quinta-feira, agosto 11

Você Está Solteiro Por Opção???

Você está solteiro por opção, condição ou convicção???


Certamente você já conheceu pessoas que se dizem solteiras por convicção. Sustentam a ideia de que não querem ou não precisam se comprometer com ninguém para serem felizes. Casos raros à parte, confesso que desconfio bastante desse tipo de posicionamento. Até porque, a maioria delas, apesar de não se entregar e nem vivenciar todas as particularidades de um relacionamento, em geral, estão em busca de envolvimentos superficiais. Ou seja, parecem mais estar com medo das implicações de um amor do que de fato felizes sozinhas.

Além desse tipo, há também os grupos dos solteiros por opção e por condição. O primeiro é, geralmente, composto por pessoas que decidiram se dar um tempo. Seja para se reverem depois de alguma decepção ou de uma longa relação, seja para aprenderem a lapidar ou até resgatar sua autoestima para que, num próximo encontro, sintam-se mais integradas consigo mesmas. Muito provavelmente, se conseguirem o que buscam, vivenciarão relações mais maduras e bem menos dolorosas.

Quanto aos solteiros por condição, trata-se do grupo de pessoas que, embora desejem namorar, noivar e até casar, por alguma razão particular, não tem conseguido realizar esse desejo. Poderíamos dizer que esse grupo, bem como o dos solteiros convictos ocupam posições extremas de uma mesma linha de raciocínio. Enquanto que o solteiro por opção seria uma espécie de equilíbrio.

Se você se encontra, neste momento, desejando viver um amor, e se esse desejo estiver à beira do desespero, sugiro que comece a considerar com carinho a possibilidade de se dar a chance de experimentar a solteirice com prazer. Em primeiro lugar, aposte na sua capacidade de descobrir particularidades sobre si mesmo que ainda não conhece. Porque, provavelmente, o fato de você não se conhecer mais profundamente tem contribuído significativamente para que você não atinja seus principais objetivos, inclusive na área afetiva.

Questione-se e pondere sobre questões que influenciam diretamente sobre o modo como você se sente em relação à pessoa por quem você se apaixona e, especialmente, sobre o modo como você se comporta. Seus sentimentos e comportamentos são, em geral, resultados do que você pensa sobre si e sobre relacionar-se, amar e entregar-se. Então, seja o mais sincero que conseguir ao responder perguntas como:

- O que você realmente pensa sobre si mesmo? Considera-se bonito, interessante, simpático, atraente, divertido???

- Sente-se seguro diante do outro e da vida???

- Confia em si, acreditando ser capaz de reconhecer suas emoções e falar sobre elas com quem você gosta???

- Quanto você reconhece suas qualidades??? Costuma sentir-se satisfeito com suas conquistas ou, na sua opinião, são sempre insuficientes???

- Considera-se realmente merecedor de ser amado??? Enxerga em si razões concretas para que alguém te admire, respeite e queira estar ao seu lado???

- O que tem a oferecer ao outro??? Sabe ouvir??? É otimista e companheiro??? O que acrescenta na vida de quem está por perto???

Enfim, muitas vezes, por falta de auto-observação, cometemos equívocos que levam por água abaixo muitas possibilidades de encontros especiais. Estar solteiro por opção pode ser um momento precioso para você promover uma verdadeira recauchutagem em seu próprio ser. Esteja certo de que decisões como essas podem revelar você como um “partidão”, alguém de quem a gente quer, no mínimo, ser um grande amigo. No mais, a magia do amor vai dar conta!


Obs.: Quando se chega aos 60 ou 70 anos, é muito saudável a pessoa ter um companheiro(a), para sair, se distrair, ir ao teatro, cinema, viajar, etc... Não precisa ser, necessariamente, um namorado ou amante, mas sim um amigo, aquele que se pode contar em todos os momentos. Que não haja segredos entre vocês. Às vezes, isso se torna muito difícil, pois com esta idade achamos que ninguém será capaz de se interessar por ninguém, principalmente, quando sabemos que não estaremos mais com tudo em cima, mas vale a pena tentar, porque não??? Afinal, a idade está na cabeça e não na aparência. Se você se sente jovem, não deixe de aproveitar a vida à dois. Além de saudável, faz muito bem ao ego. Quem sabe o seu companheiro não apareça justamente na 3ª idade??? Nunca se sabe o que estará reservado a nós no futuro... Portanto, solteiro ou não, uma amizade concreta com o sexo oposto, é sempre bem vinda. Saibam que nesta idade, é quando, realmente, estamos preparados para o outro, pois já vivemos o suficiente para nos conhecermos e conhecermos o outro.

Fonte de pesquisa: Par Perfeito e Lulucha



quarta-feira, agosto 10

Os Seus Porquês

Por que sinto mais fome no frio???

Chega o inverno e inúmeras guloseimas típicas da estação aparecem. Quando as temperaturas estão baixas, o organismo gasta muito mais energia para manter o calor do corpo. O fato é que toda essa energia só pode ser obtida por meio das calorias que estão presentes nos alimentos. Sendo assim, se uma pessoa está tentando emagrecer, não deveria entrar em uma sauna quente, e, sim, em uma câmera fria. Nessa situação, o corpo será forçado a gerar mais calor para manter a temperatura corpórea, consumindo dessa maneira as calorias extras. Quem responde: Durval Ribas Filho, médico nutrólogo e presidente da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN).

Por que acordo quando sonho que estou caindo???

Existem três respostas para essa pergunta. A primeira é a mioclonia hípnica, que ocorre no estágio de sono leve. Ela está associada ao cansaço físico e mental e ao estresse. Nesse caso, a pessoa sonha que está caindo, reage à sensação - sentando ou até mesmo se levantando - e acorda. Já quando a pessoa acorda, mas não consegue lembrar o motivo, pode ser um caso de epilepsia mioclônica. Se existem casos de epilepsia na família, é recomendada a investigação por um neurologista. No terceiro caso, ocorre o transtorno comportamental do sono chamado de REM. Ele acontece durante o sono pesado, em que a pessoa sonha profundamente e não deve se mexer.

Por que tenho cabelo branco ainda jovem???

A cor dos fios de cabelo, e também da pele, é determinada pela melanina. A quantidade de produção desse pigmento depende da genética, entretanto alguns fatores externos, como o estresse, podem antecipar o aparecimento dos fios brancos. Infelizmente, ainda não existe um tratamento médico comprovado que retarde ou impeça que eles apareçam- além da já conhecida tintura de cabelo. É preciso, também, atenção em casos de doenças que causam o sintoma, como o vitiligo. Nessas situações, recomenda-se consultar um dermatologista imediatamente, já que os fios brancos podem ser revertidos com o auxílio de um tratamento específico.

Por que a visão fica ruim depois de usar o computador???

O computador em si não prejudica a visão, mas pode causar algum desconforto devido ao cansaço visual que provoca. Sintomas como olho seco, lacrimejamento e vermelhidão acontecem pela diminuição da lubrificação ocular, já que a pessoa pisca menos quando está em frente à máquina. Além disso, a musculatura ocular é mais requisitada para a leitura (visão de perto e intermediária), agravando esses sintomas. Para evitar o desconforto, é recomendada uma pausa a cada 40 minutos. Olhe para o horizonte, use colírio lubrificante (prescrito pelo oftalmologista) e fique atento à luz ambiente e à altura da tela - que devem ser ajustados de acordo com cada biótipo de usuário.

Fonte de pesquisa: Viva saude





Em Qual Posição Você Dorme???

A posição mais saudável para dormir

Tem quem prefira dormir de lado. Outros não abrem mão de deitar-se de costas. Uma coisa é certa: a maneira como você dorme influencia diretamente na disposição com a qual você acorda



1 De lado

ÓTIMA POSIÇÃO

Pode ser considerada a melhor posição para dormir porque a coluna fica alinhada e a respiração é tranquila. Praticamente não há contraindicações. O único cuidado é com o tamanho do travesseiro. "Ele deve ter a mesma altura que o ombro para garantir que a coluna fique alinhada", recomenda Alexandre Iutaka. O travesseiro deve ser ligeiramente mais alto do que o de quem dorme de barriga para cima. Ou podese também dormir com dois travesseiros, o de baixo de espuma mais firme para sustentar o de cima, de material mais suave, uma vez que ficará em contato com o rosto.

2 De barriga para cima, com travesseiro baixo

BOA POSIÇÃO

Nesse caso o corpo fica bastante reto. O travesseiro serve para alinhar a cervical com o restante da coluna. Os braços podem ser deixados ao lado do corpo ou sobre o abdome. É uma das melhores posições para dormir. "Mas não é indicada para quem ronca muito porque favorece a apneia. Nesses casos, melhor dormir de lado", aconselha Iutaka.

3 De lado, com almofada no meio da perna

ÓTIMA POSIÇÃO

Além de todas as vantagens de se dormir de lado, a almofada entre as pernas soma ainda mais uma. "Ela evita o contato entre os joelhos e, como diminui a torção da bacia, ajuda a relaxar a musculatura lateral da coxa", explica Alexandre Cristante. É a melhor posição para o sono da gestante. À medida que a gravidez avança, o quadril se alarga e, consequentemente, aumenta a distância entre as pernas. Com a almofada, evita-se o desconforto.


De barriga para cima, com travesseiro alto

POSUIÇÃO RUIM

Apesar de boa parte da coluna ficar reta, o travesseiro muito alto provoca um desvio na cervical, na região do pescoço. "Com isso, aparecem as dores, que podem se tornar crônicas", diz Cristante. Para evitar que isso aconteça, a cabeça não deve ficar mais alta que o restante do corpo.

Uma história antiga conta que uma rainha estava em busca de uma verdadeira princesa para casar seu filho. Várias pretendentes bateram à porta do castelo, mas nenhuma delas era uma princesa de verdade. Certo dia, apareceu uma moça muito fina, dizendo-se uma princesa perdida, a pedir abrigo. A rainha quis, então, testar a veracidade do que a moça dizia. Na hora de preparar a cama da donzela, colocou uma ervilha e vários colchões sobre ela. "Somente a sensibilidade de uma princesa poderá perceber essa ervilha durante o sono", pensava ela. No dia seguinte, a tal moça acordou, agradeceu e elogiou muito as acomodações, mas fez uma observação: um pequeno calombo a incomodara durante a noite toda e ela estava com o corpo todo dolorido. Estava lá uma perfeita princesa.

Nem todo mundo é tão sensível quanto a tal princesa. Mas a questão é que qualquer coisa errada entre os lençóis e o colchão pode, sim, atrapalhar muito o sono. A posição em que se dorme é uma delas. As principais consequências de dormir em uma posição inadequada são cansaço, se alguma região for pressionada a ponto de interromper a circulação, formigamento e desvio de coluna a longo prazo. "Aparecem ainda dores musculares na região do pescoço e no dorso, devido a contraturas do músculo trapézio, e dor muscular lombar", descreve o ortopedista Marcelo Wajchenberg, do Hospital Israelita Albert Einstein (SP). Cada um tem que encontrar a posição que lhe cabe melhor. Mas o ideal é quando a coluna fica absolutamente reta. "Eu aconselho as pessoas a dormirem de lado, com um travesseiro um pouco mais alto para alinhar a cabeça com a coluna, e outro entre as pernas. Ou ainda de barriga para cima, com um travesseiro não muito alto sob a cabeça", aconselha o ortopedista Alexandre Sadao Iutaka, do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (USP). De bruços, a pessoa é obrigada a torcer o pescoço para respirar, o que causa incômodos.

O tempo lá fora

Nesse tempinho frio não é raro acordar como a princesa da história com dores no corpo. O problema geralmente tem a ver com a posição, que causa dores musculares. Para se esquentar, a pessoa fica mais encolhida, o que acaba contraindo os músculos e facilitando a má postura. "Pessoas com osteoatrose também costumam ter mais dores pela manhã nesse período", diz Iutaka.

Mas não é somente a coluna que é afetada pela posição durante o sono. Até a pressão cardíaca pode ser alterada. Um estudo realizado pela American Hearth Association monitorou 271 homens com idade média de 50 anos, sem nenhum problema de saúde, durante o sono. Primeiro, fizeram a medição enquanto os voluntários dormiam de barriga para cima, depois quando viravam de barriga para baixo. Na média, nessa segunda posição, a pressão subiu de 12,5 para 13. Em um quarto dos casos o aumento foi maior ainda, de até 1,5.

Colchão e travesseiro

Dois objetos são muito importantes para manter a boa posição: o travesseiro e o colchão. O travesseiro não pode ser muito alto para não deixar o pescoço torto. Mas suficientemente alto para manter a coluna alinhada. Seu tempo de uso varia em função de o quanto a pessoa transpira. "Mas lembre-se: o travesseiro deve ser trocado, no máximo, a cada dois anos", recomenda o médico Alexandre Fogaça Cristante, do Instituto de Ortopedia e Traumatologia (SP).




De barriga para baixo

PÉSSIMA POSIÇÃO

É a pior posição para dormir. "A coluna quase sempre fica torta porque a pessoa é obrigada a torcer o pescoço para poder rodar a cabeça e, assim, respirar. E a torção não é bem tolerada pela coluna vertebral", explica Marcelo Wajchenbert. É bastante comum quem dorme desse jeito acordar com torcicolo e dores nas costas.

Um colchão pode ser usado por um período de cinco a dez anos e há vários tipos. Os de espuma são os mais comuns. Nesse modelo o importante é a densidade, que varia de acordo com o peso de quem vai dormir em cima dele. As lojas de colchão têm tabelas que ajudam a escolher. O D (de densidade) 28, por exemplo, é indicado para pessoas de até 60 quilos. No caso de um casal, deve-se escolher a densidade de acordo com a pessoa mais pesada. O colchão de espuma costuma ser a opção mais barata, mas também é a que se deforma com mais facilidade. Por isso, deve ser trocado a cada cinco anos. O colchão de molas é outra opção, que podem ser entrelaçadas ou ensacadas. No caso dos casais, o melhor é escolher um modelo de molas ensacadas. Assim, o colchão não balança inteiro quando uma das pessoas se mexe. O tipo mais moderno de colchão é o de viscoelástico, que se molda ao corpo e dá uma boa sustentação para a coluna. É o mais caro de todos.

DIGA-ME COMO DORMES...

...e te direi quem és. A posição que você dorme pode revelar algo sobre sua personalidade. Essa foi a conclusão da pesquisa realizada por Chris Idzikowski, da Universidade de Surrey. Segundo o estudo, quem dorme...

...na posição fetal é considerada uma pessoa tímida e sensível.

...com a barriga para cima e os braços esticados ao lado é alguém mais reservado, muitas vezes calado e que não gosta de arrumar confusão.

...de lado, com os braços ao longo do corpo, é fácil de se relacionar, sociável e gosta de fazer parte de um grupo. Muitas vezes é considerada uma pessoa ingênua.

...de lado, com os braços estendidos à frente do corpo, é desconfiado e cínico. Demora para tomar decisões, mas, quando o fazem, não mudam mais de opinião.

...de barriga para cima, com os braços também para cima, ao redor do travesseiro, é bom amigo, sempre pronto a escutar os outros e a oferecer sua ajuda. No entanto, não gosta de ser o centro das atenções.

...de bruços é ousado, mas pode ser nervoso. Não gosta de críticas ou situações extremas.

Fonte de pesquisa: Viver Bem





Você é Organizada???

Falta de tempo???

Acredite, você não é a única mortal a sentir que terminou o seu dia fazendo menos do que havia se proposto. Veja como realizar mais tarefas em muito menos tempo

Otimize o tempo

Ordenar 20 tarefas mentalmente é mais difícil do que olhar um pedaço de papel e dividir as prioridades. Quando escritos, os afazeres permanecem pendentes até que você tome a decisão de eliminá-los. A lista ajuda a organizar as ideias, reduz a sobrecarga da mente, aumenta a chance de realização de tarefas e eleva a produtividade. Quer ver??? De acordo com uma pesquisa da Universidade da Califórnia, nos EUA, pessoas que fazem listas semanais se exercitam 80 minutos mais do que aquelas que não cultivam esse hábito. Ao criar a sua, inclua atividades que devem ser realizadas com regularidade (levar o cachorro para passear às 8), as que você não curte, mas são imprescindíveis (preparar o relatório para o chefe das 14 às 17) e as que você faz por prazer (ler um livro à noite). Eu, particularmente, faço a minha lista de tarefas todos os dias, caso contrário esqueço e acabo não fazendo o que deveria.

Pense a curto, médio e longo prazo

Quem não sabe utilizar a lista em seu favor vai transformá-la em fonte de stress. Divida seus objetivos em três. Faça a lista do que você vai fazer hoje, outra para os próximos dias e uma terceira com atribuições para quando tiver tempo. Mas a mais importante é a de hoje.

Tome decisões certas

Muitas vezes não sabemos tomar decisões e adiamos a situação. Anotar os prós e contras ajuda a enxergar o problema e a perceber as consequências daquela decisão. Estabeleça objetivos realizáveis, nem fáceis nem difíceis demais. Se decidiu começar a correr, caminhar na esteira por 10 minutos pode ser tão fácil que nem se sentirá estimulada, enquanto correr por 30 minutos será exagero. Comece com 20 minutos, intercalando corrida e caminhada, e aumente gradativamente.

Conheça-se

Para descobrir o que quer (e não o que a sociedade espera de você), aprenda a se conhecer. Isto é fundamental, por exemplo: o que já fez com prazer (dançar???); o que defendeu com firmeza (alguém atacado injustamente???); o que priorizou mesmo tendo que fazer concessões (sacrifícios para comprar sua casa???); o que a faz perder noção do tempo (ler determinados livros???). Veja o que há de comum nessas atividades. Esse processo vai ajudá-la a desvendar o que é importante para você.

Como organizar a lista

Adote uma ferramenta única para organizar sua lista. Pode ser uma agenda de papel ou, se fizer o tipo high-tech, um aplicativo do iPhone, como o To-do List, que separa os afazeres, visualiza a agenda da semana e arquiva tarefas já realizadas. Outras opções funcionais, são o Word e o Excel. Há ainda softwares organizadores como o Microsoft Outlook, que contém seção de tarefas e calendário. Alguns sites também servem para esse fim, como www.google.com.br (clique em mais/agenda).

Divida as tarefas grandes

Você não é a única com mania de empurrar as obrigações com a barriga. A procrastinação, nome técnico desse hábito, faz parte da natureza humana, todos nós temos a tendência de não encarar afazeres demorados e complexos. Se precisar, anote como na agenda. Crie uma ordem numérica de prioridades e comece pelo mais fácil e rápido.

Use a internet

Tarefas não precisam ser chatas. Fazer compras, por exemplo, é divertido. Escreva o que precisa e confira as opções disponíveis na internet. Para roupas e acessórios, uma dica é o Brandsclub (www.brandsclub.com.br), site de compras com ofertas de grandes marcas. Antes de arrematar o primeiro lote, é necessário se cadastrar e aguardar a aprovação numa lista de espera. Em outra frente, há supermercados que entregam as compras, como o Pão de Açúcar. Pra tudo tem jeito, basta se organizar.

Fonte de pesquisa: MSN e Lulucha

domingo, agosto 7

Será Que Ainda Gosto Dele???

Ainda gosto dele???

A lembrança de um amor quase sempre é dolorosa, às vezes gostosa, mas quando lembramos das coisas que fazíamos juntos, de tudo o que passamos juntos, daquilo que poderia ter sido e não foi, a gente sente tristeza, um não-sei-quê de não ter cumprido direito a nossa tarefa. O incômodo persiste. Não importa quanto tempo tenha passado, a dúvida assombra quando bate a carência sob os cobertores em um dia frio: será que ainda gosto dele??? Será que êle ainda pensa em mim???

Lembranças e associações ao ex

Parece que tudo conspira para que você se lembre dele, não é??? Saiba que não é bem assim. Segundo terapeutas, o seu inconsciente é o real responsável por associar tudo com aqueles momentos vividos a dois. Quando a relação e o final estão bem resolvidos, a gente não se afeta com as lembranças. E isso é bem verdade.

O psicólogo especializado em relacionamentos e em ansiedade Alexandre Bez complementa: "Algumas pessoas não conseguem se libertar das amarras emocionais do passado. A partir daí, o que aconteceu vira uma fantasia e as pessoas vivem olhando para trás. Assim não dá para tirar o ex da cabeça".

Manter hábitos do relacionamento antigo

Segundo o psicólogo, o inconsciente age decisivamente para associar o prazer às experiências anteriores, mantendo o vínculo com o passado sem que se perceba. "Sabe aquele seriado que vocês viam juntos??? Se, no final do relacionamento, você sente mais obrigação do que vontade em assistir ao programa, isso denota um vínculo afetivo", exemplifica ele.

Forçar encontros

O pior é quando você passa a frequentar os mesmos lugares e ambientes sociais do ex, como clube e academia, mantendo-se no cotidiano do antigo par. Buscar bares e festas nas quais você sabe que ele pode estar também entra na lista. Inconscientemente, a pessoa está tentando se manter presente e faz uso de uma série de desculpas psicológicas para fingir que são encontros por acaso. E não tem coisa pior do que você entrar num lugar desses e dar de cara com o seu ex com outra.

Se incomodar com qualquer notícia do ex

Não querer saber mais nada sobre a vida do "falecido", como muitas apelidam o ex, é um direito. Contudo, se a qualquer notícia ou aparição dele algumas emoções são despertadas, do tipo; o coração dispara, nesse caso a confusão ainda está dentro de você. Quando tudo está bem resolvido, você não sente mais nada. Se ainda tem alguma coisa que pega, que acende aquela ‘luzinha', é sinal de que algo precisa ser bem assimilado. Ter ciúme e se incomodar quando tocam no nome dele são os maiores exemplos.
Não estar disposta a experimentar

Se você acha que a fórmula de relacionamento com o ex deu tão certo que nem quer experimentar outra, o sinal amarelo está ligado. A pessoa parece não estar aberta a coisas novas, não consegue se empolgar com nada. O gosto muda muito, é dinâmico, mas é muito atrelado ao sentimento. E o principal indício aparece entre quatro paredes. Sexualmente, a pessoa não se solta por inteiro.
Comparar as atitudes

E quando você começa a fazer comparações???
A comparação é inevitável quando você ainda está muito ligada à tal "fórmula bem-sucedida" da relação terminada, pois ela se torna em um referencial de felicidade. A pessoa acaba comparando as semelhanças e as diferenças, sempre dando mais peso à diferença, como se contasse contra. Ela, no entanto, deveria começar a experimentar novos gostos e atitudes ao invés de comparar.


Em casos mais extremos, a busca por um novo parceiro nos moldes do antigo pode levar quase a uma tentativa de clone. A pessoa busca alguém fisicamente parecida com o ex e passa não apenas a comparar, mas a transferir as características do ex ao atual, já que eles são semelhantes fisicamente. Cuidado amiga, não entre nessa nóia.

Lembrar-se só dos bons momentos


A velha máxima de que "só dá valor quando perde" é o combustível para trazer à tona apenas as boas lembranças. As atitudes positivas do ex são mais contundentes do que os defeitos. E é nessas horas que deve entrar o apoio dos amigos. Quando a pessoa termina, ela está sempre pensando sobre a relação e relembrando os momentos bons. Daí a importância de pessoas que estejam fora da situação para lembrá-la dos episódios ruins e impedir uma idealização fantasiosa.

Fonte de pesquisa; Bolsa de Mulher e Lulucha
Powered By Blogger