quarta-feira, agosto 26

Fobia Por Limpeza - Um probleminha muito sério.

  • Uma das manias que mais afetam o relacionamento familiar é a de limpeza. Pessoas, principalmente mulheres, que dedicam todo o seu tempo para limpar as janelas, portas, vidros, lustrar móveis, lavar chão, podem estar perdendo o controle, com algum descuido em suas vidas que podem indicar doença.A perfeição não existe, por mais que a busquemos, ela não conseguiremos alcançá-la, é tudo ilusão. No máximo, o que irá conseguir é ficar ainda mais nervosa, pois, para manter a casa arrumada e limpa sempre ninguém haveria de morar nela, sem contar o problema da poeira tomar conta após algum tempo sem ninguém para tirar o pó. É saudável querer manter a casa limpa, mas quando a limpeza se torna a prioridade do dia a dia em detrimento de outras atividades, aí se torna um problema.Se afetar o seu dia-a-dia aí já é problema, quando a pessoa deixa de viajar ou de fazer um passeio para fazer faxina, não dá atenção à família, ou mesmo não convive com outros por causa da necessidade de manter tudo limpo, mesmo que a casa já esteja desta forma.Existem mulheres que possuem o hábito de limpar as portas da casa várias vezes ao dia, principalmente quando alguém (amigos ou não) as toca com as mãos.A mulher acredita que se não limpar de imediato, vírus e bactérias invadiriam sua casa e trariam doenças. Há muitas mulheres que nem dão atenção às visitas, para prestar atenção se as portas não sujaram, se os cinzeiros estão limpos e no mesmo lugar, e se alguém tirar algo do lugar ela imediatamente a repõe de volta no mesmo lugar em que estava. Assim os amigos acabam se afastando de você, por não dar atenção a elas, e no fim você acaba sozinha sem amigos e sem marido.

  • A mania de limpeza não é perceptível para quem a possui, já que sua ação é feita de forma inconsciente. Ocorre que, na verdade, a mania não passa de uma forma da pessoa esconder seu verdadeiro tormento, apontando para a limpeza sua única tarefa, fugindo das dificuldades cotidianas. Até que ponto as pessoas que costumam manter sua casa limpa podem estar próximas de doentes ou não?– Esta mania pode estar ligada ao Transtorno Obsessivo Compulsivo? Olga Tessari psicóloga responde : As obsessões e compulsões são comportamentos decorrentes da elevação da ansiedade em níveis acima do normal e aceitável. A pessoa descobre/percebe que o ato/ritual de limpar alivia os sintomas de sua ansiedade de imediato e passa a limpar e limpar no sentido de manter este alívio ou de evitar que sua ansiedade se eleve novamente. Pessoas que sofrem do Transtorno Obsessivo Compulsivo, em geral, costumam ser negativas, culpam-se por tudo o que acontece de errado, pensam que só elas são capazes de fazer o melhor, buscam a perfeição e não admitem errar, vivem preocupadas com a opinião alheia, tem medos e uma ansiedade elevadíssima.

Fonte de pesquisa: Ajuda Emocional / Lulucha

5 comentários:

Rô Castro disse...

Oii
tem que observar o que é limpeza ou seria apenas (toc) transtorno obessivo compulsivo, que algumas pessoas sofrem .Tenho uma amiga que sofre desse mal é terrível!!

Rosana Ibanez disse...

Olá!
Muito boa a postagem e conheço sim muitas mulheres assim! As vezes até brigam com o marido por causa da limpeza da casa. É claro que todos nós gostamos de viver num lugar limpo e cheiroso, mas disso se tornar uma doença é outra estória. Essa obsessão de muitas mulheres prejudica os seus relacionamentos além de acabar com a saúde e aparência tb da pessoa.
Tudo deve ser moderado e com limite, assim penso eu.
Bjs

Iúri disse...

Olá Lulucha,

Sem dúvida o TOC é um assunto muito importante, porque, como você disse, quem o tem não percebe de imediato.

Acho interesante blogs que tratam desses assuntos, pois o ser humano é muito complexo, sendo especialmente nesse caso, um pouco difícil de compreender quando não se passa por isso.

O apoio da família sempre é fundamental.

PS: Acho que o título deveria ser "Mania de Limpeza", pois fobia dá a entender que a pessoa tem medo de limpeza :D

Ótimo post!
Abraços.

amigodcristo disse...

Pat.. legal seu texto .. !!
A complexidade é um mal queencontra varios meios de se manifestar .. infelizmente muitas pessoa deixa de serem feliz por por nutrir sentimentos como estes.. rsrsrs .. se deixar vira uma doença perigosa.. e contagiosa.. amiga parabéns show de post .. paz seja contigo !!!

MoizaCARTUNS disse...

Conheço um monte de gente que tem essa mania. Eu, simplesmente, não conseguia entender como alguém limpa uma casa durante uma vida toda, todo santo dia. Além de ser chato pacas, deve cansar e dar um desgosto e tanto.

Agora, pelo menos entendi o motivo.

Abraços o/