terça-feira, agosto 31

Conheça os Benefícios do Arroz Vermelho e Preto

ARROZ VERMELHO
Apesar de pouco conhecido no país, o arroz vermelho é altamente nutritivo e benéfico à saúde. Utilizado há muitos anos na China como medicamento natural, o grão foi trazido ao Brasil pelos portugueses e plantado no Maranhão e posteriormente radicado na Paraíba, onde faz parte da culinária local. Acredita-se que existam mais de 140.000 variedades de arroz, dentre as quais incluem-se diversos tipos de arroz vermelho.
Muito apreciado na China, Tailândia, Singapura, Malásia, Itália e França.

Em sua composição encontra-se a monocolina (estatina natural), substância que pode auxiliar na redução do nível de colesterol ruim no sangue, aquele que pode causar infartos e derrames cerebrais. Na cidade de Pindamonhangaba - SP, o cultivo do arroz vermelho e do preto, vem buscando ampliação no mercado.

Possui suas qualidades nutritivas, energéticas e vitais completas. Como mantém a película interna, se torna rico em vitaminas, sais minerais e fibras. Pesquisas confirmam sua capacidade de prevenção de doenças devido aos seus fitoquimicos e nutrientes antioxidantes.

Possui alta concentração de fibras e proteínas e contem baixo teor de gordura. O uso diário deste arroz beneficia todo o organismo, favorecendo a resistência orgânica imunológica.

É um arroz aromático e altamente saboroso. É ótimo para a elaboração de pratos exóticos.
Além disso, o extrato deste tipo de arroz pode auxiliar na circulação sanguínea, na digestão e nas funções intestinais. Apresenta também três vezes mais ferro e duas vezes mais zinco que o arroz branco. O preparo pode ser feito da mesma maneira que o arroz tradicional, com tempero a gosto. Acessível, ele pode ser encontrado em redes de supermercados.

ARROZ PRETO
Antigamente, ele era consumido pela realeza chinesa, considerado grão sagrado e que só podia ser ingerido pelos que tinham sangue azul. Mas agora ele chega à plebe e com a grande descoberta de ser um super antioxidante, segundo estudo apresentado na reunião da American Chemical Society.

Uma única colher cheia de arroz preto contém mais fibra e vitamina E do que a maioria dos outros alimentos antioxidantes, como as cerejas. Mas somente o arroz preto tem a substância chamada antocianina que está diretamente ligada a diminuição de doenças cardíacas e surgimento de câncer, além de ajudar na memória e disposição. E o arroz ainda sai na frente porque tem menos quantidade de açúcar que as frutas.

Onde você pode encontrar esse super grão??? Em todos os bons mercados e em lojas especializadas que vendem ingredientes naturais.

Fonte de pesquisa: Abril.com e Lulucha

Um comentário:

Mari Martins disse...

Excelente post! Eu consumo às vezes o arroz vermelho, compro quando vou para o sul de Minas, pois lá eles produzem, mas aqui em São Paulo é difícil de achar. Ele realmente faz muito bem porque é pouco processado,é rico em fibras e muito saboroso, mas não são todas as pessoas que gostam, tem que gostar de arroz integral para gostar desse tipo de arroz.
Obrigada por compartilhar!
Beijos,
Mari

Powered By Blogger