Falta de tempo???
Acredite, você não é a única mortal a sentir que terminou o seu dia fazendo menos do que havia se proposto. Veja como realizar mais tarefas em muito menos tempo
Otimize o tempo
Ordenar 20 tarefas mentalmente é mais difícil do que olhar um pedaço de papel e dividir as prioridades. Quando escritos, os afazeres permanecem pendentes até que você tome a decisão de eliminá-los. A lista ajuda a organizar as ideias, reduz a sobrecarga da mente, aumenta a chance de realização de tarefas e eleva a produtividade. Quer ver??? De acordo com uma pesquisa da Universidade da Califórnia, nos EUA, pessoas que fazem listas semanais se exercitam 80 minutos mais do que aquelas que não cultivam esse hábito. Ao criar a sua, inclua atividades que devem ser realizadas com regularidade (levar o cachorro para passear às 8), as que você não curte, mas são imprescindíveis (preparar o relatório para o chefe das 14 às 17) e as que você faz por prazer (ler um livro à noite). Eu, particularmente, faço a minha lista de tarefas todos os dias, caso contrário esqueço e acabo não fazendo o que deveria.
Pense a curto, médio e longo prazo
Quem não sabe utilizar a lista em seu favor vai transformá-la em fonte de stress. Divida seus objetivos em três. Faça a lista do que você vai fazer hoje, outra para os próximos dias e uma terceira com atribuições para quando tiver tempo. Mas a mais importante é a de hoje.
Tome decisões certas
Muitas vezes não sabemos tomar decisões e adiamos a situação. Anotar os prós e contras ajuda a enxergar o problema e a perceber as consequências daquela decisão. Estabeleça objetivos realizáveis, nem fáceis nem difíceis demais. Se decidiu começar a correr, caminhar na esteira por 10 minutos pode ser tão fácil que nem se sentirá estimulada, enquanto correr por 30 minutos será exagero. Comece com 20 minutos, intercalando corrida e caminhada, e aumente gradativamente.
Conheça-se
Para descobrir o que quer (e não o que a sociedade espera de você), aprenda a se conhecer. Isto é fundamental, por exemplo: o que já fez com prazer (dançar???); o que defendeu com firmeza (alguém atacado injustamente???); o que priorizou mesmo tendo que fazer concessões (sacrifícios para comprar sua casa???); o que a faz perder noção do tempo (ler determinados livros???). Veja o que há de comum nessas atividades. Esse processo vai ajudá-la a desvendar o que é importante para você.
Como organizar a lista
Adote uma ferramenta única para organizar sua lista. Pode ser uma agenda de papel ou, se fizer o tipo high-tech, um aplicativo do iPhone, como o To-do List, que separa os afazeres, visualiza a agenda da semana e arquiva tarefas já realizadas. Outras opções funcionais, são o Word e o Excel. Há ainda softwares organizadores como o Microsoft Outlook, que contém seção de tarefas e calendário. Alguns sites também servem para esse fim, como www.google.com.br (clique em mais/agenda).
Divida as tarefas grandes
Você não é a única com mania de empurrar as obrigações com a barriga. A procrastinação, nome técnico desse hábito, faz parte da natureza humana, todos nós temos a tendência de não encarar afazeres demorados e complexos. Se precisar, anote como na agenda. Crie uma ordem numérica de prioridades e comece pelo mais fácil e rápido.
Use a internet
Tarefas não precisam ser chatas. Fazer compras, por exemplo, é divertido. Escreva o que precisa e confira as opções disponíveis na internet. Para roupas e acessórios, uma dica é o Brandsclub (www.brandsclub.com.br), site de compras com ofertas de grandes marcas. Antes de arrematar o primeiro lote, é necessário se cadastrar e aguardar a aprovação numa lista de espera. Em outra frente, há supermercados que entregam as compras, como o Pão de Açúcar. Pra tudo tem jeito, basta se organizar.
Fonte de pesquisa: MSN e Lulucha
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