domingo, maio 31

Como e Porque Inventaram os Emoticons

Quem inventou o emoticon? Foi o professor Scott Fahlman, da Universidade Carnegie Mellon, nos EUA Como notar quando uma pessoa está sendo irônica ou rindo de uma piada quando ela está escrita na tela do computador? Em 1982, o professor Scott Fahlman sugeriu aos usuários da lista de avisos eletrônica (BBS uma tia-avó do orkut) da Universidade Carnegie Mellon, nos EUA: Coloque do lado da frase um :-). Hein? Ele explicou: Incline a cabeça para ler.

Os professores acharam a idéia genial afinal, uma carinha sorrindo era melhor que escrever muito engraçado. Na mesma discussão, alguém sugeriu uma alternativa: Que tal um &? Parece um barrigudinho se contorcendo de rir! Silêncio. O simpático dois-pontos, hífen e parêntese ganhou a disputa.

Logo variações da idéia original para representar as emoções começaram a ser formuladas e foram batizadas de emoticons (emoção + ícone, em inglês). Na Ásia, o pessoal não fica com torcicolo para ler os emoticons. Tudo é na horizontal. A risada, por exemplo, é (^.^). Isso porque, tradicionalmente, lá a emoção é mais delimitada pelos olhos que pela boca. No MSN dos japoneses, mande um (*_*) para mostrar admiração e um (>_<) quando estiver com raiva.

Fonte de pesquisa: Super Abril

Nenhum comentário:

Powered By Blogger