sexta-feira, julho 17

Afinal, Você Sabe Mesmo o Que É um "Geek"?

Geek é uma expressão idiomática da língua inglesa, uma "gíria" que define pessoas peculiares ou excêntricas obcecadas com tecnologia, eletrônica, jogos eletrônicos ou de tabuleiro etc. A definição de geek mudou consideravelmente ao longo do tempo, e já não há um significado definitivo. Os termos nerd, dweeb e dork têm significados semelhantes como geek, mas muitos optam por identificar diferentes conotações entre estes termos, embora as diferenças sejam controversas.Em uma entrevista em 2007 ao Colbert Report, Richard Clarke disse que a diferença entre nerds e geeks é "geeks fazem acontecer."

Adeptos da doutrina geek definem o termo como um “técnico, doutor, autodidata, apaixonado pelo que faz e pelo que entende. Para o psicólogo Erick Itakura, do Núcleo de Pesquisa em Psicologia e Informática da Clínica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, geek e nerd são a mesma coisa. Em sua opinião, o que mudou ao longo dos anos foi à aceitação social das pessoas ligadas em tecnologia. - Antes, ficavam confinadas. Hoje, o que tem de comunidade sobre o orgulho de ser nerd no Orkut. Essas pessoas começaram a se encontrar, formar grupos sociais. De acordo com o diretor de comunicações do Google Brasil, Carlos Felix Ximenes: - Hoje tem valor em ser nerd! Aqui no Google, somos meio geek, e buscamos pessoas dedicadas, bons alunos, mas com facilidade de interagir. O Google procura nerd geek social.

Origem A palavra geek teve seu primeiro registro em 1876, como sinônimo de fool (bobo) e posteriormente passou a designar artistas ambulantes que ganhavam a vida exibindo-se nos mafuás ou nas ruas, em performances bizarras que incluíam arrancar a cabeça de uma galinha viva com os dentes ou comer insetos (bugs). Por analogia, passou-se a designar como computer geek aquele que ganha à vida "comendo" bugs de computador.

A expressão só adquiriu contornos positivos quando a tecnologia ganhou status de poder liberador. Nos anos 1990, o “Jargon File”, um léxico criado pela primeira geração de pioneiros da internet, definiu geek como "uma pessoa que escolheu a concentração no lugar da conformidade; alguém que busca objetivo (em particular, técnicos) e imaginação, não a adequação social padronizada. Geeks em geral sofrem de neofilia (atração por tudo aquilo que é novidade) e são adeptos de computadores".

Geek ou Nerd?

Como o Geek é uma nova geração de Nerds, mais descolados, eles podem ser distinguidos de seus antecessores por características singulares.

Um Nerd possui inteligência e capacidade mental natos, acima da media. É sociável, mas muito tímidos para popularidade.

Um Geek pode ser tão inteligente quanto um Nerd, porem, em alguns casos, essa é uma condição adquirida, pois a paixão pelo conhecimento e a avidez pela aprendizagem fazem com que geeks tornem-se especialistas em suas respectivas áreas tecnológicas.

Muitos geeks preferem utilizar seus conhecimentos em benefício próprio, pois, geralmente, são muito populares em seus núcleos sociais e por serem exímios articuladores políticos, dominam muitos assuntos para jamais serem excluídos de uma boa conversa, pois adoram um debate erudito.

As características citadas acima podem ser observadas em dois ícones internacionais do mundo dos softwares: Bill Gates e Mark Shuttleworth. Bill Gates, considerado o pai da informática moderna, possui inúmeras características que o estereotipam como um legitimo Nerd, com todas as qualidades e defeitos.

Do outro lado Mark Shuttleworth, fundador da Canonical Ltd e considerado o profeta da nova era de programação, um legitimo geek. O nerd social dos tempos atuais.

Características Na escola costuma(va) sentar-se nas cadeiras centrais e adora(va) corrigir seus professores e colegas;

Adora computadores e, freqüentemente, são capazes de programá-los;

Gosta de jogos de computador;

Gosta de tudo relacionado à alta tecnologia e gadget;

Gosta de ficção científica/fantasia em filmes, livros e jogos;

São consumidores potenciais de tecnologia e tudo o que for relacionado, e está antenado aos últimos lançamentos;

Internauta de carteirinha, passa maior parte do tempo em frente ao computador navegando na internet;

Tem sede de conhecimento, e quanto mais conhecimento adquire, mais deseja conhecer.

Gosta de leitura, na maioria das vezes se interessa por assuntos que a maioria não tem interesse ou desconhece;

Encontra soluções fáceis para as coisas, por ser uma pessoa que sempre está pensando de forma acelerada;

Tem o pensamento a frente das demais pessoas.

Fonte de pesquisa: Wikipedia

quarta-feira, julho 15

É Isso Que Você Realmente Quer?

Sobre a postagem: "Então Mulheres Mais Velhas Não têm Direito ao Amor?, Eu gostaria de deixar aqui a minha opinião do que eu penso em relação a isso tudo.

Vejam bem, se você se relacionar com um cara da sua idade ou um pouquinho mais velho, mas em perfeitas condições ...,tudo bem você está em casa. Agora, pensem bem numa coisa: chega um carinha de 20/25 anos e se apaixona perdidamente por você que já tem os seus 40 ou 50 ou 60 anos. O carinha é lindo, um tesão, que papo você vai ter com um cara que quando você tinha 20 ou 30 anos ele nem tinha nascido ou tinha 5 anos? Papo nenhum!!! Você vai querer lembrar a sua juventude com ele, ouvir as musicas que você curtia na época... o carinha vai ficar olhando pra sua cara, pois ele estava brincando de trenzinho naquela época, ele era praticamente um bebê, uma vez que nós mulheres depois que menstruamos nos tornamos quase adultas perto dos meninos e evoluimos muito mais rapidamente do que eles, até hoje (infelizmente) rsrs... Mas é sério a relação torna-se cansativa, pois só haverá companhia, não companheirismo, e sexo. Nada mais. Daqui há 10 anos ele vai estar um gato, e você uma baranga talvez, a não ser que você se mate de tanto se cuidar, malhar e fazer lipo. Apesar de que hoje em dia só envelhece quem quer ou não tem condições financeiras para tal. Você pode até estar com um corpinho sarado, uma pele bonita, mas como diz a reportagem a falta dos hormônios, do feromônio,(cheiro), faz muita diferença, quer um exemplo drástico? Pegue um espelho, coloque sobre as suas pernas e olhe para ele. Ops! Que susto hein? Cuidado!!! Não vai cair da cadeira...!!! Pois é minha amiga, é assim que você vê como a lei da gravidade é intransponível, e aí vem a pergunta: como é que eu posso fazer sexo com um cara lindo, ou em forma, desses se eu não posso nem ficar por cima dele? Sim, pois terá que fazer sexo com ele por cima, ou em outras posições, de preferência de costas para ele, rsrs, mas nunca, jamais por cima. É triste? Um pouco...

Agora se o cara é da sua geração, e está envelhecendo juntamente com você, o papo muda totalmente de figura, ele não vai ligar se a sua pele está caindo ou não pois a dele também estará, ele não ligar se você colocar os óculos para ver as horas ou para ler, pois ele também estará na mesma situação.Então é o que eu digo sempre, ficar com um cara pra dizer que você não está sozinha e nem carente, é pura besteira e perda de tempo e muitas vezes se torna ridículo. Como a atriz Michelle Pfeiffer que é linda, mas já está com mais de 50 e resolveu só fazer filmes com rapazes de 25 anos, porque isso? Medo da velhice? Medo de encarar?

Se você estiver de bem com a vida, de bem com você, não há necessidade de ter ninguém ao seu lado se não quiser, amigos sim, baladas, reuniões, ótimo. Melhor assim, do que estar com um carinha que não te entende e só te faz feliz sexualmente. É claro que tem as suas exceções, existem caras de 25/30 anos que tem uma tremenda cabeça, aí até vale a pena investir. Caso contrário, minha amiga... fique na sua. Compre um computador e vai no "bate-papo do Uol". Você vai se divertir de montão.

Pense bem antes de assumir uma relação dessas, pois é muito bom envelhecer a dois.

terça-feira, julho 14

Aonde Foi Que Eu Errei?

Hoje iremos abordar um outro tema, muito interessante e muito discutido também: Porque ele(a) desaparece depois de um tempo em que se estava teclando ou saindo, e alimentando de alguma forma, sentimentos amorosos?

O sumiço se dá de forma absolutamente imprevisível: depois do primeiro encontro, após uma conversa gostosa, que gera a expectativa de novos encontros; depois de um relacionamento mais íntimo num motel ou de uma grande intimidade que se estabelece durante uma viagem realizada pelos dois juntos. Mesmo os que moraram sob o mesmo teto durante algum tempo estão sujeitos a viver a experiência do sumiço.

O sumiço se dá sem explicações, inesperadamente. Aquele ou aquela que desaparece se torna, em geral, inacessível: não envia mais e-mails, não telefona, não responde a nenhum apelo do parceiro que deixou para trás: Sempre manda dizer que não está ou que viajou. As causas desse comportamento são as mais variadas. Tanto pode partir de uma pessoa tímida quanto de uma pessoa sádica, que tem prazer em fazer as outras sofrerem. Alguns indivíduos têm por hábito aproximar-se de pessoas carentes e que dão claras demonstrações de ingenuidade. Pessoas mais experientes e atentas não se deixam envolver por esses seres que, no entanto, se mostram muito perigosos para outras.

É preciso não ter vivido sempre numa redoma, ter tido experiências de vida como se tem no trabalho, em cursos etc. com pessoas de diversas classes sociais, para poder captar nuances que são indicativas de boas ou de más intenções. Mulheres e homens muito narcisistas, que se acham pessoas incríveis, superiores às demais, são em geral incapazes de reconhecerem suas deficiências (sobretudo as de cunho perceptivo), também são, paradoxalmente, mais ou menos fáceis de serem enganadas.

Aqueles que não aprenderam a dizer “não” e que por isso também não sabem ouvir um “não”, estão sempre preocupadas em não ferir as outras. Preferem desaparecer do que confessar que gostariam de ser apenas amigas. Essas pessoas são as que somem mas ficam muito culpadas de agir assim, diferentemente das outras, que não se sentem obrigadas a ficar com quem conheceram ou conviveram. Estas últimas são grosseiras quando não explicam suas razões. É como se cuspissem no prato que comeram, como diz o ditado.

Sempre que há um sumiço, o que foi “abandonado” se pergunta o que fez de errado para que isso tenha acontecido. Há pessoas que adoram gatos ou cachorros. Que lhes dedicam um enorme carinho. Mas todos conhecemos os que odeiam os mimosos felinos e os cães, tão fiéis. Imaginemos se os gatos e cachorros fossem se perguntar o que há de errado com eles por não serem alvo da devoção de todas as pessoas!É importante que se esteja atento à existência do pessimismo que faz com que se espere o pior, ao início de uma relação, divisando em qualquer sinal a prova de que os fatos negativos que viveram um dia vão se repetir outra vez. Esta postura interna termina por induzir os acontecimentos a terem sempre o mesmo desfecho.

Para finalizar, é bom lembrar que os sites de relacionamento são uma oportunidade excelente de as pessoas se conhecerem melhor e aprenderem a avaliar seu poder de sedução, sua facilidade de comunicação, seu grau de maturidade, de auto-estima, de segurança e de autoconfiança. A troca de e-mails, as conversas ao telefone, o primeiro encontro etc. podem não ter sucesso porque um dos dois tem problemas ligados a características que acabo de citar.

Muitas vezes a pessoa não fez nada de errado mas não agrada a uma por quem está apaixonada. Outras precisam procurar um terapeuta para ajudá-las a se relacionar de forma mais adequada com o próximo, e tirar maior partido das qualidades de ambos. É interessante que cada um se conheça mais a fundo para apreender com maior acuidade quem é a pessoa que está à sua frente. E se o parceiro sumir, não se ache um lixo! Pense que pode ter apenas perdido um falso diamante ou alguém que, apesar de ter qualidades dignas de serem apreciadas, não seria a pessoa certa para empreenderem a tentativa de serem felizes juntos.

Fonte de pesquisa; Dra. Thais Oliveira

segunda-feira, julho 13

Então, Mulheres Mais Velhas Não Têm Direito ao Amor???

OBS: A MATÉRIA É LONGA MAS É MUITO INTERESSANTE E DEVE SER LIDA.
Preconceito com mulheres mais velhas

Vou me referir aqui a uma questão que tem sido muito discutida atualmente. Trata-se de entender por que homens de determinada faixa etária dão explícita preferência a jovens com idade de serem suas filhas ou netas.Existe uma tendência a confinar mulheres menos jovens à marginalização amorosa. Acontece que a maioria das mulheres, aos 50 e até aos 60, que são vaidosas e pensam na saúde, estão se cuidando, e vale a pena assinalar que os 50 anos de hoje equivalem aos 40 dos velhos tempos, e assim por diante.

Mulheres de trinta são garotas, se comparadas às famosas balzaquianas (termo usado para as mulheres de 30 anos, a partir da obra de Balzac, escritor francês do século XIX). Hoje, provavelmente, Balzac falaria das mulheres de 40 anos e não mais nas de 30. As balzaquianas representavam a mulher em todo o seu esplendor, tanto física quanto mental.Ocorre de mulheres de 54 anos colocarem em seu perfil que têm 49. Podem fazê-lo uma vez que não aparentam mais do que isso. O fato é que falseiam a verdade e quando decidem contar a verdade ao seu parceiro o relacionamento acaba. Simples assim! Uma amiga minha, decidiu contar a idade certa às vésperas do primeiro encontro, o parceiro até então romântico e cheio de projetos para o futuro dos dois, achou abominável que a mulher tivesse tido a coragem de mentir a idade e... tudo foi pelos ares. O homem sentiu-se enganado! Ele deve ter pensado: se mentiu uma vez, mentirá sempre portanto não é confiável. Com efeito, o fato só se tornaria relevante se houvesse má fé por parte da mulher. Por exemplo: este homem deveria ter-lhe dito, claramente, que desejava ter filhos e que para ele a parceira deveria ter no máximo X anos.

Homens que estão passando dos 50 são muito apreciados por mulheres a partir de 40 anos. Em algumas circunstâncias, porém, eles sentem necessidade de ter um filho justamente nessa fase, para provar a si mesmos e aos outros que ainda não perderam a sua virilidade. Essa reação dos homens frente o passar dos anos é mais comum do que se pensa.Os que são inseguros e narcisistas não têm condições emocionais de se aproximar de uma mulher com mais de 40/45 anos. Ela lembraria a ele, pela própria idade, a fase em que se inicia o declínio da juventude que, se ele pudesse, adiaria para sempre.

Já homens na faixa dos 30 não têm esse tipo de problema com mulheres dessa idade. É impossível projetar nelas o que ainda não os ameaça: a idéia do envelhecimento e da morte.Outro fenômeno se observa com homens que se aproximam dos 60 anos: talvez por motivos psicológicos, precisam de corpos em que a perda do viço da juventude ainda não tenha se insinuado para que possam sentir-se sexualmente excitados. Querem um falso “espelho” que reflita o que eles já começaram a perder. O comportamento discriminatório em relação a mulheres mais velhas chega ao ponto de eles sentirem uma certa repulsa diante delas, bastando para isso que apresentem qualquer mácula em sua aparência – em geral, sinais de envelhecimento, como uma ruga, a pele menos viçosa, o corpo menos rijo etc.

Vale ressaltar que a idade, antes um dado pessoal, está sendo divulgada na mídia com naturalidade. A pergunta “Quantos anos você tem?” já não causa constrangimento a quem a faz. Essa curiosidade é tida como legítima e parece servir para avaliar as pessoas. Quando se trata de uma mulher e a indagação parte de um homem aparentemente interessado nela, existe implícita a dúvida: “Será que vale a pena investir em você no mercado amoroso?”. Ora, diante de preconceitos e comportamentos deselegantes e prematuros, as pessoas têm o direito de silenciar ou mentir. Este não é um critério confiável para se avaliar alguém e, no entanto, muitas mulheres se culpam quando não são sinceras.

Aos 60 anos, embora você esteja atraente e sensual, talvez alguém resolva considerá-la velha e entender que nessa idade não deve fazer ‘isto’ ou desejar ‘aquilo’. Aos 65, estará na estatística dos que entram na 3ª Idade. Você se dobrará ao que a sociedade decidiu por você? Cada fruto tem seu tempo de maturação e assim é também com o ser humano. Cada um tem seu momento para decidir se ficou idoso e do quê deve ou precisa abdicar.

Enquanto o preconceito domina, é preciso ignorá-lo e seguir adiante pelo próprio desejo e pela certeza de que, a essas alturas, é você quem deve saber o que é melhor para você.Como o preconceito com a idade da mulher, existe também em homens sensíveis e de bom nível intelectual. A preferência por parceiras jovens teria origem na própria espécie, já que o homem pode gerar filhos até uma idade bem avançada e por meios naturais, o quê não acontece com a mulher. Haveria, então, como que uma tendência instintiva do macho para continuar a cumprir sua função de reprodução, visando ainda o aprimoramento da espécie humana; daí procurarem as fêmeas mais belas, jovens e sadias.

Entre os animais irracionais, os tubarões são um bom exemplo: estão encarregados de eliminar peixes doentes e enfraquecidos pela velhice, realizando uma verdadeira varredura nos oceanos, eles devoram os que não podem ou não devem mais procriar.

Assim como as mulheres procuram homens ricos, fortes e poderosos, relegando os outros a segundo plano, se explicaria, também, desse ponto de vista, pelo “instinto” de preservação que a mãe teria em relação à sua prole.

Não se pode esquecer que o homem é o protetor ancestral da mulher.Levando-se em conta várias pesquisas, concluiu-se que a beleza é uma dádiva genética que só alguns recebem e que leva a resultados surpreendentes. Provou-se que mulheres e homens bonitos são tratados com mais consideração e atingem os postos mais disputados em sua profissão mais facilmente que os outros. A beleza é, portanto, um elemento facilitador de sucesso em todas as áreas. Com o passar do tempo, porém, a beleza começa a se esvair. Também os hormônios se alteram: diminui o estrogênio e aumenta a testosterona. Foi provado que a presença do estrogênio em maiores níveis no organismo feminino é sentida pelo homem e o atrái nessa direção,( o que se denomina: "feromônio" ) mais uma vez em função da procriação.

Até agora tudo parece conspirar contra as mulheres de mais idade. Será isso mesmo? Que tal pensarmos nas vantagens que os homens têm ao se ligar afetivamente a essas mulheres?

1) Elas não têm mais o instinto para a procriação, uma vez que, em geral, já cumpriram essa função; estão, por isso, mais atentas e disponíveis para outros aspectos prazerosos da vida;

2) Quando não estão muito carentes e ansiosas, não se privaram de experiências amorosas, se viveram um período de solidão, é quase certo que aprenderam o que é essencial para sua felicidade, e, da mesma forma, se tornaram mais compreensivas, tolerantes e generosas para com aquele que vierem a amar;

3) Elas estão se mantendo bonitas por mais tempo, graças a cuidados específicos e a recursos antes inexistentes; mulheres sozinhas dispõem de mais tempo para dedicar-se à conservação de uma boa forma e preocupam-se em ser mais atraentes, explorando tudo que têm a seu favor para compensar a desvantagem quanto à idade;

4) Enquanto os homens, guiados, a bem dizer, por instintos biológicos e/ou narcísicos, priorizam as experiências com jovens, mulheres da mesma faixa etária sabem poupar-se de experiências semelhantes, fadadas, quase sempre, ao fracasso. Na maioria das vezes, já viveram suas paixões e agora buscam uma relação sólida e amorosa, o que não subentende tédio e falta de emoção;

5) Muitas mulheres, de 45, 50 e até 60 anos, fazem reposição hormonal. Por técnicas artificiais de fecundação, uma mulher de 63 anos pôde dar à luz um filho absolutamente saudável, driblando os médicos, ao diminuir sua idade para 55, limite imposto para o tipo de procedimento usado nesses casos. Isso quer dizer que mesmo um indivíduo sem filhos pode tê-los com uma mulher de mais idade;

6) Com o tempo, muitos homens se dão conta do antigo desejo de terem uma mulher só para eles, e percebem que uma companheira saudável e de idade próxima da sua é a que pode realizá-lo nesse sentido. Com filhos criados e casados, muitas vezes já aposentadas, a convivência com essas mulheres é descoberta como sendo mais satisfatória do que a companhia mais exigente e trepidante da mulher de 20 ou 30 anos, com seu instinto materno a todo vapor.

Diferentemente dos animais, o ser humano sente desejo e busca realizá-lo; sempre que o faz em condições adequadas, o resultado é o prazer. Se a beleza e a juventude atraem o sexo oposto, não garantem de forma alguma a presença ou a manutenção do desejo, e, por conseguinte, do prazer. As fantasias humanas são as mais diversas e irão sempre se sobrepor em intensidade a qualquer instinto biológico. O objeto do desejo é fruto de singularidades do sujeito e comumente incompreensível do ponto de vista de processos conscientes. Assim, enigmático e mutante, é o desejo.

Gostaria de ressaltar que mulheres que não conseguem tirar partido do que têm à sua disposição a cada fase de sua vida costumam valorizar apenas o que foi perdido, e se tornam demasiado suscetíveis a qualquer frustração. Torna-se mais difícil para elas substituir crenças negativas por tentativas de contatos amorosos.

Em geral, elas assumem uma posição de competição com os homens, de crítica excessiva ao sexo oposto e inveja em relação às vantagens que lhe atribuem. Estas mulheres se mostram intolerantes, interpretando qualquer movimento masculino como sinal de rejeição e arrogância, e orgulham-se de alardear sua não submissão a eles.Na verdade estarão em grande desvantagem se não tiverem conseguido se livrar de seu amargor nem atingir um grau significativo de autoconfiança e aceitação de riscos inevitáveis.

Fonte de pesquisa: Dra. Thais Oliveira/ Lulucha

Um Perfil de Sucesso

Como preencher um perfil de sucesso em sites de relacionamentos

Quando você escolhe um ângulo melhor de seu rosto para fazer uma foto, isto não quer dizer que esteja enganando ninguém. Apenas escolheu o que mais a favorece. É correto e inteligente saber tirar partido do que se tem de bom. Enumerar, com modéstia, as próprias qualidades também é legítimo. Defeitos, todos têm e eles devem ser mencionados de forma bem humorada e não “dramática”.

Há pessoas que obtêm grande retorno nos contatos online pois não se preocupam em ser sinceras demais, chegando a exagerar nos próprios defeitos. Não mencionar os defeitos não é o mesmo que enganar os outros, não significa mentir para os outros. Afinal, ninguém é ingênuo a ponto de imaginar que exista alguém sem defeitos. Estes serão descobertos aos poucos e muitos deles são toleráveis para uns e não são toleráveis para outros. Aliás, o que é defeito aos olhos de uma pessoa, pode ser uma qualidade aos olhos de outra. Exemplo: Uma mulher que fala demais. Há homens que detestam mulheres faladeiras, enquanto que outros se deleitam em ouvi-las.

Outro: Um homem que seja fissurado num esporte pode ser insuportável para certas mulheres, enquanto que serão agradáveis a outras, igualmente entusiasmadas. Capriche nas fotos. Pense que um defeito que sobressai numa foto pode não ser percebido se o modelo estiver em movimento, quando encontrar pessoalmente quem viu seu perfil. Use sua autocrítica para preencher seu perfil. Depois de preenchê-lo, coloque-se no lugar dos que irão lê-lo. Imagine como eles entenderão o que diz e o que suas palavras poderão provocar em termos de simpatia, atração, emoção.

Há perfis sinceros e bem-humorados que despertam o desejo de se entrar em contato com o autor, e existem os outros, que despertam antipatia, desinteresse. Não seja piegas, repetindo mil vezes que é carinhosa/o e romântica/o. quando você fala muito sobre o quanto se dedica a quem ama, pode estar, sem querer, mostrando o quanto será exigente e cobradora/o com seu futuro parceiro/a, exigindo que ele retribua tudo na mesma moeda. Demonstre que tem auto-estima e caso não esteja com uma auto-estima elevada, não precisa ir contar isso à pessoa que está paquerando.

Não diga: “Ando muito carente!” Isso não impressiona bem e não será despertando a piedade de alguém que irá conseguir uma boa companhia. Aliás, é bom lembrar que se a relação que se inicia valer a pena você terá muito tempo para contar detalhes mais íntimos de sua vida.

CUIDADO! Não fale demais sobre si mesma! Evite demonstrações de preconceitos e pense duas vezes antes de escrever alguma coisa que faça com que pensem que você é interesseiro/a. Não chame a atenção para o que não interessa. Exemplo: Se você não for ou não se achar bonita/o, não precisa escrever que se acha feia/o. É possível que muita gente discorde totalmente de você.

Fonte de pesquisa; Dra. Thais Oliveira/ Lulucha

domingo, julho 12

Saiba o que é uma Pessoa Homofóbica

A homofobia (homo= igual, fobia=do Grego φόβος "medo"), é um termo utilizado para identificar o ódio, aversão ou a discriminação de uma pessoa contra homossexuais ou homossexualidade, ou genericamente de modo pejorativo, qualquer expressão de crítica ou questionamento ao comportamento homossexual. (Resumindo: é um gay enrustido).

Origem e significado O termo é um neologismo criado pelo psicólogo George Weinberg, em 1971, numa obra impressa, combinando as palavra grega phobos ("fobia"), com o prefixo homo-, como remissão à palavra "homossexual".

Phobos (grego) é medo em geral. Fobia seria assim um medo irracional (instintivo) de algo. Porém, "fobia" neste termo é empregado, não só como medo geral (irracional ou não), mas também como aversão ou repulsa em geral, qualquer que seja o motivo. Etimologicamente, o termo mais aceitável para a idéia expressa seria "Homofilofóbico", que é medo de quem gosta do igual.

Motivos para a homofobia Alguns estudiosos e indivíduos comuns atribuem a origem da homofobia às mesmas motivações que fundamentam o racismo e qualquer outro preconceito. Nomeadamente, uma oposição instintiva a tudo o que não corresponde à maioria com que o indivíduo se identifica e a normas implícitas e estabelecidas por essa mesma maioria, nomeadamente a necessidade de reafirmação dos papéis tradicionais de género, considerando o indivíduo homossexual alguém que falha no desempenho do papel que lhe corresponde segundo o seu género.

Algumas pessoas consideram que a homofobia é efetivamente uma forma de xenofobia na sua definição mais estrita: medo a tudo o que seja considerado estranho. Esta generalização é criticada porque o medo irracional pelo diferente não é, aparentemente, a única causa para a oposição à homossexualidade, já que esta atitude pode também provir de ensinamentos (religião, formas de governo, etc.), preconceito, informação ou ideologia (como em comunidades machistas), por exemplo.A homofobia (homo= igual, fobia=do Grego φόβος "medo"), é um termo utilizado para identificar o ódio, aversão ou a discriminação de uma pessoa contra homossexuais ou homossexualidade, ou genericamente de modo pejorativo, qualquer expressão de crítica ou questionamento ao comportamento homossexual.

Fonte de pesquisa: Wikipedia

Abatida pelo Tempo (Nossa Pousada)

  • Quando volto,
  • Abatida pelo tempo...
  • Meu corpo
  • Quebrado por dentro...
  • Tudo parece-me tão distante...
  • E é nesse instante...
  • Que te vejo.

  • Oh, sim...
  • Ainda sinto teu desejo...
  • Desejo de alguém,
  • Que um dia muito me amou...
  • E o perdí por pura covardia...
  • Quem diria...

  • Viví com alguém,
  • Que não queria...
  • Ano após ano...
  • Dia após dia...
  • Quando, finalmente me libertei...
  • Comecei a minha jornada...

  • Adquiri minha liberdade,
  • E saí da escuridão...
  • Andei milhas...
  • Quilometros, não sei...
  • Mas cheguei ao meu destino

  • Avistei a nossa pousada na praia...
  • Lá estava a minha parada...
  • De onde nunca deveria ter saído...
  • Corrí com todas as forças,
  • Que me restavam...
  • Mas estava abandonada...
  • Tu já não estavas...
  • Não sei se posso voltar atrás...
  • Não se pode consertar...
  • O que já está quebrado...

  • Mas dá para seguir em frente...
  • E cada passo do caminho...
  • Cada movimento...
  • Faz toda a diferença...
  • E do lugar onde saí...
  • E do lugar em que estou agora...
  • Posso afirmar...
  • Com toda a certeza,
  • Que ficar com você...
  • Foi a melhor coisa que me aconteceu...
  • O melhor passo que já dei...
  • Em toda a minha vida.

  • Agora, sinto-me cansada...
  • E mesmo sabendo,
  • Que isso é pura ilusão...
  • Sinto-me feliz,
  • Por ter aqui estado.

Powered By Blogger