terça-feira, dezembro 7

Acerte no Mix

Acerte no mix e vire fã de saladas


Ervas; molhos e a combinação certa de folhas deixam o prato delicioso

Foi-se o tempo em que apostar nas saladas para detonar os quilinhos extras e manter a saúde equilibrada era um esforço sem nenhum gostinho em troca. Contando com um time de ingredientes adequados, você pode incrementar seu prato de vegetais, deixando-o repleto de nutrientes, com sabor de sobra e calorias de menos.O segredo para fazer saladas atraentes e gostosas é combinar diversos tipos de folhas e usar alguns ingredientes como acompanhantes. Misture, em uma mesma salada, alface, agrião, acelga, rúcula, almeirão e radichio, por exemplo. faça um molho com azeite virgem, limão, mostarda, vinagre balsâmico, um toque de mel, sal e pimenta. Vai ficar deliciosa.

Tempero nelas

Investir no tempero é uma das principais maneiras de dar um sabor extra à salada. Faça um molhos com azeite virgem, limão, mostarda, vinagre balsâmico, um toque de mel, sal e pimenta. Fica tudo de bom!!!

Além do:  azeite, vinagre de vinho (branco ou tinto), vinagre balsâmico, suco de limão, vinagrete e molhos à base de iogurte.
Para quem não gosta de ter trabalho nenhum na cozinha, existem no mercado, diversos molhos com baixo valor calórico. É só escolher aquele que mais lhe agrada.

Ervas em ação

Aproveitar os benefícios das ervas e de quebra dar um quê a mais na salada, é outra dica ótima. Abuse das ervas como endro, coentro, manjericão, mostarda, hortelã, salsinha , erva-doce, ceboulette, e outras tantas...

A maior vantagem desses ingredientes é agregar sabor ao prato. Mas, além disso, as ervas apresentam propriedades antioxidantes, que combatem os radicais livres (moléculas capazes de provocar diversos malefícios ao organismo, desde o envelhecimento até o câncer).

Vez dos legumes, das leguminosas e até das frutas

Leguminosas como lentilha, feijão e soja cozidas também são boas pedidas para fazer parte das saladas.
A lista de legumes que podem dar uma força para sua salada é bastante variada, contando com a abobrinha, berinjela, cenoura, batata e beterraba. Com cores bem diversificadas, eles deixam a refeição mais apetitosa aos olhos e, claro, que o paladar também agradece.

Para ousar e dar um sabor docinho à salada, acrescente frutas. Abacaxi, maçã, abacate, manga são boas opções e para quem não abre mão dos molhos cremosos, aposte no requeijão light ou no creme de leite light (1 a 2 colh. sopa) diluidos no suco de limão siciliano. O gostinho da combinação surpreende e conquista quem nunca experimentou.

Aí vão algumas receitinhas:

Molho de Iogurte com Ervas


1/2 copo de iogurte desnatado
1 colher (sobremesa) de hortelã picada
1 colher (sobremesa) de manjericão
1 colher (sopa) de suco de limão
1 pepino japones bem picadinho
Sal
Modo de Preparo

Molho de iogurte: coloque os ingredientes em um recipiente e mexa muito bem até a mistura ficar homogênea, tempere com limão e sal e regue a salada com este molho.

Salada de acelga, laranja e salmão com molho de mostarda

Ingredientes:

3 folhas de acelga picadas
Alface crespa picada
1 laranja em pedaços
2 colheres (sopa) de milho verde
3 castanhas de caju picadas ou nozes
1 posta (100 g) de salmão grelhado e em lascas

Molho de Mostarda

1 colher (chá) de azeite
Suco de 1 limão siciliano
1 colher (chá) de mostarda
1 colher (sobremesa) de água
1 colher (chá) de vinagre balsâmico
1 colher (sobremesa) de salsinha picada

Modo de Preparo

Molho de mostarda: coloque todos os ingredientes em um recipiente e misture bem. Em um prato, disponha os ingredientes da salada. Desmanche o salmão em lascas. Sirva com o molho de mostarda.

Fonte de pesquisa: Minha Vida e Lulucha

Nenhum comentário:

Powered By Blogger