Aumentar o seu Page Rank é um desejo comum de autores de sites e blogs, porque o Google PageRank é provavelmente o indicador externo mais relevante para o número de novos visitantes - e conseqüentemente para o faturamento, quando o site tem anunciantes (ou Adsense) ou faz vendas.
O PageRank (o nome é uma referência a Larry Page, um de seus criadores e fundador do Google) é o método matemático que o Google emprega para atribuir o grau de relevância relativa de cada uma das páginas incluídas em seu índice.
Exibido aos usuários na forma de um número natural entre 0 e 10, o PageRank é calculado por uma série de fatores, do qual o mais essencial é o conjunto de outros links na web que apontam para a página sendo avaliada - o PageRank considera que cada link que uma dada página recebe é equivalente a um “voto” na sua popularidade, mas neste caso nem todos os votos contam da mesma forma: links recebidos de um site com PageRank alto recebem peso maior do que os recebidos de sites com PageRank baixo.
Muito já se escreveu e se especulou sobre o funcionamento, uso e abusos do PageRank, e o artigo da Wikipedia sintetiza boa parte do que se sabe de concreto a respeito. Mas o resumo geral é que, dada a popularidade do Google como orientador de tráfego na Internet, ter um PageRank alto é uma fonte segura de um fluxo contínuo de novos visitantes para um site ou blog.
PageRank como índice de popularidade
PageRank alto não é garantia de conteúdo de qualidade, mas apenas de popularidade. Entretanto, como qualquer mecanismo de ranking com critérios matemáticos, ele exerce um poder de filtragem, de tal forma que quando o Edney Souza tentou fazer uma lista dos blogs brasileiros com Page Rank 6, ele não conseguiu listar mais do que 15 (contando o dele próprio entre eles).
Hoje a lista dele, que é de janeiro, já está desatualizada (alguns dos blogs citados à época hoje têm PR 5) e certamente existem mais alguns novos a acrescentar, mas o grupo de blogs brasileiros com PR 6 é bastante restrito.
Considerando o que se conhece sobre a fórmula do Page Rank, as receitas mais seguras para alcançar um determinado nível de Page Rank envolvem receber links de sites com este mesmo Page Rank (ou superior), o que ajuda a tornar muito mais difícil para um blog ou site pessoal brasileiro ultrapassar o PR 7 (ou mesmo o 6, que sob este aspecto é até relativamente comum). Mas esta dificuldade é muito mais um fator de motivação do que um obstáculo, sob o ponto de vista dos autores.
O PageRank não tem uma fórmula constante: o Google faz ajustes do cálculo periodicamente - às vezes de forma mensal, outras vezes em intervalos diferenciados. Como conseqüência, às vezes ocorre flutuação do índice atribuído a algum site, mesmo que o site em si, ou os links para ele, não tenham se alterado. Às vezes ele passa meses seguidos como PR 7, e depois passa outros tantos como PR 6, embora o número de links para ele, o layout e outras variáveis relacionadas ao cálculo variem pouco. A fórmula muda e o resultado se altera, como é natural.
Analisando os números um pouco mais de perto, é possível perceber que mais de 85% da diferença deve-se a visitantes adicionais que o Google passou a gerar, uma vez que na realidade brasileira os sites com PR 6 têm grandes chances de aparecer na primeira página de resultados de pesquisas no Google, sobre os assuntos mencionados neles. Em uma série de outros sites nacionais, o Page Rank alto faz toda a diferença .O John Chow, freqüentemente citado por aqui quando o assunto é monetização de blogs, recentemente alcançou pela primeira vez o PR 6 em seu blog, e também registrou a experiência, com detalhes e números sobre o impacto na visitação.
Como consultar - e aumentar - o seu Page Rank
Existem muitas formas de consultar o Page Rank do seu site - a barra de ferramentas do Google oferece este recurso, há uma extensão do Firefox, e até mesmo sites que consultam o PR de uma página em dezenas de datacenters diferentes do Google, o que é útil quando queremos saber o que está havendo durante a implementação de um recálculo do Page Rank.
Aumentar o Page Rank do seu site ou blog não é algo simples e nem imediato, mas as técnicas de SEO (Search Engine Optimization, ou otimização para sites de busca) ajudam. Mas não abuse delas, ou você perceberá que está escrevendo seu site para o Google, e não para seus leitores. E o pior: eles perceberão isso também. Para aumentar seu PR sem errar a mão, veja as dicas :
Veja aqui algumas dicas: o objetivo básico do jogo é conseguir o máximo de links para o seu site, de preferência em sites conhecidos, bem freqüentados e de forma destacada. Os links trazem visitantes ao seu site, e são a métrica básica para os sites de pesquisa avaliarem a popularidade do seu blog.
A relevância também é importante, por isso é sempre melhor se o link contiver algumas palavras-chave interessantes. Para obter links sem ser um chato pedinte, você pode recorrer a diversas estratégias:
Disponibilize conteúdo inédito e de boa qualidade: isto é o que faz a Internet girar, e é o item para o qual sempre há demanda: um bom artigo ou uma boa história, inéditos (não necessariamente exclusivos) e bem escritos. Escreva conteúdo original e bom, e os autores de outros blogs e sites vão querer linkar para você, mesmo que você não peça e nem os avise.
No começo, claro que você vai ter de recorrer a outras das estratégias para que eles fiquem sabendo que seu blog existe, e passem a acompanhá-lo.
Você pode escolher alguns provedores e ferramentas, mas se quiser fazer algo definivo, pense bem antes de hospedar seu blog em provedores públicos como o Blogger e similares - eles são muito bons para diários pessoais e pequenos projetos, mas podem não acompanhar as demandas do seu crescimento.
Ofereça antes, não peça. A melhor forma de fazer o seu nome e seu link saírem da obscuridade em direção ao sucesso é oferecer algo que o público esteja procurando, e antes que alguém mais o faça.
O conceito de exclusividade de informação é estranho à Internet, mas consistentemente ser o primeiro a divulgar uma informação quente, ou escrever um tutorial sobre um tema inédito, é uma forma segura de ser notado, e atrair links naturalmente, sem ter de pedir a ninguém. Se você não fizer poeira, come poeira, como diria o Ricardo Semler - e se você não tiver conteúdo inédito, terá que se esforçar bastante para encontrar algum outro valor que o substitua, como a amplitude ou profundidade da cobertura.
Usar os diretórios e agregadores públicos: sites como o BlogBlogs, Rec6, Planet*, Technorati, Yahoo, Del.icio.us, Google Reader, Dmoz e muitos outros têm suas próprias maneiras para você se inscrever, notificar sobre seu conteúdo e manter atualizados os links e descrições para o seu blog. Tire proveito disso, e sempre leve em conta que os sites de busca consultam vários destes índices e incluem os dados deles na hora de calcular o score do seu blog.
Procure e mantenha parcerias e links cruzados: se você tem vários sites ou blogs, não deixe de regularmente publicar links entre eles. E sempre que surgir a oportunidade de uma parceria com outro site de conteúdo similar ou complementar ao seu, avalie com atenção. De modo geral, vale a pena fazer parcerias de links cruzados, mas não é desejável fazer isto a qualquer preço, ou com qualquer site.
Não trate seu blog como ilha, nem seus links como tesouros: publique links para conteúdo externo sempre que julgar relevante, mesmo que não tenha nenhuma garantia de que vai receber um link em retribuição. No mínimo, você vai estar facilitando a vida dos seus usuários (quem não odeia ler uma notícia em um portal e não ter o link para o site original que a publicou?), e há grande chance de que a retribuição aconteça.
Não seja você mesmo uma ilha em seu blog: participe em outros blogs, fóruns, revistas, jornais e serviços on-line, converse com seus autores, divulgue o trabalho deles, comente, sugira e atue. Não faça isso esperando recompensas imediatas, e nunca tente disfarçar de comentário uma propaganda sua. O retorno é natural e sempre maior do que o esforço que você teve, se a sua atuação tiver sido sincera.
Estimule os comentários: comentários freqüentes nos posts são um atrativo importante, e também ajudam a gerar uma atmosfera de popularidade. Comentários são um fenômeno que se auto-sustenta se o seu conteúdo for suficientemente atualizado, mas às vezes é difícil fazer com que eles comecem a surgir. Uma dica, se o seu blog não for um projeto individual, é que os mantenedores se habituem a comentar (com conteúdo ou questionamentos relevantes, e não apenas elogios) os posts uns dos outros. Quem clicar para ver os comentários existentes já estará quase fisgado para deixar os seus, também.
Outra dica é incluir uma pergunta instigante, ou um convite à complementação pelos leitores, no final do post.
Acompanhe as estatísticas: todo provedor de hospedagem minimamente decente oferece estatísticas sobre os acessos ao seu site, e você pode complementá-las muito bem com sistemas gratuitos como o Google Analytics ou mesmo com a instalação de softwares adicionais. Saber o que as pessoas estavam pesquisando no Google quando chegaram ao seu site, ou de que outro site elas vieram, qual o formato das telas delas, em que horários e dias da semana elas vêm mais freqüentemente, quais os artigos mais vistos por elas e várias outras informações é essencial para que você saiba o que está dando certo, e possa maximizar o retorno dos dias da semana, horários e palavras-chave mais fortes.
Assim que puder, anuncie: Se o seu site exibe anúncios, leve em conta que depois de atingir um certo volume de faturamento, com certeza vale a pena reservar uma parcela dele para publicar anúncios do seu próprio site em serviços como o Adwords do Google, ou em portais nacionais.
Fonte de pesquisa: Efetividade.com