quinta-feira, julho 9

Teste a Sua Senha

Um dos maiores problemas dos administradores é convencer seus usuários da importância de utilizarem senhas fortes. Muitos usuários nem sabem ao certo o significado e desconhecem práticas que ajudem a guardar senhas complexas, sem medo de esquecê-las.

Para referência em artigos, a Microsoft tem bons textos como este: O que torna uma senha forte (ou fraca)?Uma senha forte: Tem pelo menos oito caracteres. Não contém seu nome de usuário, seu nome real ou o nome da empresa. Não contém uma palavra completa. É bastante diferente das senhas anteriores. Contém caracteres de cada uma destas quatro categorias: Categoria de caracteres: Letras maiúsculas A, B, C Letras minúsculas a, b, c Números 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 Símbolos do teclado (todos os caracteres do teclado não definidos como letras ou números) e espaços ` ~ ! @ # $ % ^ & * ( ) _ - + = { } [ ] \ : ; ” ‘ < > , . ? /

Uma senha pode cumprir todos os critérios acima e ainda ser fraca. Por exemplo, Hello2U! cumpre todos os critérios de uma senha forte listados acima, mas ainda é fraca porque contém uma palavra completa. H3ll0 2 U! é uma alternativa melhor, porque substitui algumas das letras da palavra completa por números e também inclui espaços Facilite a memorização da sua senha forte, seguindo estas etapas: Crie uma sigla a partir de uma informação fácil de lembrar. Por exemplo, escolha uma frase significativa para você, como Nascimento do meu filho é 12 de dezembro de 2004. Usando essa frase como guia, você pode usar Nmfe12/Dez,4 como senha.

Substitua números, símbolos e ortografia incorreta por letras ou palavras em uma frase fácil de lembrar. Por exemplo, Nascimento do meu filho é 12 de dezembro de 2004 pode se tornar NasMe F1lhOeh 12124 (não é errado usar espaços na senha). Associe a senha a um hobby ou esporte predileto. Por exemplo, Eu amo jogar badminton pode ser 4mJo6arB@dm1nt()n.

Se você achar que deve anotar a senha para lembrá-la, não a identifique como uma senha e guarde-a em um lugar seguro. Outros textos ajudam a reforçar o uso de senha forte na sua organização, Ajude a proteger suas informações pessoais com senhas fortes,

Teste sua Senha Para avaliar a qualidade das senhas que utiliza, existem diversas páginas na internet que podem ajudar, e uma que avalia diversos aspectos você pode conferir aqui no Teste sua Senha uma versão do Passwordmeter com os comandos em português para facilitar a compreensão pelos usuários. Assim, se você tem dúvida sobre a segurança de sua senha e deseja fazer um teste antes de utilizá-la, passe pelo Teste sua Senha e envie para seus amigos para evitarem problemas futuros.

Fonte de pesquisa: gulp

Nenhum comentário:

Powered By Blogger