quinta-feira, novembro 11

Quais os Benefícios do Chá Preto???

Tomar chá pode ajudar a combater cáries. Um grupo de pesquisadores da Universidade de Odontologia de Illinois acredita que o chá preto e seus componentes são benéficos para a saúde oral, interagindo com a placa bacteriana causadora de cáries.

Os resultados foram apresentados na 101ª Reunião Geral da Sociedade Americana de Microbiologia em Orlando, Flórida.

Nos últimos anos, muitos simpósios e publicações focaram os efeitos dos chás verdes sobre a saúde. Estudos anteriores feitos por cientistas japoneses sugeriram que o consumo de chá verde levava à redução das cáries em humanos. Contudo, pouca atenção foi dada ao chá preto, a bebida mais popular dos países ocidentais. Mundialmente, o chá preto é responsável por 80% do consumo de chá.

Descobriram que compostos do chá preto são capazes de eliminar ou suprimir o crescimento e a produção de ácidos pelas bactérias causadoras de cáries. O chá preto também afeta a enzima bacteriana glicosiltransferase, responsável pela conversão de açúcares na matéria pegajosa utilizada pela placa para se aderir aos dentes.

Além disso, certas placas bacterianas, sob exposição ao chá preto, perdem a habilidade de formar agregados com outras placas bacterianas, reduzindo, portanto, a massa total de placas.

Um estudo revela que quando os voluntários enxagüavam a boca com chá preto durante 30 segundos em intervalos de três minutos, a placa bacteriana parava de crescer e de produzir ácidos que danificam os dentes causando cáries.

Acredita-se que a ingestão do chá pode ser significativa para melhorar a saúde oral do público em geral. Se feita apropriadamente entre as refeições e a higiene oral normal, a redução das cáries dentárias pode ser possível. Tomar chá pode trazer benefícios para a saúde oral, controlando através da prevenção as doenças mais difundidas da humanidade, especialmente cáries e doenças periodontais.

Fonte de pesquisa: Uol.com      

Nenhum comentário:

Powered By Blogger