quinta-feira, agosto 20

Você Sabe o que é "Ditthi"???

Ditthi – apego a idéias/opiniões.

Ditthi são opiniões, idéias ou crenças, o apego a certa maneira de pensar. Nossas atitudes e formas de pensar irão definir o tipo de ganho e influência pessoal que desejamos obter. Quando existe a idéia de que uma certa condição é desejável e proporcionará a verdadeira felicidade, o desejo pelo ganho pessoal será dirigido para esse fim. As direções que a sociedade toma são decididas por ditthi. A noção de que alguma coisa possui algum valor, quer seja no nível individual ou social, é ditthi. Tendo ditthi como fundamento, ocorre o esforço para alcançar o objeto do desejo. E o comportamento das pessoas será influenciado de acordo com isso. Por exemplo, dada a crença de que a felicidade é encontrada na abundância de bens materiais, nossas ações e esforços serão direcionados para esse fim. A partir de uma pessoa, essas idéias se espalham para se tornarem a característica de grupos inteiros e sociedades. Um indivíduo com o entendimento incorreto pode afetar toda uma sociedade. Algumas vezes os seres humanos agem com base na bondade e compaixão, dando origem a movimentos de amparo e organizações de assistência. Sempre que a bondade estiver presente na consciência humana, as pessoas se empenharão em todo tipo de atividade com o propósito de auxiliar os outros.

A importância de ditthi, quer seja como uma opinião pessoal, um valor social ou uma ideologia, não pode deixar de ser enfatizada. O leitor está convidado a considerar, por exemplo, os resultados na sociedade e na qualidade de vida se apenas um valor social, o materialismo, fosse transformado em apreço pela ação hábil e bem-estar interior como bases para a verdadeira felicidade.

Fonte de pesquisa: Google

2 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom, não sabia disso.

Abraços

disse...

Amiga, gostei do seu texto, eu particularmente sou muito fã do dihitt, aprendi muita coisa com ele e fiz muitas amizades, como a tua!!!


bjusss

Powered By Blogger