sábado, novembro 6

Quanto de Sal Podemos Ingerir por Dia???

O sódio retém líquido???

Nosso organismo utiliza uma série de recursos para manter o equilíbrio dos líquidos do corpo. Quando os níveis de sódio ficam altos no sangue, ocorre a liberação de alguns hormônios resultando na retenção de líquidos. Esse efeito pode aumentar o volume de sangue circulante e sobrecarregar o coração, elevando a pressão arterial. Pessoas que sofrem de hipertensão se beneficiam claramente da redução da ingestão de sal e sódio. Bons hábitos alimentares também auxiliam no controle da pressão arterial, como ingerir mais fibras e menos alimentos ricos em gordura animal saturada. Alimentos ricos em cálcio também contribuem para o bom controle da pressão arterial.

Diminuir o sal nas preparações não é sinônimo de comida sem gosto. Para isto, as ervas são excelentes aliadas, pois são aromáticas e saborosas. Basta variar as ervas adicionadas como: estragão, orégano, sálvia, alecrim, tomilho, manjericão, salsinha e cebolinha.

Como evitar o consumo excessivo de sal???

Além de não exagerar no sal no preparo dos alimentos, é preciso cuidado com os alimentos industrializados (até os doces, balas, bolos e biscoitos) que incluem esse tempero de forma camuflada. O melhor é conferir a composição na embalagem e preferir alimentos e temperos naturais.

o Não acrescente sal aos alimentos já prontos.

o Nunca tenha um saleiro à mesa.

o Evite conservas e enlatados como picles, azeitona, aspargo, patês e palmito.

o Prefira alimentos frescos em vez dos processados.

o Evite o aditivo glutamato monossódico utilizado em alguns condimentos e nas sopas pré-preparadas.

o Dê preferência ao queijo branco ou ricota sem sal a outros tipos de queijo.

o Evite salgadinhos para aperitivo com adição de sal, como batata frita, amendoim e tantos outros.

o Evite embutidos (lingüiça, salsicha, mortadela, presunto, salame).

o Substitutos do sal ou sal diet podem ser úteis para algumas pessoas, mas só devem ser consumidos sob orientação médica ou de nutricionistas.

Fatos importantes

Com o passar dos anos, o organismo diminui sua capacidade de eliminação de sódio. Portanto, pessoas mais idosas devem redobrar seus cuidados em adoção ao sal e sódio. Esse fato, associado à menor elasticidade dos vasos sangüíneos com a idade, pode aumentar as chances de infarto e derrame. Outro ponto interessante e útil é que o excesso de sal pode piorar os sintomas da tensão pré-menstrual (TPM).

Alguns alimentos e seu teor de sódio:

•pizza (1 fatia) - 640 mg

•suco de tomate (180 ml) - 660 mg

•batata frita (30 g) - 175 mg

•pão branco (2 fatias) - 250 mg

•bolachas salgadas (30 g) - 430 mg

•Usar especiarias, ervas aromáticas, alho, cebola, mostarda.

•Reduzir a ingestão de alimentos processados e preferir os naturais, como verduras e frutas, que têm menos de 10 mg de sódio por porção. Uma porção de carne, peixe e frango tem por volta de 100 mg de sódio. Mas quem não gosta de um belo churrasco com sal grosso??? De acordo com o que vimos aqui, somente de vez em quando e sem exagero.

Segundo dados obtidos através de pesquisas, a Austrália é o nº1 em consumo de sal, lá são consumidas por ano 190 milhões de pizzas e 80% das comidas são congeladas.

Os médicos e nutricionistas recomendam utilizar-mos 4 grs de sal por dia, cerca de 3/4 de xíc (chá).

Cuidado com o consumo de sal

O maior problema do sal está no sódio, presente também em muitos produtos industrializados. Saiba as conseqüências do consumo exagerado de sal e alguns truques para evitá-lo.

Há muito tempo ouvimos os médicos dizerem que reduzir a ingestão de sal previne doenças do coração, principalmente a pressão alta (hipertensão). Na maioria dos casos de hipertensão, somente a redução do sal na comida não é suficiente, mas que ajuda, ajuda.

Qual o problema do sal???

O sal de mesa é também conhecido como cloreto de sódio e o problema está no sódio e não no cloreto. Sabe-se que o sal de mesa tem 40% de sódio, mas ele está presente também em vários produtos industrializados que consumimos diariamente, como pães, queijos, cereais, bolachas, enlatados, etc.

Por que o sal faz mal para quem tem pressão alta???

A elevada ingestão de cloreto de sódio (sal de cozinha) faz o organismo reter mais líquidos e aumentar de volume, podendo levar ao aumento da pressão sangüínea e causar a hipertensão, responsável por infarto e acidente vascular cerebral. O consumo excessivo de sal pode também afetar os rins.

Diminua o sal e compense com ervas


Diminuir o sal nas preparações não é sinônimo de comida sem gosto. Para isto, as ervas são excelentes aliadas, pois são aromáticas e saborosas. Basta variar as ervas adicionadas como: estragão, orégano, sálvia, alecrim, tomilho, manjericão, salsinha e cebolinha.

Fonte de pesquisa: Agua na Boca, Saude.Terra e Lulucha

Nenhum comentário: