sexta-feira, novembro 6

Engorda, Emagrece, Engorda, Emagrece....

Veja quais são os fatores do efeito "sanfona":

OS 5 HÁBITOS QUE ENGORDAM

1-DIMINUIÇÃO DOS HORÁRIOS ENTRE AS REFEIÇÕES O alimento ingerido durante o tempo de digestão de outro, retarda o processo digestivo. Aos poucos, o estômago também distende (aumenta o tamanho da barriga), devido à grande quantidade de alimentos consumidos. Após algum tempo, inclusive, a sensação de saciedade só será obtida com um maior volume de comida, ou seja, ganho de peso.

2-DOCES COM SALGADOS, FRUTAS COM COMIDA, SUCOS NA REFEIÇÃO Cada tipo de alimento precisa de substâncias específicas para sua digestão. Em certos casos (como nos exemplos acima), a enzima necessária no processo digestivo pode ser inibida pela presença de outro nutriente. Misturar determinados alimentos, além de provocar a fermentação do que é ingerido, pode até triplicar o valor calórico de cada refeição.

3-BEBIDAS FERMENTADAS COM COMIDA A cerveja e o vinho são bebidas fermentadas e calóricas (devido ao álcool). Portanto não é interessante consumi-las junto às refeições - sobretudo para quem está de dieta.

4-ALIMENTAÇÃO NOTURNA Quanto mais tarde você for para a cama, mais leve deve ser a refeição. O ideal é consumir alimentos mais complexos (carboidratos) na primeira metade do dia - nesse período o metabolismo é mais acelerado. Passar o dia sem se alimentar e jantar à noite, faz você emagrecer durante o dia e engordar no período noturno. Deve-se, portanto, comer para gastar e não para dormir. A alimentação noturna desencadeia uma "guerra" entre a digestão e o repouso, provocando insônia ou sono muito leve. Além disso - só para se ter uma idéia - aproximadamente duas horas após adormecer, é liberado no sangue o hormônio do crescimento (GH), o qual, na fase adulta é responsável pelo rejuvenescimento. Quando há a ingestão de carboidratos nesse período, a taxa de glicose no sangue aumenta, inibindo esse hormônio e favorecendo a entrada de gordura na célula. Ou seja, você engorda e ainda envelhece.

5- NÃO COMER PARA EMAGRECER MAIS RÁPIDO Evite "pular" as refeições para emagrecer mais rápido. Esse hábito faz o organismo "perceber" a falta de alimentos como carência e, para compensar, desacelera o metabolismo (gasto calórico). Com isso, ocorre o efeito platô (a perda de peso estaciona). Pois não há alimentos para queimar.

OS 5 HÁBITOS QUE EMAGRECEM

1 - ATIVIDADE FÍSICA Em qualquer tipo de exercício, o organismo aumenta o metabolismo (gasto energético), necessário para realizar o esforço físico. Tal processo contribui, eficazmente, para o emagrecimento.

2 - TOMAR 2 a 3 LITROS DE ÁGUA POR DIA O ideal é dividir essa quantidade várias vezes ao longo do dia. Seu consumo é fundamental para diluir as toxinas produzidas no organismo. Quem está em processo de emagrecimento e não beber esse precioso líquido, de forma adequada, enfrentará duas situações: o organismo não irá metabolizar a gordura e acionará seu mecanismo para retenção de líquido. Tais fatores dificultarão a perda de peso.

3 - VARIAR O CARDÁPIO Evite repetir os mesmos alimentos todos os dias da semana. Também não repita o mesmo item, mais de uma vez ao dia. Ao variar o cardápio, o organismo não o percebe como "dieta" e, dessa forma, o emagrecimento torna-se mais fácil.

4 - MELHORAR O HÁBITO INTESTINAL A fibra faz parte de uma alimentação saudável e completa. Embora não sejam absorvidas pelo organismo, desempenham funções importantes como: o bom funcionamento intestinal, a redução dos níveis de colesterol e glicose no sangue. Além disso, facilita a digestão e promove a sensação de saciedade.

5 - ESTABELECER METAS O primeiro passo é alinhar o seu objetivo ("O que eu quero?") ao que realmente será feito - AÇÃO. Se estiver em busca de um "milagre externo" para emagrecer, sua intenção será apenas um sonho. Portanto, foque suas intenções e determine-se rumo ao que almeja.

Fonte: Dieta Já

2 comentários:

Claudinha disse...

Tô péssima! Rsrssrs! Não bebo a água que deveria, não ingiro muitas fibras, como entre refeições e pouco vario os alimentos. Ainda bem que não como muito!
Bjs!

Aleenfermagem disse...

Olá! Sou gordinho para não dizer gordão e estou iniciando um tratamento de emagrecimento e suas dicas foram muito importantes para mim. Nessa luta que vou entrar agora a força de vontade é importante de mais e houvir e ler coisas assim é muito bom. Bela postagem.
Beijos!

Powered By Blogger