Beleza pode atrapalhar o sucesso na vida profissional
Pesquisa revela que mulheres consideradas mais bonitas são discriminadas em entrevistas
Estar em dia com a aparência é vantajoso na maior parte do tempo: com a confiança em alta, fica fácil conseguir aquilo que se quer. Mas, para a vida profissional, ser considerada bonita pode acabar influenciando a carreira negativamente.
Um número cada vez maior de mulheres,relata discriminação em entrevistas de emprego em virtude da boa aparência. Se antes estar bem vestida, maquiada e penteada contava como ponto positivo, hoje essas características chegam a ser apontadas como uma distração no ambiente de trabalho.
E pesquisas recentes comprovam a discriminação. Segundo dois economistas israelenses que desenvolvem estudos na Universidade de Londres, aquelas que são consideradas mais bonitas têm 30% menos de chances de conquistar a oportunidade que as demais.
Uma das possíveis causas pode estar no responsável pelo processo seletivo. Afinal, uma bela candidata pode despertar inveja e concorrência em uma recrutadora mais insegura. Essa hipótese se confirma no estudo de Londres.
Os especialistas descobriram, por meio de entrevistas com profissionais de Recursos Humanos, que a seleção é feita predominantemente pelo sexo feminino (96%), com idade média de 29 anos e, em geral (67%), solteiras.
Outra possibilidade para a discriminação das mais bonitas é a associação de que beleza e inteligência não podem andar juntas. Afinal, mesmo aquelas que conseguem vencer o processo seletivo ainda podem ser acusadas, ao longo de sua trajetória na empresa, de conseguirem melhores cargos e promoções devido ao charme.
Assim, é preciso sempre trabalhar em dobro para provar a competência por trás da aparência.
Deixe a inteligência se destacar
Para não deixar que o preconceito leve a melhor, a palavra de ordem é discrição. Na hora de ir à entrevista, evite usar roupas que marquem a silhueta, perfume em excesso ou maquiagem marcante.
Nesse contexto, menos sempre será mais. Invista em acessórios discretos, peças em cores neutras e poucos detalhes na produção. O foco deve ser preparar um bom currículo e ter as respostas sobre sua carreira e interesses na ponta da língua.
Afinal, na vida profissional, é isso que deve valer.
Fonte de pesquisa: Toda Ela e Lulucha
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário