesquisa: Dieta Já.Uol

Netbooks x Notebooks

No começo de 2008, o cenário do computador portátil foi dominado pelos laptops. Houve poucas alternativas aos tradicionais notebooks - tablet PCs, PDAs avançados e até uns poucos smartphones que podiam desempenhar muitas das tarefas básicas de computação. Mas o computador portátil abriu caminho para a computação móvel - algumas empresas ofereceram laptops que eram tão poderosos quanto seus similiares desktops. LenovoO Lenovo W700sd tem uma tela principal de 17 polegadas e outra secundária de 10 polegadas

Um ano depois, os tradicionais notebooks enfrentam alguma competição no mercado de computação móvel. Pode ser confuso para o consumidor - há uma série de novos termos e categorias a serem levadas em consideração quando da compra de um computador móvel. Há laptops, notebooks, netbooks e UMPCs (Ultra Mobile Personal Computers). Mas qual é a diferença? Esses termos são intercambiáveis? Ou eles estão bem definidos?

A resposta a essas questões depende de quem pergunta. Uma pessoa pode chamar a um determinado PC de netbook, enquanto outra vai insistir que se trata de um notebook. É como pedir a alguém para descrever uma característica de uma elevação geográfica - uns podem chamá-la de morro, outros, de montanha. Não há uma definição universal na qual você possa apoiar-se.

Há, contudo, algumas linhas mestras gerais que você pode usar. Laptops, notebooks e netbooks usam a mesma base física - o principal diferencial é o tamanho. Essa base física é um computador com duas partes principais: uma tela e um telado conectados por dobradiças. Em geral, netbooks são menores e mais leves que os notebooks que, por sua vez, são menores e mais leves que os laptops. Mas não há classes específicas de tamanhos ou pesos para esses computadores. Então, por exemplo, se o computador tem uma tela de 11 polegadas, é um notebook ou um netbook? É aí que as pessoas discordam.

Vamos começar com laptops e notebooks. Alguns usam os termos intercambiáveis, porque muitos dos laptops no mercado são menores e mais leves que seus predecessores. À medida que o tecnologia de laptops evolui, fabricantes são capazes de colocar mais poder dentro de um pacote menor. O formato notebook está virando a norma.

Mais ainda há alguns laptops que são grandes demais para serem considerados notebooks. O Lenovo ThinkPad W700ds tem uma tela principal de 17 polegadas (43,2 cm na diagonal) e uma tela secundária retrátil de 10 polegadas (25,4 cm na diagonal). Ele pesa cerca de 5 kg e tem 5,3 cm de largura. Laptops para games também podem estar no time dos grandões - o Qosmio X305, da Toshiba, pesa 4kg e tem uma tela de 17 polegadas. Embora esses computadores sejam portáteis, você provavelmente não vai querer andar com ele por aí o dia todo.

Netbooks x notebooks AmazonO Eee PC 1000 HA é um netbook de 10 polegadas Notebooks são mais leves que os laptops que vimos na página anterior. Geralmente eles têm telas de 12 a 17 polegadas (30,5 cm a 43,2 cm na diagonal) e pesam cerca de 2,5 kg e 2,7 kg. Idealmente, o notebook tem os mesmos poder de processamento e recursos de um laptop. Muitos fabricantes cobram um preço premium pela conveniência de um computador pequeno com grande vigor.

O Lenovo Thinkpad X300 é um notebook. Ele tem uma tela de 13,3 polegadas e pesa 1,5 kg, o que o torna um peso pena na captegoria notebook. Quando fechado, ele mede apenas 2,3 cm de espessura. Ele também tem muitos dos recursos que você encontraria em um laptop típico: placa WiFi, antena Bluetooth, processador de dois núcleos, 1 GB de RAM e 64 GB de disco rígido. Tem também drive de DVD e webcam integrados e vem com o sistema operacional Windows Vista. Netbooks são relativamente novos no mercado de computadores. A definição geral para netbooks é que eles são menores, menos poderosos e mais baratos que os notebooks.

Redes e nuvens Netbooks e computação em nuvem andam de mãos dadas. Uma rede de computação em nuvem é uma coleção de servidores que fornece armazenamento de dados e poder de processamento via Internet. Idealmente, um serviço de computação em nuvem elimina a necessidade de um computador pessoal poderoso e caro. As máquinas na Internet fazem todo o trabalho duro para você.

Quando começaram a chamar a atenção no começo de 2008, os netbooks pareciam contradizer a filosofia popular no mercado de computadores. Por muitos anos, a estratégia predominante para consumidores de computador era encontrar o mais rápido e poderoso computador na sua faixa de preço. Mas os consumidores estão começando a entender que eles não precisam necessariamente de um computador que seja vanguarda absoluta para realizar a maioria das tarefas. E, já que a Web desempenha o maior papel na computação atualmente, os requisitos de processamento para o consumidor geral estão menos exigidos.

UMPCs, ou PCs ultraportáteis AmazonOQO Ultra Mobile PC, com teclado QWERTY tipo slide Isso nos deixa com o PC Ultraportátil (UMPC). Tecnicamente, o termo se aplica especificamente a um produto da Microsoft. É um computador tablet - imagine uma tela de computador sem o teclado. A interface da maioria dos UMPCs é uma tela sensível ao toque com uma caneta stylus e uma rede de teclas-chaves configuradas ao longo das laterais da tela. Esses tablets tendem a ser como netbooks e trazem telas pequenas entre 4 e 7 polegadas (10,2 cm a 17,8 cm na diagonal).

Alguns modelos de UMPCs têm um teclado QWERTY completo sob o teclado que pode deslizar para fora. Outros se valem exclusivamente da interface touchscreen. A maioria roda o sistema operacional Windows Vista. Os UMPCs são mais portáteis que os notebooks e mais caros que os netbooks. O Q1UP-XP, da Samsung, é um bom exemplo. Ele tem uma tela LCD touchscreen de 7 polegadas e pesa 900 g. O teclado QWERTY está dividido ao meio, com teclas em cada lado da tela. O Q1UP-XP é compatível com WiFI e Bluetooth. O computador tem um microfone e pode servir como um dispositivo VoIP. Seu preço, durante o fechamento desta reportagem, estava em US$ 1.299. Mas algumas pessoas usam o termo UMPC para descrever todos os computadores e dispositivos computadorizados pequenos - inclusive netbooks. Outros usam-no para diferenciar computadores móveis caros de netbooks baratos.

Por exemplo: enquanto a Apple chama seu MacBook Air de notebook, outros dizem que ele não se enquadra na categoria notebook. O Air é fino o bastante para caber dentro de um envelope e tem um display LED de 13,3 polegadas. Mas seu processador é menos poderoso que os dos modelos MacBook. Ele também tem uma capacidade de armazenamento limitada e apenas umas poucas portas. O Air também vale um bom dinheiro: começando em US$ 1.799. O design do Air, o poder de processamento e o preço tornam difícil categorizá-lo. É por isso que alguns jornalistas usam o termo UMPC para descrever dispositivos que são portáteis, mas mais poderosos e caros que os netbooks. Usando essa terminologia, um netbook é pequeno, barato e tem poder de processamento modesto. Um UMPC é pequeno, mais caro e geralmente tem melhor processador que um netbook

O futuro da computação móvel Novos produtos vão borrar ainda mais as linhas entre netbooks, notebooks e UMPCs. Na CES 2009, a Asus mostrou o Eee T91 e o T101H. Esses dispositivos são um misto de tablet e netbook. Eles trazem telas montadas em um pivô - você pode virar a tela em torno dele e dobrá-la novamente sobre o teclado. Uma interface sensível ao toque permite que você use o netbook como um tablet PC. Esses produtos chegam no mercado em 2009.

Os smartphones também têm o potencial de tornar o cenário da computação móvel ainda mais confuso. Como os smartphones se tornaram mais poderosos, eles começam a preencher o mesmo nicho dos netbooks. Em geral, a faixa de preços dos smartphones é de US$ 199 a US$ 900. Eles são muito portáteis e multifuncionais. Empresas que criam aplicações para smartphones podem incorporar mais estratégias de computação em nuvem em seus produtos num futuro próximo. Ao mesmo tempo, alguns fabricantes de netbooks estão fazendo parcerias com operadoras de telefonia celular para incluir tecnologia de celular em seus produtos. Alguns netbooks podem transferir dados via 3G, EDGE e outras redes de telefonia. Embora a transferência de dados usando esses protocolos de rede tendam a ser mais lentas que com WiFi, a infraestrutura para redes de celular tem uma base mais forte que a das redes WiFi.

Uma coisa é certa: mobilidade é importante. As pessoas querem ser capazes de acessar aplicações e dados em qualquer lugar e a qualquer hora. Elas querem um dispositivo que tenha seu próprio disco rígido espaçoso ou um netbook que possam usar para logar-se a um serviço de armazenamento de dados remoto - ou elas podem não saber o que elas querem. Apesar de os netbooks terem contabilizado um percentual insignificante das vendas de computadores em 2008, a taxa de devolução foi relativamente alta. Isso pode ser devido ao fato de os consumidores não entenderem a proposta dos netbooks. Os dispositivos não são tão poderosos quanto os notebooks, laptops e desktops. Eles também tendem a ter teclados menores, e algumas pessoas têm problemas para digitar durante uma sessão muito longa. E quem escolhe netbooks rodando Linux pode ficar frustrado com a falta de familiaridade com o sistema operacional.

Apesar das taxas de devolução, a popularidade dos netbooks e de outros dispositivos de computação portáteis continua crescendo. A conveniência desses dispositivos, junto com os tempos de economia difícil, podem significar que os micros de mesa superpoderosos e supercaros estão com os dias contados. Fonte de Pesquisa: HWS

quinta-feira, março 26

Ser Dona de Casa Não é Bolinho Não!!!

Ser dona de casa é um desafio a qualquer stress que possa existir!!! Eu duvido que alguém aqui vai discordar de mim depois de ler este artigo.

Vejam só: a gente levanta às 7:00 ou 8:00 da manhã, faz café, toma o café, e vai direto tomar um bom banho e se arrumar para ir ao trabalho, ou à ginástica, ou ao dentista, ou para o que você tiver que fazer. Para quem mora em apartamento, os problemas podem começar logo cedo.

Por exemplo:

Sabe quando você ainda está meia bêbada de sono, e o que mais deseja é um bom banho? Pois é, mas: quandoabre a torneira, constata que o mesmo não funciona, na hora em que você ligou o chuveiro você escutou um barulho meio estranho, como se um fusível ou sei lá o que tivesse queimado. O fato é que o chuveiro não funciona.

E as horas estão passando..., mas você precisa tomar uma providência antes de sair, então ... liga para o zelador. Este por sua vez, nunca sabe de nada, juro que eu ainda não entendí o título de "zelador", ao meu ver seria um homem que está no seu prédio para zelar por todos, é ou não é? E existe algum zelador que preze o título que carrega? Eu não conheço... em todo o caso...

Já que o zelador não serve para nada mesmo, então você liga para o eletrecista que diz: "Ah, minha sra. agora não vai dar pra ir não, só daqui umas 2 ou 3 horas pode ser ? (E você a estas alturas já está mais queimada que o chuveiro. Já está saindo fumacinha do seu cérebro, pois com tudo isso você já perdeu o seu primeiro compromisso do dia), e então você responde em alto e bom som: "Não. Daqui há 2 horas meu sr. eu já deveria estar no meu trabalho faz tempo. Já tinha feito a minha ginástica, já tinha ido ao dentista e já estaria trabalhando. Não precisa vir não, eu vou ver outro."

Daí você liga para outro eletrecista que não atende o telefone. Aí a gente já começa a partir para a ignorância, xinga, chuta o balde, se descabela, e diz: eu não posso sair enquanto não resolver este probleminha. Senão de noite ,vou ficar sem banho também!!! Não. Nem pensar! E liga para o próximo, que concorda em vir naquele momento. Ufa! Graças a Deus!!!

Meia hora depois, toca o interfone, é o "esperto" do zelador avisando que o eletrecista chegou. Radiante, você responde:"manda ele subir rápido por favor.Rápido??? Depois de 10 minutos o cara ainda não subiu, você liga para a portaria espumando de raiva e pergunta: "Posso saber aonde é que está o eletrecista?" - o zelador: " Ah, ele tá aqui preenchendo uma ficha de entrada."- "Ficha de entrada??? O que é isso agora?" - o zelador: "São ordens do síndico, agora todos os estranhos que subirem nos apartamentos terão que preencher essa ficha."- Bem antes que você mande ele pra algum lugar melhor, você desliga o interfone na dele.

Em seguida toca a campainha, é o eletrecista. Você o leva imediatamente para ver chuveiro, ele pede uma escadinha, você vai pegar a escadinha, aí ele começa a olhar daqui, a olhar de lá... e as horas passam. São 11:10 hs., depois de 5 minutos você pergunta : "E aí, vai ter que trocar alguma peça?" - "Olha minha sra., eu vou ser bem sincero com a sra., eu até posso consertar mas ele pode queimar novamente a qualquer hora." - "Como assim? Õ sr. está me dizendo que não vai consertar o meu chuveiro?" - "Exatamente. Se eu fosse a sra. iria comprar um novo que é mais garantido" - "Comprar um novo? E quando é que o sr. vem instalar?" - "Depois do almoço. Até as 5:00 da tarde eu lhe garanto que a sra. vai ter um chuveiro novinho funcionando". - "Às 5:0o...muito bom perfeito! Pra quem começou às 8:00 da manhã, 5:00da tarde não é mais nada, não é verdade? Pode ir então, e por favor esteja aqui ás 2:00 em ponto." - "Ah, pode deixar. 2:00 eu estarei aqui."

Ele sai, você mais do que desanimada e cansada, vai comprar o tal chuveiro, jurando o caminho inteiro que irá colocar o aquecedor na 2ª feira sem falta. Chegando na loja, você pede o chuveiro mais caro e melhor da loja, o vendedor lhe mostra vários você escolhe e vai embora, para a sua casa almoçar. Almoça rapidinho, sai para fazer algumas coisinhas e volta rápido para esperar pelo eletrecista. 2:00 e nada do homem aparecer, você começa a ligar e ele diz: " Eu já tô indo, só mais uma meia hora e vou para a sua casa" - "Meia hora? Porque? O sr. não disse que as 2:00 sem falta o sr. estaria aqui?"- "Eu disse mas é que surgiu uma outra emergência, e vai demorar um pouquinho" - "Meu sr. eu já estou prestes a explodir, e o sr. vai chegar aqui a que horas mais ou menos?" - "Então, é como eu disse pra sra. de 30 a 50 min. eu devo sair daqui e vou para a casa da sra." - "E aonde é que o sr. está trabalhando agora? É aqui perto?" -"Não sra. é no Morumbí". - "Ah tá, no Morumbí? Então daqui uma hora e meia ou duas o sr. estará aqui não é?" - " Não que é isso? Antes, no máximo às 3;00 eu devo estar aí." - "Tá bom vai,chega! Esteja aqui o mais tardar ás 3:00 senão eu não respondo por mim".

Sabem a que horas o indivíduo chegou? Às 4:15 da tarde, mas às 5:00 o chuveiro estava instalado e pronto para ser usado. Eu só perdí o meu dia inteiro com isso! De resto foi tudo beleza!!!

Agora me respondam: ser dona de casa é tudo de bom, não é?

Por Lulucha

Dona da Daslu É Presa Novamente

Dona da Daslu é presa novamente em SP A dona do butique de luxo Daslu, Eliana Tranchesi, foi presa na manhã de hoje, em sua casa, na zona sul de São Paulo, por ordem da 2º Vara da Justiça Federal de Guarulhos, na Grande São Paulo. Eliana foi levada para o Presídio Feminino do Carandiru, na zona norte de São Paulo, segundo a Polícia Federal (PF). A prisão está relacionada à Operação Narciso da Polícia Federal, que investiga crime de sonegação fiscal e contrabando, realizada em 2005. Segundo a PF, outras pessoas também serão presas, mas o número exato de mandados de prisão não foi divulgado. As investigações sobre o suposto esquema de contrabando e de fraude fiscal envolvendo a Daslu começaram em outubro de 2004 com a apreensão de uma nota fiscal da Gucci que estava em um contêiner no Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos. A nota mostrava a venda direta da grife italiana para a Daslu enquanto outra nota, a que foi apresentada à Receita Federal, dizia que a mercadoria havia sido exportada de Miami (Estados Unidos) para uma importadora no Brasil. Escutas telefônicas demonstraram que acusados no caso estavam planejando a queima de documentos sobre a fraude. Isso motivou, em julho de 2005, a Operação Narciso. Na época, policiais federais revistaram a Daslu, apreenderam documentos e prenderam a proprietária da loja, Eliana Maria, e seu irmão, além de dois outros acusados. Fonte: MSN Notícias

quarta-feira, março 25

Pele Viçosa, Sadia e Fresca Após os 40

Todas nós sabemos, que depois dos 40 anos, a pele do nosso rosto começa a perder o viço. Ela vai ficando sem vida, pálida, e você se olha no espelho e diz: "Estou péssima, minha pele está horrível, mas o que fazer"???. Você terá que investir um pouco mais do que o habitual, mas os resultados serão notados e elogiados. Alguns produtos terão que ser estrangeiros, e você encontra fácil no site da "Sacks" e ainda não paga frete e eles entregam na sua casa. Tá disposta a investir? Então tome nota:

As dicas que irei dar a seguir, são as mesmas que eu sigo. Com muita regularidade a minha pele voltou a ser o que era há 10 anos atrás.

N.1 - Escolha um bom adstringente, que elimine os poros abertos, não precisa ser de marca

o da Johnson's é um ótimo adstringente para poros.

N.2 - Começe a lavar o rosto somente com sabonete Granado liquido, pois não contem

agentes abrasivos.

N.3 - Procure na Sacks, um bom Sérum que contenha filtro solar. De preferência aos de

origem francesa (Dior ou Biotherm).

N.4 - Continue na Sacks, e procure um bom creme anti-rugas noturno ou em forma de Gel.

N.5 - Existe um sérum da Lygia Kogos chamado C+C face, é um pouco caro, não mais

do que os franceses. É da mesma linha de preços.

Ok. Até que você não gastou tanto assim. E os resultados são quase imediatos, pois os cremes e séruns franceses fazem efeito na primeira semana.

Agora comece o tratamento da seguinte maneira:

- Lave o rosto pele manhã com o sabonete neutro da Granado.

- Passe a Loção adstringente e em seguida o sèrum com filtro solar. Nada Mais.

- Esqueça base e pó de arroz. Só passe um Blush, um rímel, e batom.

- Deixe a sua pele respirar.

- Ao voltar pra casa de noite, antes de dormir, lave o rosto com o sabonete Granado, passe a

passe a loção novamente, o sérum da Lygia Kogos, e o creme nutritivo anti- rugas. E vai

dormir.

- Amanhã repita o ritual.

Olha pessoal, se vocês seguirem à risca estas dicas a sua pele voltará a ter viço, brilho, vigor e você se achará linda novamente.

OBS: Só use base ou pó se for sair a noite, caso contrário, nada . Pois base e pó, acumulam a sujeira da rua e não deixam a pele respirar. Além de obstruir os poros.

Ah, e tome muita água, isto é fundamental. E se quizer ajudar mais ainda, tome as vitaminas: Beta-caroteno, Vitamina C e E.

Tomara que você veja os resultados logo, depois me contem.

Abraços a Todas.

Por Lulucha

A Cultura dos Animais

Na encosta coberta de grama, acima da margem do lago Tanganica, na Tanzânia, leste da África, dois chimpanzés machos descobrem um buraco na terra por onde marcha uma longa fileira de formigas. Eles param por um momento sob a chuva fina de uma manhã e acompanham o buraco - a entrada do formigueiro - para uma inspeção mais detalhada. Os chimpanzés, moradores do Parque Nacional de Gombe, na Tanzânia, pegam vários galhos compridos e sentam-se junto a toca. Lentamente, cada um deles coloca um galho no buraco e observa como algumas formigas se amontoam sobre ele. Assim que veem que a metade de baixo do galho está lotada de insetos, eles o tiram da toca. Rapidamente, pegam as saborosas formigas e as colocam na boca.

Os chimpanzés aprendem a imitar seus semelhantes? Ou são condicionados a praticar alguns atos, como a maneira de comer uma banana, por exemplo? Do outro lado do continente, na floresta Tai, na Costa do Marfim, na África Ocidental, outros dois chimpanzés machos também encontraram um formigueiro. Eles acharam uma ferramenta apropriada - uma vareta curtinha, em vez de galhos compridos como os usados pelos chimpanzés de Gombe - e começam a enfiá-lo dentro do formigueiro para conseguir alguma comida. Depois que os insetos que guardavam a toca sobem pelas varetas, os chimpanzés as colocam entre os lábios e, sem usar as mãos, atraem as formigas para dentro de suas bocas.

Na mesma hora em que os chimpanzés degustam seu lanchinho matinal, dois outros rituais na hora da refeição estão sendo praticados por outros primatas (a ordem dos mamíferos que inclui os humanos, símios e macacos) longe dali. Em St. Louis, Missouri, duas famílias de seres humanos - uma descendente de asiáticos e a outra de europeus - sentam-se para jantar em mesas separadas em um restaurante chinês. As famílias pedem seus pratos favoritos de frango com molho picante de laranja. Quando a comida é servida, a família asiática começa a comê-la com os hashis, os famosos palitinhos japoneses, enquanto a outra família utiliza os garfos.

Como é possível usar tanto os palitinhos quanto os talheres, a preferência por um tipo de utensílio é simplesmente um reflexo das diferenças culturais entre elas. Não há nada de estranho nisso. Mas e quanto à diferença em relação às formas como os chimpanzés de Gombe e Tai "pescaram" as formigas? As preferências individuais também poderiam refletir as diferenças culturais? Como todos os chimpanzés são da mesma espécie, é improvável que as diferenças genéticas pudessem ser responsáveis pelas variações no comportamento. Assim, os métodos distintos para uma tarefa semelhante, e a captura, provavelmente são comportamentos aprendidos dentro dos grupos sociais de Gombe e Tai. Isso significa que o conhecimento pode ter sido passado de um chimpanzé para outro. Em outras palavras, os chimpanzés aparentemente estão exibindo um comportamento que poderia ser chamado de cultura.

Entretanto, os cientistas sociais há muito tempo sustentam que apenas os seres humanos são capazes de ter cultura. Eles estão errados? Os chimpanzés - e talvez até outros animais, como macacos, baleias e pássaros - também possuem uma forma de cultura? Em 2000, muitos cientistas acreditavam que sim. Mas outros insistiam que a cultura é um fenômeno puramente humano.

Os primatas não são os únicos animais em que os cientistas encontraram provas de disseminação cultural de comportamento. Os pesquisadores acreditam que a melhor evidência de cultura de um não-primata é encontrada nos pássaros canoros, que incluem o tordo, gaio, cambaxirra, tentilhão e outros pássaros comuns de quintal. Muitos estudos indicaram que esses animais aprendem suas melodias com parentes e vizinhos da mesma espécie. As canções dentro de uma espécie em particular mostram variações regionais semelhantes aos dialetos regionais (formas variantes da fala) comuns nas populações humanas. Além disso, em algumas espécies de pássaros, como o azulão, a natureza das canções muda gradativamente.

O ornitólogo (especialista em pássaro) Andre Dhondt, da Universidade de Cornell, em Ithaca, Nova Iorque, nota que a variedade dessas músicas as tornam semelhantes à linguagem humana, em que novas palavras e acentos surgem e mudam constantemente. Além do mais, os biólogos consideram as canções uma cultura, pois representam comportamentos que são transmitidos através da aprendizagem e imitação em vez de serem determinados geneticamente.

Os bowerbirds, ou pássaros-arquitetos, grupo de 18 espécies de pássaros comuns da Austrália e Nova Guiné, dão mais provas de aprendizagem por imitação - e talvez até de ensinamento intencional por parte dos adultos. Os machos constroem ninhos elaborados para atraírem as fêmeas. A base é de grama, galhos e outras plantas, com paredes que formam um arco sobre a estrutura. Os machos decoram essas "casas" com vários objetos azuis ou verdes, como sementes, conchas, flores e botões. As evidências do papel cultural na construção dos ninhos surgem com as observações de machos jovens que visitam as casas de machos mais velhos no início do período de acasalamento. Os jovens passam bastante tempo observando enquanto os mais velhos cuidam da casa e exibem sua plumagem para as fêmeas. Grupos de machos jovens trabalham juntos para construírem "casas práticas", revezando-se para arrumar os galhos, geralmente sem o menor jeito e sucesso. De vez em quando, os machos mais velhos observam os jovens. Fonte de Pesquisa: HSW

terça-feira, março 24

Computação em Nuvem - Você sabe o que é?

Vamos dizer que você é um executivo de uma grande empresa. Suas responsabilidades incluem assegurar que todos os seus empregados tenham o software e o hardware de que precisam para fazer seu trabalho. Comprar computadores para todos não é suficiente - você também tem de comprar software ou licenças de software para dar aos empregados as ferramentas que eles exigem. Sempre que você tem um novo contratado, você tem de comprar mais software ou assegurar que sua atual licença de software permita outro usuário. Isso é tão estressante que você tem dificuldade para dormir todas as noites.

Breve, deve haver uma alternativa para executivos como você. Em vez de instalar uma suíte de aplicativos em cada computador, você só teria de carregar uma aplicação. Essa aplicação permitiria aos trabalhadores logar-se em um serviço baseado na web que hospeda todos os programas de que o usuário precisa para seu trabalho. Máquinas remotas de outra empresa rodariam tudo - de e-mail a processador de textos e a complexos programas de análise de dados. Isso é chamado computação em nuvem e poderia mudar toda a indústria de computadores.

Uma idéia não tão nova Embora a computação em nuvem seja um campo emergente da ciência da computação, a idéia está por aí há anos. É chamada de computação em nuvem porque os dados e as aplicações existem em uma nuvem de servidores web.

Em um sistema de computação em nuvem, há uma redução significativa da carga de trabalho. Computadores locais não têm mais de fazer todo o trabalho pesado quando se trata de rodar aplicações. Em vez disso, a rede de computadores que faz as vezes de nuvem lida com elas. A demanda por hardware e software no lado do usuário cai. A única coisa que o usuário do computador precisa é ser capaz de rodar o software da interface do sistema da computação em nuvem, que pode ser tão simples quanto um navegador web, e a rede da nuvem cuida do resto.

Há uma boa chance de você já ter usado alguma forma de computação em nuvem. Se você tem um conta de e-mail com um serviço baseado na web, como Hotmail, Yahoo! ou Gmail, então você já teve experiência com computação em nuvem. Em vez de rodar um programa de e-mail no seu computador, você se loga numa conta de e-mail remotamente pela web. O software e o armazenamento da sua conta não existem no seu computador - estão na nuvem de computadores do serviço.

Quando falamos sobre um sistema de computação em nuvem, é de grande ajuda dividi-lo em duas seções: o front end e o back end. Eles se conectam através de uma rede, geralmente a Internet. O front end é o lado que o usuário do computador, ou cliente, vê. O back end é a seção "nuvem" do sistema. O front end inclui o computador do cliente (ou rede de computadores) e a aplicação necessária para acessar o sistema de computação em nuvem. Nem todos os sistemas de computação em nuvem tem a mesma interface para o usuário. Serviços baseados na Web, como programas de e-mail, aproveitam navegadores de internet já existentes, como o Internet Explorer e o Firefox. Outros sistemas têm aplicações próprias que fornecem acesso à rede aos clientes.

Você está virtualmente servido Na maior parte do tempo, servidores não rodam em plena capacidade. Isso significa que há um poder de processamento sem uso indo para o lixo. É possível enganar um servidor físico, fazendo-o pensar que ele é múltiplos servidores, cada um rodando com seu próprio sistema operacional. A técnica é chamada de virtualização de servidor. Ao maximizar a saída de servidores individuais, a virtualização de servidor reduz a necessidade de máquinas físicas.

No back end do sistema estão vários computadores, servidores e sistemas de armazenamento de dados que criam a "nuvem" de serviços de computação. Na teoria, um sistema de computação em nuvem inclui praticamente qualquer programa de computador que você possa imaginar, do processamento de dados aos videogames. Cada aplicação tem seu próprio servidor dedicado. Um servidor central administra o sistema, monitorando o tráfego e as demandas do cliente para assegurar que tudo funcione tranquilamente. Ele segue um conjunto de regras chamadas protocolos e usa um tipo especial de software chamado middleware. O middleware permite que computadores em rede se comuniquem uns com os outros.

Se uma empresa de computação em nuvem tem muitos clientes, é provável que haja uma alta demanda por muito espaço de armazenamento. Algumas companhias requerem centenas de dispositivos de armazenamento digitais. Sistemas de computação em nuvem precisam de pelo menos o dobro do número de dispositivos de armazenamento exigidos para manter todas as informações dos clientes armazenadas. Isso porque esses dispositivos, assim como todos os computadores, ocasionalmente saem do ar. Um sistema de computação em nuvem deve fazer uma cópia de toda a informação dos clientes e a armazenar em outros dispositivos. As cópias habilitam o servidor central a acessar máquinas de backup para reter os dados que, de outra forma, poderiam ficar inacessáveis. Fazer cópias de dados como um backup é chamado redundância.

Grades, nuvens e utilidades A computação em nuvem está intimamente relacionada com a computação em grade e com a computação sob demanda. No sistema de computação em grade, computadores da rede são capazes de acessar e usar os recursos de qualquer computador da rede. No sistema de computação em nuvem, isso apenas se aplica ao back end. Computação sob demanda (utility computing) é um modelo de negócios em que uma empresa paga à outra para acessar as aplicações do computador ou o armazenamento de dados.

Talvez as maiores preocupações sobre a computação em nuvem sejam segurança e privacidade. A idéia de entregar dados importantes para outra empresa preocupa algumas pessoas. Executivos corporativos podem hesitar em tirar vantagem do sistema de computação em nuvem porque eles não podem manter a informação de sua companhia guardadas a sete chaves. Privacidade. Se um cliente pode logar-se de qualquer local para acessar aplicações, é possível que a privacidade do cliente esteja comprometida. Empresas de computação em nuvem vão precisar encontrar formas de proteger a privacidade do cliente. Uma delas seria usar técnicas de autenticação, como usuário e senha. Outra forma é empregar um formato de autorização (níveis de permissionamento) - cada usuário acessa apenas os dados e as aplicações que são relevantes para o seu trabalho.

Olhos privados estão te vigiando Há alguns truques de hackers que poderiam causar grande dor-de-cabeça nas empresas de computação em nuvem. Um deles é chamado key logging. Um programa de key logging grava as teclas que foram apertadas. Se um hacker conseguir caregar um programa de key logging no computador da vítima, poderá estudar as teclas apertadas para descobrir nomes e senhas. Claro que, se o computador do usuário for apenas um terminal simplificado, seria impossível instalar o programa em primeiro lugar.

Algumas questões a cerca da computação em nuvem são mais filosóficas. O usuário ou a empresa que contrata o serviços de computação em nuvem é dono dos dados? O sistema de computação em nuvem, que fornece o espaço de armazenamento, é o dono? É possível para uma empresa de computação em nuvem negar a um cliente o acesso a esses dados? Várias companhias, empresas de advocacia e universidades estão debatendo essas e outras questões sobre a natureza da computação em nuvem.

Como a computação em nuvem vai afetar outras indústrias? Há uma preocupação crescente na indústria de TI sobre como a computação em nuvem poderia afetar os negócios de manutenção e reparo de computadores. Se as empresas trocarem para sistemas de computadores simplificados, elas terão poucas necessidades de TI. Alguns experts da indústria acreditam que a necessidade por empregos de TI vá migrar de volta para o back end do sistema de computação em nuvem.

Sistemas de computação autônoma Outra área de pesquisa na comunidade de ciência da computação é a computação autônoma. Um sistema de computação autônoma é auto-gerenciável, o que significa que ele monitora a si mesmo e toma medidas para prever e reparar problemas. Atualmente, a computação autônoma é mais teoria. Mas se ela se tornar realidade, poderia elminar a necessade de muitos empregos de manutenção de TI. Fonte de pesquisa: HSW

segunda-feira, março 23

Os Canários e suas Facetas

A trajetória de sucesso da espécie começou há cerca de 500 anos, quando seu ancestral, o Serinus canarius, encantou a Europa trazido por navegadores que o descobriram nas Ilhas Canárias, da Espanha. Após 5 séculos de criação, evoluiu a ponto de se tornar uma ave de estimação de grande popularidade. Ganhou também atrativos adicionais graças á fixação de mutações e ao aprimoramento genético, com variedades em cada uma das três qualidades mais valorizadas nos pássaros: canto, cores e porte. Assim, além do melodioso Canário de Canto, existem o Canário de Cor, que se destaca pela pureza da cor - são 360 catalogadas - , e o Canário de Porte, de vários tamanhos e com plumagens especiais, divididas em 25 raças oficiais. CANTO ROLADO

Por volta de 1700, próximo às montanhas de Harz no coração da Alemanha, foram observados alguns canários que cantavam de forma diferente, com um som "rolado", exclusivo, produzido com o bico fechado. A novidade conquistou apreciadores por todo o mundo e tornou-se conhecida como Roller (rolador, em alemão). Entre os Canários de Canto, é o que canta com um tom mais suave, tanto nos agudos como nos graves. Há mais duas variedades ainda não criadas no Brasil: a Timbrado Espanhol, com canto mais estridente (som "campainha"), e a belga Malinois, de som intermediário.

O canto rolado é exclusivo do Roller. Quanto mais grave o tom, maior o seu valor. É possível perceber oito sutis variações nas suas execuções vocais, adquiridas por herança genética. Essas variações são chamadas de tours (jeitos), denominadas de forma bastante sugestiva: as tours básicas são a Hohlrollen (rolado oco), Knorren (baixo), Hohlklingeln (campainha oca) e Pfeifen (flauta) e as demais, ditas "de adorno", são a Wassertouren (jeito de água), Schockeln (a tradução que mais se assemelha é "gargalhada"), Glucken (galinha choca) e Klingelstouren (campainhas).

Em geral, o Roller intercala todas as tours básicas com uma ou duas de adorno, estilo que pode ser aprimorado com a prática do canto. Por isso, o treino é importante para os exemplares que participam de competições. Algumas combinações produzem exibições de alto valor, como as Wassertouren mescladas com as Hohlrollen ou as Knorren. As tours de adorno misturadas sem critério reduzem o valor do canto. O que diferencia uma tour da outra é o som desdobrado em consoantes, que as identificam, e vogais que lhe dão o valor. As vogais valorizadas são a "u", "o" e "ü" (som de "u" fechado, como na língua francesa). As demais são de pouca expressão ou até mesmo depreciativas.

Além da cor verde, herdada do ancestral Serinus, o Canário de Canto ganhou novas colorações com o correr do tempo: verde pintado de amarelo; amarelo; branco e cinza. Até uma variedade de topete apareceu. O tom do canto muda um pouco dependendo da cor do Canário. Por isso, nos concursos, o verde, o amarelo e o pintado são julgados em um grupo. O branco, o cinza e o de topete em outro; às vezes, o de topete em separado. Há quem denomine de Roller os Canários de Porte ou de Cor, mas é incorreto - o canto "rolado" é característica exclusiva do Canário de Canto.

TIPOS DE CANTOS O canto dos Rollers tem oito variações identificadas pelo som das consoantes vogais que o compõem. Hohlorren (rolado oco) - Consoante: "r" branco - dá o caráter rolante. Vogais "u", "o" e "u". Knorren(baixo) - Consoante inicial ( no início da tour): - "k" ou "g". Consoante: "rr". Vogais: "o" e "u". Hohlklingeln(campainha oca) - Consoante: "l". Vogais: "ü", "o" e "u". Pfeifen (flauta) - Consoante: "d". Vogais: "i", "ü", "o", "u" e "au". Wassertouren (tour de água) - Consoante dupla: "bl" ou "wl" Vogais: "ü", "o" e "u". Schockeln (gargalhada) - Consoante: "h" (expirado e suave). Vogais: "a", "ü", "o" e "u". Glucken (galinha choca) - Consoantes iniciais: "gl" e "kl". Consoantes finais: "c", "k" e "ck". Vogais: "ü", "o" e "u". Klingeltouren(campainhas) - Consoantes: "l" e "r". vogal: "i".

QUARTETOS Os concursos de canto são uma curiosidade à parte que agita o mês de junho no Brasil. Dois meses antes, o Roller começa a ser treinado. Deve aprender a se apresentar a qualquer hora e na presença de pequeno ou grande público. Os melhores cantores são escolhidos a partir de quartetos ou duplas, essas últimas criadas recentemente. A sala de julgamento é pequena, com boa acústica, 22°C de temperatura e iluminada artificialmente. Cada pássaro se apresenta em uma gaiolinha individual, aberta meia hora antes para ele comer e beber. Se um mais afoito cantar antes da hora, é interrompido. Para o julgamento, quatro ou duas gaiolas são empilhadas sobre uma mesa. A apresentação dura 30 minutos, observada a um metro de distância, aproximadamente, pelo juiz. O silêncio deve ser tal que somente os Rollers sejam ouvidos. Os juízes, que estudam a fundo a chamada Teoria de Canto Clássico, avaliam o repertório; a intensidade do canto; a perfeição da apresentação; a emissão do som ascendente ou descendente, lenta ou rápida; a transição de uma tour para outra e a pureza do som nas tours básicas. Consideram também os pontos negativos que são chamados de "tours de depreciação". Os prêmios vão para o melhor quarteto ou dupla e para o melhor cantos.

Os machos que já terminaram a muda, nascidos de agosto a dezembro, são colocados na gaiolinhas individuais de canto. Elas são postas em estantes, uma ao lado da outra, em um quarto na penumbra, situação que mais estimula o canto. Como cortina, usa-se um tecido de algodão opaco, de cor escura, não muito grossa, para não impedir a ventilação. Após a adaptação, período de uma semana a dez dias, uma divisória de madeira entre as gaiolas evita que o macho veja outro e desenvolva cantos de briga, sem valor para os concursos. Mantidos na penumbra, os canários cantam e exercitam os quatro tours básicas espontâneamente. Quando estiverem cantando de maneira vigorosa e constante, o próximo passo é fazê-los cantar somente se quisermos. Mais uma cortina opaca é usada, dessa vez na estante, para o canário ficar no escuro e parar de cantar quando for fechada. Abre-se a cortina diversas vezes ao dia durante 30 minutos. Ao verem a luminosidade, os pássaros exibem todo o seu canto. É uma fase preciosa de acompanhamento do progresso dos "alunos", quando se aprende também a perceber as variações do canto do Roller e a acostumar o ouvido a reconhecer as tours. Com o treino, o Roller tende a definir uma seqüência da preferência dele. Esse é o momento de começar a empilhar as gaiolas sobre uma mesa para simular o julgamento dos quartetos ou duplas. O exercício é feito diversas vezes ao dia, por uma hora, até a véspera do concurso.

A cada 15 dias, os canários devem ser postos em uma gaiola "voadeira", durante três horas, para exercício físico e banho. A oportunidade é aproveitada para a limpeza das gaiolinhas e da estante. Atenção com os machos que estão na voadeira: os briguentos devem ser separados dos demais. O canto é determinado pela genética e aprimorado pelo exercício. Alguns livros e outros criadores sugerem influenciá-lo com o canto de outros Rollers e indicam o uso de pássaros-mestres e discos para esse fim. Entretanto, a maioria dos criadores considera esse método pouco ético por desvirtuar o canto característico de cada ave.

Para quem tem um casal em casa, há algumas dicas para estimular o macho. Ele poderá cantar na maior parte do dia, o ano todo, se o ambiente for estimulante ao canto. A motivação é maior quando o ambiente está iluminado e há uma fêmea por perto, cuja presença ele pressinta ou veja. Através do jogo da claridade e da escuridão, é possível concentrar o canto em determinados períodos de tempo e fazê-lo mais vibrante. No escuro, cantará pouco e baixo. Para ouvi-lo cantar entusiasticamente, basta acender a luz. Na época da procriação, a tendência é cantar mais. Porém, se for colocado na mesma gaiola da fêmea, o seu canto diminuirá bastante. Se você tiver mais de um macho, o ideal é que um não veja o outro, para não desenvolverem o canto de guerra, que é pouco atrativo. Quando um não vê o outro, basta um cantar para que os demais se sintam estimulados a fazê-lo.

O MELHOR Para ter um bom Canário de Canto, adote alguns cuidados básicos. Ao comprar, procure um criador indicado por um Clube Ornitológico. Escolha o exemplar de canto mais agradável e melodioso segundo o seu gosto (lembre-se: só o macho canta). Prefira adquiri-lo com pelo menos 3 meses, quando começa a cantar. Atingirá o seu ápice com 1 ano de idade. A fêmea pode ser comprada com qualquer idade - com 1 ano está apta à reprodução. A compra pode ser efetuada nos canaris, em lojas especializadas e em exposições, onde se pode assistir aos concursos. É normal o comprador ouvir o canto antes de fechar negócio, seja de alguns canários específicos como em grupo. Apesar das fêmeas não cantarem, não descuide de uma boa escolha. Devem ser saudáveis, alegres e um pouco mais gordinhas que os machos.

O canário vive em média 5 anos. Para mantê-lo saudável, além da alimentação fresca, variada e livre de agrotóxicos, ponha a gaiola em um lugar que receba os primeiros raios de sol da manhã e sem corrente de ar. Não dispense os banhos matinais de sol e de água. Fazer uma inspeção diária nas aves é uma boa medida, pois muitas doenças são facilmente curáveis se identificadas no início. O banho é um excelente indicador de saúde: pássaros doentes nunca tomam banho. As doenças mais comuns são as respiratórias e as de origem intestinal, entre elas a asma dos canários, causada por ácaros e diarréias por motivos variados. Ocorre também a bouba, bola nas regiões sem penas, ocasionada por vírus transmitido por picada de mosquito (gênero Cullex). Piolhos de aves também podem infestar a criação.

  • CUIDADOS E INSTALAÇÕES Gaiola para casal (e individual): de metal G2 com 45 centímetros de comprimento por 32 de largura e 40 de altura. Ou do tipo argentina com 60 centímetros por 35 por 40.Gaiola "voadeira": 70 centímetros de comprimento por 30 de largura e 30 de altura, com dois poleiros. Gaiola de canto e concurso: com 22 centímetros de comprimento por 15 de largura e 17 de altura, com dois poleiros nas extremidades para exercícios.Higiente das gaiolas: as gaiolas de casal, individual e voadeira devem ter piso removível para facilitar a limpeza, bebedouro, comedouro, recipiente para a farinhada, banheira com 3 centímetros de profundidade, cheia de água, e dois poleiros com 1 a 1,5 centímetros de diâmetros. Limpeza é fundamental para prevenir doenças.

Forre o fundo (bandeja) da gaiola com papel-jornal e troque-o diariamente. Retire a banheira por volta das 11 horas para evitar banhos à tarde e para que a água suja não seja bebida. Lave o comedouro, bebedouro e a parte de baixo da gaiola duas vezes por semana.Criadouro: é composto por uma sala com janela para a reprodução e outra para o exercício do canto, de preferência em local que receba o sol da manhã, e sossegado, para que as aves na época da reprodução tenham paz e luz para criar seus filhotes. A ventilação deve ser boa, mas sem corrente de ar. O criadouro deve ter voadeiras, além das gaiolas tradicionais. Pelo menos duas vezes por ano, o criadouro deve passar por uma limpeza geral - antes e depois da temporada de reprodução.Alimentação normal: para manter a elasticidade do órgão que modula a voz (a seringe, também conhecida como laringe inferior), ofereça uma mistura de 50% de couza (uma semente oleaginosa) e mais 30% de alpiste, 10% de níger, 7% de aveia e 3% de linhaça. Uma colher (sobremesa) diária desta mistura é suficiente para cada ave. Ofereça também verduras como a couve, escarola, almeirão ou chicória (nunca alface que provoca diarréia) e frutas como a maçã e a laranja. E por último, uma colher (café), diariamente, com a massa de ovo ou farinhada.

A receita é : 1 gema de ovo cozido amassada e passada numa peneira fina, 1 cenoura pequena ralada bem fina, 1 colher de chá de mel, 50% de farinha de rosca, 50% de complexo vitamínico Meritene ou de Canarina (produto para canários da Purina); há também alguns produtos importados na mesma linha. A farinhada precisa ser trocada todos os dias, pois fermenta e pode ser prejudicial. Outro ponto importante na alimentação, que não deve faltar, é a areia lavada. O canário, sendo um granívoro, precisa dela para digerir bem as sementes. A areia deve ser colocada em uma vasilha para evitar que os pássaros a sujem, na seguinte mistura: areia (60%), casa de ovo (20%) e farinha de ostra (15%), bem moídas e cálcio fosfatado (5%).Alimentação dos filhotes: após o nascimento dos filhotes, a farinhada deve ser dada 2 a 3 vezes ao dia, para os pais alimentarem a ninhada.

Fonte de Pesquisa: Canarioshp.hpg.ig.com.br

Você Conhece Mesmo o seu Marido?

(QUE FIQUE CLARO UMA COISA: esta reportagem não pretende generalizar nada, desejo apenas alertar alguns casais que se casam às cegas, sem saber ao certo com quem estão se unindo, e acho que se existe uma profissão chamada Jornalismo, é para esse tipo de alerta e outros que não vêm ao caso no momento).

Quando nos deparamos com notícias como: ”marido mata esposa” ou “esposa é espancada pelo marido”... Ficamos chocados, não é verdade? Muitas vezes, é porque estamos morando com o nosso próprio inimigo e não sabemos.

O casamento é uma união entre dois seres estranhos. A gente conhece uma pessoa, se encanta, se apaixona e começa a namorar. Tudo parece perfeito. Amigos, jantares, baladas, sexo ... tudo, e então dizemos: “Nossa, tirei a sorte grande com esse cara, ele é tudo de bom para mim, perfeito”. Pois é, só que na verdade, a gente não conhece nada a respeito desse homem tão maravilhoso, não sabe como foi a sua infância, se ele maltrava os coleguinhas de classe, se ele tinha algum problema que os pais escondem de você, se teve algum problema neurológico. A gente conhece aquilo que ele quer que você conheça.

Antigamente, quando nossos pais se casavam, ainda havia um exame que o homem e a mulher tinham que fazer para saber se os dois tinham o sangue compatíveis, se não havia nenhuma doença venérea, etc e tal... Chamava-se “Exame Pré-Nupcial”. Hoje, ninguém mais sabe o que é isso.

Mas enfim, estamos encantados um com o outro, e vamos nos casar. Bem, o primeiro passo para alguém que não é adepto ao “ficar”, é o noivado. E se os pais da noiva gostarem do rapaz, aí sim, sem chance, eles farão de tudo para que você se case. Poderão até esconder fatos da infância dele para que você não caia fora. Ok. Finalmente, chegou o dia mais importante da sua vida, o dia do seu casamento. Depois do “Sim”, vem uma pequena Lua-de-Mel, e começa a vidinha de casados. Casa nova ou não, o que importa é que vocês estão casados e irão morar juntos de agora em diante.

É agora, que você vai realmente conhecer o homem da sua vida. Você está louca para ter filhos logo, mas ele não. Você tem um trabalho ótimo, onde trabalhava antes de conhecê-lo, de repente ele começa a implicar com o seu trabalho, até você pedir demissão. Até aí você continua achando tudo normal, e pensa: ele me ama demais, por isso não quer que eu trabalhe e nem que tenha filhos ainda. O sexo? O sexo começa a ficar cada vez mais difícil para ele te satisfazer. Ele começa a chegar tarde em casa, dando ótimas desculpas, nas quais você acredita em todas. Você começa a engordar aos pouquinhos, pois sem nada para fazer durante dia... Quando ele chega em casa mal leva um papo com você, janta e vai para a cama dormir, ou assistir ao futebol.

A sua única amiga começa a ser a comida, e não demora muito a bebida também. E você começa a se sentir a pior das mulheres do mundo, se olha no espelho e vê outra pessoa que não é você. Vê uma mulher feia , acabada, desleixada, gorda. Tudo o que você não era antes. Porque??? Porque ele está fazendo isso comigo???O que eu fiz de errado para ele me tratar feito um nada??? Quem ele pensa que é??? Ah... Chegamos ao ponto de partida.

De repente, vem um alerta na sua cabeça: “Ele tem outra. Ou, não me ama mais se é que algum dia amou. Mas o que ele queria de mim afinal? Porque se casou? Para mostrar aos pais ou aos amigos que era homem? Para ter uma empregada doméstica de graça? Por tudo isso junto? Ele é um monstro, isso que ele é”. Então, você decide virar o jogo, de hoje em diante, regime absoluto, nada de álcool, e muita ginástica.

E você consegue mudar, em seis meses já é outra mulher, ficou elegante, bonita, bem cuidada, emagreceu, mas nada mudou da parte dele, ou melhor, piorou, pois agora ele acha que você tem outro, e começam as brigas feias. Primeiro ele começa a bater em você sempre que você se arruma para ele. Ameaça que vai te matar se ele souber que você tem outro. E você vai ficando cada vez mais absorta em seus próprios medos, sem saber o que fazer. Até que um dia, tudo pode terminar em morte. E a sua vida termina.

E você, leitor, se pergunta: mas ela não precisava chegar a esse ponto! Bastava tê-lo deixado e o denunciado! E eu te respondo: às vezes um homem entristece tanto a própria mulher, não lhe dando o devido valor, o devido respeito, destruindo todos os sonhos dela, que a mulher prefere matá-lo a vê-lo novamente.

  • Agora me diz: o que é que um homem desses fez de bom por esta mulher? Nada, simplesmente, arruinou sua vida inteira. Porque? Porque era um doente mental, um psicopata, um traidor da pior espécie, um aproveitador de mulheres, um covarde. O qual ela deveria ter checado os antecedentes criminais dele antes de casar-se, pois na certa ela não foi a primeira mulher que ele arruinou, pode ter certeza.

Esse é o meu alerta, a todas as pessoas que se casam sem saber com quem estão casando. Verifiquem, peçam para alguém fazer isso por você se não puder, mas nunca case com os olhos vendados. Você pode estar dando um fim a sua vida ao invés de começá-la. Pense nisso. Por Lulucha

Powered By Blogger