quarta-feira, julho 29

De Onde Originam-se as Células do Sangue?

Todas as células sangüíneas (vermelhas, brancas e plaquetas) originam-se do mesmo tipo de célula, a célula tronco hematopoiética pluripotencial. Esse grupo de células tem o potencial de formar qualquer um dos diferentes tipos de células sangüíneas e de reproduzir a si própria. Posteriormente, forma células tronco prontas para criar os diferentes tipos de células sangüíneas.

Durante a formação, as hemácias acabam perdendo seus núcleos e deixam a medula óssea como reticulócitos, que ainda contêm alguns restos de organelas. Mas essas organelas, eventualmente, deixam a célula e o eritrócito maduro é formado. Os eritrócitos duram uma média de 120 dias na corrente sangüínea e são removidos por macrófagos no fígado e no baço.

Os responsáveis pela regulação da produção de células vermelhas são o hormônio eritropoietina e níveis baixos de oxigênio. Qualquer fator que diminua o nível de oxigênio no sangue, como doenças pulmonares ou anemia (número baixo de hemácias), aumenta o nível de eritropoietina, que estimula as células tronco a produzirem mais células vermelhas e aumenta a rapidez com que elas maturam. 90% da eritropoietina é criada nos rins. É por isso que quando os rins são removidos ou quando a pessoa apresenta insuficiência renal, ela se torna anêmica: ocorre a falta de eritropoietina. E, finalmente, outros componentes essenciais para a produção de células vermelhas são o ferro, vitamina B-12 e ácido fólico.

Fonte: hsw.com.br

Nenhum comentário: