sábado, junho 5

A Primeira Loja Grátis do País


Já se imaginou entrando em uma loja, comprando o que você quiser e saindo sem deixar nenhum centavo, apenas sua opinião sobre o produto escolhido? Pode até parecer mentira, mas esse é o conceito do Clube Amostra Grátis, inaugurado recentemente em São Paulo.

Bebidas alcoólicas, alimentos em geral, produtos de higiene e limpeza, roupas e até eletrônicos e eletrodomésticos podem ser encontrados na loja, e o melhor de tudo isso é que a grande maioria dos produtos são novidades que ainda nem chegaram às prateleiras.

Baseada no conceito de tryversiting (teste antes de comprar, em tradução livre), o consumidor tem a oportunidade de testar e decidir se vai ou não querer adquirir o produto novamente.

O faturamento da loja vem das parcerias com as marcas que disponibilizam seus lançamentos para os testes, já que os clientes precisam responder um questionário de avaliação sobre os produtos adquiridos, o que garante uma pesquisa de mercado muito mais barata.

Para tornar-se sócio basta realizar um cadastro no site do clube e pagar uma taxa de inscrição promocional no valor de R$ 50, depois é só retirar sua carteirinha e ir as compras. Quanto mais você participa, indica pessoas, responde os questionários, passa a poder levar mais coisas.

ONNE: Como surgiu a ideia desse tipo de negócio?
Luiz Gaeta: Essa é uma idéia extremamente interessante e inexplorada aqui. Ela é capaz de unir três modelos de negócio em um único lugar, o comercial, promocional e a pesquisa de mercado. Foi dessa possibilidade que surgiu a ideia e tentamos trazê-la ao Brasil, de uma forma que o público brasileiro pudesse se identificar com isso, ou seja, “tropicalizando” o conceito.

ONNE: Vocês se inspiraram em algum outro clube que propõe o mesmo tipo de serviço no exterior?
Luiz Gaeta: Sim, existem clubes de amostras nos Estados Unidos, Europa e Japão. No entanto, o nosso modelo é diferente de todos os outros em alguns pontos. Aqui você não precisa marcar hora e nem responder a pesquisa em 5 dias, nosso prazo varia em torno de 30 dias.

ONNE: Na sua opinião o tryvertising tem possibilidade de crescimento no Brasil?
Luiz Gaeta: O tryvertising é um conceito que existe desde 2006 e está em constante crescimento. A grande sacada do projeto é unir a ideia com pesquisa de mercado.

ONNE: O Amostra Grátis é o único que segue esse modelo no país?
Luiz Gaeta: O nosso é o primeiro e o único (até o momento) clube desse tipo no Brasil. Hoje são mais de 10 mil sócios e 86 tipos de produtos expostos.

Fonte de pesquisa: MSN

Nenhum comentário: