Vou falar hoje sobre os comentários negativos que recebemos diariamente em nossos blogs. Em primeiro lugar é impossível agradar a gregos e troianos. Portanto, sempre teremos comentários negativos e positivos. Acontece que um comentário negativo, pode influenciar todos os outros comentários. E isso é ruim para o seu blog, mas como impedir? Quando você pública comentários positivos com elogios, todos os outros comentários serão positivos. Isto ocorre porque quando a pessoa se depara com um comentário negativo e ela concorda com o que foi dito acaba se estimulando a escrever um comentário apoiando as críticas.
Se você tem um blog com fins lucrativos você não deve aprovar comentários negativos nos seus posts. Vamos exemplificar. Imagine que você tenha um blog sobre turismo. Gasta um enorme tempo preparando um belo post sobre dicas para curtir melhor uma viagem a Fernando de Noronha. Certamente você verá diversos anúncios de agências de viagem, pousadas e empresas aéreas vendendo serviços para quem deseja viajar para Fernando de Noronha. Seu objetivo é atrair pessoas que estão pensando em viajar para a ilha e assim se encontram predispostas a clicar em anúncios relacionados a esta viagem.
Depois de publicado o post você recebe como primeiro comentário uma crítica de uma pessoa que viajou para Fernando de Noronha e que simplesmente detestou a viagem. É evidente que parte das pessoas que viajam para Fernando de Noronha gostam e parte não gostam e isso se aplica a qualquer ponto turístico. Nem sempre é culpa do ponto turístico. Imagine o marido que gosta de montanha e a esposa que adora praia. O marido vai detestar viajar para Fernando de Noronha para acompanhar a esposa. A culpa não é de Fernando de Noronha.
E para terminar de piorar a tal pessoa que fez o comentário negativo ainda criticou uma grande operadora de viagens de Fernando de Noronha e uma das principais empresas aéreas que fazem voos para a ilha. Sendo que estas duas empresas exibem anúncios neste post do seu blog.
Então você resolve publicar as críticas por acreditar que o seu blog é um espaço democrático, de uso público, livre onde as pessoas falam o que da na telha delas. Com isso feito todos os outros comentários serão negativos. Todo mundo que viajou para Fernando de Noronha e não gostou vai deixar um comentário no seu post. Pessoas que nem viajaram para lá mas que tem preconceito também vão publicar coisas negativas. Pessoas que não tem nada para fazer vão publicar comentários para por mais lenha na fogueira. E quem tem experiências positivas da viagem vai se sentir inibido a falar sobre suas boas experiências.
As pessoa que estavam pensando em viajar para Fernando de Noronha e que certamente iriam clicar nos seus anunciantes vão desistir depois de lerem tantas críticas. Se existe uma crítica para uma determinada empresa é provável que o anunciante não goste e remova a publicidade o seu blog. Colocar críticas contra empresas e pessoas no seu blog também vai contra as normas do Google Adsense. A regra diz que não pode existir conteúdo violento, intolerância racial ou manifestação contra indivíduos, grupos ou organizações em um site com Google Adsense.
Fazer críticas a uma empresa é se manifestar contra uma organização. A empresa afetada pode formalizar uma reclamação junto ao Google Adsense e você pode ter seu blog banido graças a comentários negativos de seus visitantes.
Como você pode ver não é nada lucrativo publicar comentários negativos nos seus posts que visam lucro. Pode não parecer democrático mas devemos nos lembrar que blogs são espaços privados de interesse privado. Você não pode entrar em um supermercado e se achar no direito de colocar uma placa com textos criticando o consumo de bebidas alcoólicas. O supermercado não é um espaço público onde você pode exercer seu direito de opinião. O supermercado vende bebida alcoólica e não está interessado em permitir que você divulgue qualquer coisa que diminua suas vendas dentro do seu espaço privado de vendas.
A mesma coisa acontece com os blogs lucrativos. Se você está escrevendo para divulgar pacotes turísticos de Fernando de Noronha é um direito seu só aprovar comentários positivos sobre a viagem de Fernando de Noronha.
Ai alguns vão dizer assim: Ahhh… e onde fica a credibilidade dos blogs? Tem muita gente que tende a comparar blogs com órgãos da imprensa como jornais, telejornais, etc. Um blog não é um jornal. Blogueiro não é necessariamente jornalista. O blogueiro de blogs lucrativos está mais para um vendedor ou um marketeiro que tem compromisso com a propagação de informações que geram vendas e lucros. Compromisso com a verdade, com a imparcialidade, com a credibilidade é para os jornalistas e não para vendedores e marketeiros. Se publicidade fosse feita com base na verdade não teríamos comerciais sobre cerveja e refrigerante que são produtos que fazem mal a saúde onde essa informação é omitida em suas peças publicitárias.
Fonte de pesquisa: Blog Lucrativo