terça-feira, janeiro 11

Casar Engorda???

Pesquisas comprovam que mulheres casadas ou em relacionamentos estáveis tendem a engordar mais do que as solteiras. Mas será que este é um caminho sem saída???

Fatores emocionais

Olha o estresse... mais uma vez. Pode ser ele o causador de você ter trocado a calça 38 pela 40. Com o casamento, ocorre uma mudança de papéis. Mesmo sendo, geralmente, uma mudança positiva, ela está associada à tensão de morar com alguém que tem hábitos diferentes dos seus, e vem a ansiedade... E a ansiedade pode ser descontada na comida - nunca na alface ou na aveia, mas sim no que te dá mais prazer, como chocolate e hambúrguer. Sem contar que algumas mulheres começam a ter preocupações financeiras que antes, na casa dos pais, não tinham.

Pode parecer machista e retrógrado, mas é fato que a maioria das mulheres fica com uma pontinha de sensação de dever cumprido ao se casar ou entrar em um relacionamento sério. A fase da competição acaba. Se antes existia a vontade de ter alguém para dividir a vida e era necessário conquistar esta pessoa, agora, teoricamente, a procura terminou. E aí o que acontece??? Você relaxa, come e se acomoda. Depois do casamento, entram outras preocupações, como casa, gravidez, filho. Parece até que elas precisam ficar largadas para dar conta da casa.
Não podemos esquecer que temos de ser bonitas e saudáveis pela nossa autoestima e não pelo amado. Não tem o menor cabimento se acomodar. Até porque, com o tempo, o metabolismo fica mais lento. Atividade física e controle alimentar são para o resto da vida. E mais, é casada que você tem que se cuidar mais ainda, à não ser que você não ligue para as amantes que seu maridão possa vir a ter...Mulheres não se esqueçam que de "biscates" a sociedade está cheia!!!
Depois que casou, você diz: "Conquistei minha liberdade. Posso fazer e comer o que quiser!!!" Vai nessa... O preço que se paga por isso é alto!!! Tá cheio de meninas, que secasam lindas e em pouco tempo se tornam uns horrores. Engordam, não se maquilam, se vestem mal, não tratam mais do cabelo como antes, e aí começam as brigas, as implicancias por pequenos probleminhas, e por aí vai. Chega uma hora que o marido começa a olhar para o lado!!! O credo popular de que casar engorda ganhou nova comprovação científica com recente estudo da Universidade de Queensland, na Austrália, publicado no jornal norte-americano The New York Times. Eles acompanharam mais de 6 mil mulheres com o peso normal, inicialmente entre 18 e 23 anos, por um período de dez anos.

Os resultados não deixam dúvidas: aquelas com companheiro e filhos engordaram em média 9 quilos; as que tinham um companheiro, 7 quilos; e, por último, as solteiras sem filhos acrescentaram 5 quilos. Ainda não há um consenso entre os cientistas para explicar o porquê do aumento de peso maior entre as mães. A explicação mais aceita é fisiológica - o corpo se ajusta metabolicamente com o excesso de peso e é mais complicado reverter este processo, ainda mais depois de dar à luz. Agora, as mulheres sem filhos que engordam depois de se amarrarem ao amado não têm esta desculpa. A mudança que leva às gordurinhas extras é, sem dúvida nenhuma, comportamental.

De olho nos hábitos

Se a cabeça muda com um compromisso sério, o dia a dia, então, nem se fala. Depois do casamento, cada fim de semana passa a ser na casa de uma pessoa para almoçar. Começam as visitas aos padrinhos, às familias, e a comida sempre na mesa. Além das visitas, tem os casais que aprendem a cozinhar e adoram a brincadeira - cada dia é um prato novo e irresistível.

O gasto calórico também costuma diminuir. Antes era preciso um deslocamento para o casal se encontrar. Agora, basta ir do quarto para a sala e da sala para a cozinha. O dinheiro que ia para a academia também pode ter destinos mais "importantes", como a reforma do banheiro ou aquela máquina de lavar nova. E dá para manter a forma sem bancar a chata e mudar toda a programação que o seu gato fez pra vocês???
Aí vão algumas dicas:

*Quando for jantar fora ou fazer um jantarzinho em casa, prefira um prato leve e saboroso.

*Fale com jeitinho que os mimos que ele te dá não precisam ser de chocolate. Flores têm o mesmo efeito e não são de comer!!!

*Nunca coma a mesma quantidade que o seu amor. Ele provavelmente é maior que você e, certamente, tem o metabolismo mais acelerado.

*Na escolha dos programas, que tal fazer uma caminhada no parque ou na praia em vez de passar a tarde no cinema ou em um barzinho?

*É importante ter hobbies saudáveis, como praticar esportes. Escolha um que seu namorado também goste e aí vai ficar mais fácil .

*Se não forem viajar no fim de semana, não deixe de praticar esportes e não abuse de bebidas alcoólicas e petiscos calóricos.

Por que as solteiras são mais magras???

Além daquela ideia de que mulher solteira precisa ficar mais bonita para conseguir alguém para chamar a atenção, ter um namorado ou marido demanda tempo - tempo este que pode ser usado para ir à academia, por exemplo. Mulheres solteiras também costumam sair menos para jantar do que as comprometidas e podem apresentar um hábito que ajuda bastante a gastar calorias, o de sair para dançar.

Existe uma construção social que diz que as mulheres têm de se manter bonitas e magras para ter um homem que se interesse por elas.Com os homens, isso não acontece. Eles paqueram a mulher mais bonita do mundo, não importa se são feios ou não.

Eles também evitam jantar fora durante a semana e fogem de comidas congeladas e lanches. Dá o mesmo trabalho que preparar uma salada com um grelhado. Ainda mais hoje que tudo já vem higienizado e basta ter um grill elétrico. Está vendo??? Não precisa abrir mão de uma vida feliz a dois para ser magra para sempre. O que começa como prazer, acaba virando hábito. O segredo é quebrar este piloto automático. Ou seja, encontre alternativas tão prazerosas quanto e com menos calorias.

Fonte de pesquisa: Corpo a Corpo e Lulucha

Nenhum comentário:

Powered By Blogger