sexta-feira, fevereiro 20

Os Pássaros ou Eu?

(Outro dia lá estava eu no Google, procurando um site com fotos de pássaros pois quero comprar mais um passarinho e não sei qual, quando de repente me deparei com este artigo, que escreví para o Jornal Gosto de Ler no dia seguinte em que comprei os meus Diamantes de Gould, realmente, este mundo dá muitas voltas..). Sinceramente, eu sou uma negação para criar quaisquer animais dentro de casa. Aconteceu uma coisa gozada comigo neste final-de-semana, e gostaria de contar para vocês. Pode ser que algum de vocês já tenha passado por isso também, o que eu acho difícil, pois essas coisas só acontecem comigo. Acho eu, né? Eu comprei um casalzinho de pássaros no sábado, não sei por que, mas comprei. Foi tipo assim... Paixão à primeira vista sabe? O casalzinho é lindo, é da raça “Diamante de Gould”, o macho tem a cabecinha vermelho vivo, o peito branco e amarelo e as asas verdes. E a fêmea tem a cabecinha preta o peito lilás e branco e as asas verdes. Lindos. Amei. Então perguntei ao dono da loja se davam muito trabalho, o que eles comiam essas coisas todas... É claro que ele me disse: minha sra. essa raça é muito dócil, e não dá problema nenhum pode levar sossegada. E como eu faço para criá-los? Pois eu nunca criei animal nenhum, portanto não tenho a menor prática. – Ele disse: eu vou ensinar o básico para a sra., e a sra. verá como é simples. – Eu disse: Ok, eu vou levar, mas o sr. já me dá todas as comidas e todos os apetrechos necessários para deixá-los confortáveis e sadios. – Pode ficar tranqüila. Eu já vou colocar todas as rações nas caixinhas , a vitamina, a ossiba, assim quando a sra chegar em casa só coloque a maçã (deste jeito), o jiló (deste jeito) e a água. Certo? - Certo. - Aqui está tudo o que a sra. irá precisar. Olha, pra facilitar eu vou até fazer uma listinha para a sra., saber o que é que tem de ser feito amanhã de manhã. Depois de feito isto aqui (me mostrou a listinha) a sra. esquece, e só mexe novamente no dia seguinte, senão eles podem ficar estressados (Estressados???). Ah, e não se esqueça de comprar uma maçã e um jiló molinho, o resto está tudo certo e colocar a água. Se quizer coloque a banheirinha também com água limpa e deixe e não esqueça também de colocar uma folha de almeirão, deste jeito, e deixe, pois eles gostam. Ok. Peguei todas as coisas, a gaiola com os meus lindos passarinhos e fui para o mercado comprar a maçã, o jiló e o almeirão. Estava radiante! Chegando em casa, olhei um local para pendurá-los na área de serviço, achei! Ótimo, agora é só bater um prego, pendurá-los e pronto! Até aí, sem problemas! Olhei a listinha que o moço tinha me dado e disse: moleza!Quem é que não vai saber cuidar de uns bichinhos tão fofinhos quanto estes, não é mesmo? Fácil! Bem, cortei uma fatia de maçã, uma de jiló, e peguei uma folha de almeirão, quando fui colocar eles quase quebraram as asas de tanto susto. E eu idem. Mas também, 1º dia é assim mesmo. Mas por ser lindinhos demais, a gente quer ir vê-los de hora em hora, e sem perceber começa a varrer o chão de hora em hora também. Normal. No dia seguinte...Domingão... 07h00min da manhã, eu acordei super preocupada para ver se eles ainda estavam vivos e bem. Estavam. Aí eu pensei: bom já que eu me levantei, vou aproveitar pra limpar a gaiola, trocar as comidinhas, etc..., pois às 11:00min. eu tenho que estar pronta e arrumada, pois o Téo (meu namorado) vai passar me pegar. Então, se eu fizer tudo agora, ainda sobra um tempinho pra tirar mais uma soneca. Sonolenta, eu fui vai até o local da gaiola e os pássaros já começaram a se debater que nem loucos, estavam acesos, e piando como nunca! Peguei a listinha que o dono da loja me deu, e comecei: 1º) Tire o saquinho debaixo da gaiola e limpe. – Limpei. 2º) Recoloque o saquinho limpo embaixo da gaiola, (nessas alturas os pássaros estavam voando baixo de tão assustados, e eu falando com eles como se eles estivessem me ouvindo). Ah, esquecí que antes de recolocar o saquinho limpo, eu tinha que limpar o chão da gaiola, retirei o saquinho, limpei o chão da gaiola e repus o saquinho. Uau!!! 3º) Agora... deixa ver... Ah, tirar as caixinhas das rações, e colocar ração nova. E quem disse que eu conseguia tirar aquelas benditas caixinhas??? Os pássaros loucos comigo e eu com eles. Finalmente, conseguí. Puxa pensei que não ia conseguir! Troquei as rações e recoloquei as caixinhas, com dificuldade, mas coloquei. 4º) Olhar se ainda tem vitamina. Graças a Deus tinha!A essas alturas os pássaros já estavam pra lá de assustados pulando de poleiro em poleiro feitos loucos. Normal. 5º) Retirar o recipiente de água e colocar água limpa. Lavar a biqueira. E vocês acham que eu conseguia tirar aquele bebedor da gaiola? Quase quebrei a gaiola, mas tirei. Lavei, enchi de água e recoloquei.Vocês pensam que é fácil? È uma luta romana. 6º) Agora... a maçã, o jiló e a folha de almeirão. Cortei tudo bonitinho, lavei a folha, e apertei bem a maçã entre as grades, o jiló, também e pendurei a folha.Os pássaros olhavam pra mim como se eu fosse uma raridade mundial. 7º) Agora, eu vou colocar a banheirinha deles, e pronto, vou dormir mais ...Caracas! Já são 9:00 e eu ainda nem arrumei o meu quarto , o banheiro, a sala, não tomei banho, não arrumei a cozinha, não me arrumei, como é que eu vou fazer tudo isso? E as minhas plantas? (Eu tenho um jardim de plantas exóticas na minha casa, e só eu que cuido). Fantástico! Peguei a tal da banheirinha, na hora que eu abri a portinha para colocar lá dentro, os 2 quase se arrebentaram, e pulavam de um lado para o outro, estavam enlouquecidos, foi uma briga de foice para eu conseguir colocar aquela bendita banheira dentro da jaula, ou melhor, da ... gaiola. Era eu ou êles, pois já estava ficando sério o negócio entre a nós.Já era uma questão de honra! Quando achei que tinha terminado com esses pássaros, dei uma olhada para o chão, gente do céu, tinha cisco, cocô de passarinho pra todo lado. Eu, não, me-re-ço!!! Peguei a vassoura, um pano, varri e passei um pano no chão. Pronto! Agora, só amanhã. Corri que nem doida, pra conseguir estar pronta pelo menos às 13:00, o Téo quase pegou os passarinhos e jogou pela janela. E por pouco não terminou tudo comigo. Resultado: perdemos o compromisso. E eu estava completamente EXAUSTA. Hoje eu já estou melhor, com mais prática, e eles estão muito mais dóceis.Agora eu te pergunto: quem é o mais estressado aqui? Os pássaros ou eu??? Por: Lulucha -------------------------------------------------------------------------------------------------------

Um comentário:

Braulio Pereira disse...

un conselho voce deve por debaixo da gaiola.
aguma coisa que nao deixe caír nada para o chao ..
normalmente existe em plastico ..

sao lindos seus passarinhos..

um beijo,,

Powered By Blogger