A World Wide Web está em constante evolução. As primeiras páginas eram sites estáticos que exibiam poucas imagens, algum texto e, ocasionalmente, um não bem-vindo arquivo MIDI. Hoje, os web sites podem incorporar elementos sofisticados, como animação em Flash, vídeo e marcações de hipertexto personalizadas. Mas você não pode experimentar recursos inovadores na Web sem um navegador desenhado para lidar com tudo o que a web pode oferecer.
Usuários que fizeram o download da versão beta do Internet Explorer 8 receberam agradecimentos da Microsoft
É por isso que a Microsoft liberou uma versão beta do Internet Explorer 8 (IE8) em 2008. As versões beta são programas inacabados, cujo propósito é permitir que as pessoas testem um produto antes da versão final. Isso dá aos desenvolvedores a oportunidade de ver que recursos se tornam populares, quais são ignorados e quais podem precisar de ajustes antes da versão final. As versões beta também permitem que os desenvolvedores testem a estabilidade de seus programas e identifiquem bugs antes do lançamento. Em janeiro de 2009, a Microsoft ofereceu aos consumidores uma versão beta do browser - um passo mais próximo da versão final oficial do Internet Explorer 8.
Levou cinco anos para o Internet Explorer 7 chegar à Web depois do lançamento do IE 6. Mas o beta do IE 8 surgiu apenas dois anos depois do seu antecessor. À medida que a Internet e a Web evoluem, os desenvolvedores de browsers têm de procurar ficar à frente - ou pelo menos não ficar atrás. Este é apenas um motivo para o IE8 ter surgido rapidamente na cola do Internet Explorer 7.
Outra razão é que a Microsoft está preparando o Windows 7, a próxima versão do seu sistema operacional para o mercado. O Internet Explorer 7 aproveitou as capacidades do sistema operacional anterior, o Windows Vista. Mas o Vista sofreu críticas negativas da imprensa. Acontece que o sistema operacional tinha alguns problemas quando foi lançado. Muitos jornalistas apontaram esses problemas e em pouco tempo as pessoas associaram o Vista com problemas de segurança e de estabilidade. Mesmo a Microsoft tendo lançado patches (arquivos de correção) desses problemas, o estigma permaneceu.
A Microsoft desenhou o Internet Explorer para tirar vantagem de algumas capacidades do Windows 7, assim como o IE 7 fez com o Vista. Mas o IE 8 vai funcionar em outros sistemas operacionais também. Vamos dar uma olhadinha no novo browser.
Dean Hachamovitch é gerente-geral da Microsoft para o Internet Explorer. Ele diz que a Web está se tornando mais central em nossas vidas e que é quase um sinônimo de computação. Pode-se dizer que o navegador web é uma das mais importantes aplicações de computador no mundo do software. Para fazer o Internet Explorer 8 um avanço sobre as versões anteriores, ele e sua equipe se concentraram em tornar o browser mais rápido, mais fácil e mais seguro de usar.
Hachamovitch observa que navegar na Internet não é apenas informativo e divertido - pode ser arriscado também. Muitos sites na Web hospedam malware. Malware incluem aplicações que podem danificar seu computador ou torná-lo vulnerável ao ataque de hackers. A melhor forma de evitar malware é o uso de hábitos seguros de navegação. Mas às vezes é difícil dizer se um site é seguro ou não. A equipe do Internet Explorer tentou tornar mais fácil aos usuários reconhecer sites seguros com recursos especiais incluídos no IE 8.
Filtros privados
O Internet Explorer 8 deixa você alterar as configurações de privacidade para evitar ser rastreado por entidades terceiras. Alguns web sites exibe conteúdo de outras fontes - publicidade é um bom exemplo. Mesmo se o web site principal é confiável, você ainda pode encontrar um malware de uma fonte terceira.
O recurso-chave da equipe na estratégia de segurança é o filtro SmartScreen. O filtro é um plug-in pré-instalado, o que significa que o usuário pode escolher se quer ou não habilitá-lo. Ele é construído com base no filtro de phishing que a Microsoft desenvolveu para o Internet Explorer 7. O filtro SmartScreen usa uma base de dados de sites conhecidos por hospedar malware. Quando você tenta visitar um site do gênero, uma tela de aviso aparece alertando para os riscos associados com aquela página.
Outro recurso de segurança é o InPrivate. Parecido com o modo "Incógnito", do Google Chrome, o InPrivate permite que os usuários naveguem na Web sem reter cookies ou histórico de navegação. Isso dificulta a terceiros rastrear seus hábitos de navegação. Enquanto algumas pessoas se referem a esse recurso como "modo pornô", há muitas razões pelas quais você pode querer evitar deixar rastros. Por exemplo: se você está usando o computador de outra pessoa para pesquisar informações de saúde privadas, você pode não querer deixar evidências para trás.
A Microsoft também construiu um sistema de restauração automática de crash para ajudar os usuários a não perder trabalho devido ao travamento do navegador. O sistema isola as extensões do navegador para cada tab - a empresa diz que essas extensões causam 70% de todos os travamentos do navegador. Ao isolar as extensões de cada tab, o IE 8 ajuda a conter as paralisações. Ele também armazena a informação, de modo que você pode retornar à navegação do ponto onde estava antes de o browser ter travado ao abrir uma tab ou o navegador. Mais uma vez aqui, o Internet Explorer incorpora um recurso já existente no Firefox.
Você pode escolher instalar ou remover aplicações aceleradoras do Internet Explorer 8 com poucos cliques do mouse
Para competir com navegadores como o Firefox, desenvolvido pela fundação Mozilla, de código aberto, e o Google Chrome, desenvolvido pela equipe do Google, a equipe do Internet Explorer configurou o navegador para que ele carregue páginas Web mais rápida e mais fácilmente que as versões anteriores. Eles deram atenção especial às páginas Web baseadas em linguagens como JavaScript ou Ajax, que sempre foram problemáticas para os antigos Internet Explorers interpretarem.
A equipe queria evitar problemas de compatibilidade, de modo que um dos recursos incorporados ao IE 8 foi a Visualização de Compatibilidade (Compatibility View). Isso dá ao usuário a oção de visualizar páginas Web como se estivesse usando o Internet Explorer 7. Um recurso relacionado permite especificar web sites tanto para IE 8 ou para IE 7. Depois de categorizar um site, você o verá usando a melhor versão do Internet Explorer toda vez que visitá-lo.
Uma coisa que a equipe observou enquanto pesquisava a melhor maneira de construir o IE 8 foi que a maioria das pessoas abre várias tabs enquanto está navegando. Por isso a equipe passou um bom tempo tentando criar uma maneira simples de organizar e gerenciar as múltiplas tabs. Eles desenvolveram os grupos de tabs (tab groups). Toda vez que você abre uma página web em uma nova tab, o IE 8 coloca essa nova tab ao lado do site original. Ele também colore todos os grupos de tabs. Você também pode remover uma tab de um grupo, fechar uma tab individual ou fechar um grupo inteiro de tabs com o botão direito do mouse. O recurso de agrupar tags é uma novidade para o Internet Explorer, mas já é conhecido entre os usuários do Firefox. Com a instalação de um plugin (software adicional), é possível gerenciar tabs exatamente da mesma maneira que o Internet Explorer 8 vai permitir.
Outro recurso do Internet Explorer 8 é a nova barra de endereços que funciona de maneira similar à "Awsome Bar", do Firefox, ou à "Omnibar", do Google Chrome. Enquanto você digita um termo, o Internet Explorer 8 pesquisa seu histórico de navegação, seus bookmarks e suas inscrições de RSS para encontrar um endereço coincidente. Ela exibe as combinações em um menu dropdown. Clicar em uma entrada desse menu leva o usuário à página correspondente.
Recursos extras do Internet Explorer 8
O Internet Explorer 8 inclui algumas funções novas projetadas para tornar a navegação mais fácil e intuitiva. Isso inclui recursos que a Microsoft chama de Accelerators (aceleradores), Suggested Sites (sites sugeridos) e Web Slices (fatias da Web).
Se um site parecer estranho no Internet Explorer 8, você pode usar o recurso de Compatibilidade de Visualização para parecer com a vista do IE 7
Accelerators são recursos que permitem fazer melhor uso da informação do texto em um site da Web. A Microsoft desenhou esses recursos para eliminar a necessidade de copiar texto de uma página e colá-lo em outra. Vamos dizer que você leu um artigo e quer postar sobre isso em seu blog usando uma conta do Windows Live Spaces. Usando o IE 8, você pode selecionar a parte do texto que o interessa, clicar com o botão direito do mouse e selecionar no menu "Blogar com Windows Live Spaces". O Internet Explorer 8 vai abrir o seu blog e, automaticamente, inserir o texto selecionado no campo de edição de texto. Você também pode usar o Accelerators para encontrar o caminho para um local, procurar um item no eBay e descobrir o significado de um termo usando o enciclopedia Encarta, da Microsoft.
Suggested Sites é outro recurso opcional pré-instalado. Se você optar por ativá-lo, o Internet Explorer 8 vai examinar seu histórico de navegação e sugerir Web sites similares aos que você visita regularmente. Ele não pega informação de nenhum site que você deletou do histórico ou visitou usando o modo InPrivate.
Web Slices deixa você "assinar" blocos de conteúdo específicos em web sites. Você pode usar o Web Slices para manter-se informado de novas mensagens de e-mail, de boletins de tempo, de leilões do eBay e de novos serviços. Webmasters tem a opção de construir Web Slices em suas páginas adicionando um código no servidor. De certa forma, isso transforma o IE 8 em um portal - você pode puxar informação de múltiplos sites e unificar a visualização.
Se você usar o Web Slices para assinar uma página, a informação daquela página se torna disponível na barra de ferramentas que a Microsoft chama de Favoritos. A barra Favoritos ajuda a organizar seus sites favoritos e é, essencialmente, um gerenciador de bookmarks. Mas a barra Favoritos também pode mantê-lo de olho nos documentos que você criou nos produtos do Micrsoft Office, como Word e Excel, transformando seu navegador em uma aplicação mais geral de organização.
Essas são apenas algumas das atualizações que você pode esperar do novo Internet Explorer. A Microsoft pode incorporar mais mudanças antes de lançar a versão final do navegador.
Fonte de Pesquisa: HSW
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário