sexta-feira, setembro 11

A Internet Causa Polêmicas - Cuidado Com o que Você Escreve

Você sabia que dependendo das normas da empresa em que trabalha, você pode ser demitido(a) por justa causa apenas por usar a internet indevidamente? É sério mesmo. Olha só, houve um caso de uma secretária que foi demitida por escrever um email em letras maiúsculas e com letras vermelhas. E não é piada não, é sério mesmo. Este assunto anda causando muita polêmica por parte dos funcionários de empresas. Preste atenção: Muito cuidado com o que você escreve na internet, tem muito funcionário que aproveita o computador da empresa, para bater papo com amigos falando mal da mesma. Aí não dá né? Anote alguns conselhos úteis:

  1. Certifique-se, primeiro, se a empresa em que trabalha permite o uso do computador da firma para o seu lazer.
  2. Nunca use o computador da firma para ficar batendo papo no Orkut, MySpace, Facebook ou até mesmo no Twitter.
  3. Deu para perceber que é preciso cuidado ao usar tudo que a internet proporciona, certo? Muitas empresas tem proibido o acesso a sites como Orkut, MySpace e até a nova coqueluche da web, o Twitter. As que não proíbem esperam bom senso dos funcionários. Quando autorizado, é preciso compartilhar a responsabilidade com a empresa, usar com cuidado.

Hoje as empresas estão inserindo normas para que as pessoas não percam a produtividade por focar a atenção na internet e redes sociais, pois realmente elas perdem a concentração.

Se esse tipo de site for usado com moderação, pode ser uma ferramenta para o momento de relaxamento do funcionário, na hora que ele espairece. É hipócrita você não aceitar a atuação das mídias sociais na vida das pessoas. É preciso acompanhar o desempenho. O que não é admissível, são funcionários que ficam o tempo todo batendo papo na internet, esses serão demitidos. Não porque ficaram na web, mas porque seu rendimento com a empresa é zero.

O grande desafio, de empresas e empregados, é saber encontrar o limite e não abusar. Se você pode usar o Twitter no trabalho, cuidado para não postar toda hora um comentário. Os colegas podem ver isso com maus olhos e pode rolar um constrangimento desnecessário. Seria interessante que as pessoas tivessem mais cuidado para não postar nada comprometedor sobre o trabalho, ou até mesmo dados confidenciais. Isso pode danificar sua própria imagem.

Se o chefe é seu colega no Orkut, cuidado redobrado com mensagens. Isso porque esse tipo de rede social é pública e pode deixar você numa situação que seria facilmente evitada se você tomasse cuidado.

CUIDADOS:

Alerta vermelho para o que diz respeito ao envio de e-mails no ambiente corporativo. Como está tudo no texto e fica difícil expressar sentimentos, é preciso sinalizar o tom da mensagem. Se usar emoticons e palavras amenas podem deixar emoções mais explícitas e evitar mal entendidos.

Cuidado com o tamanho dos arquivos anexados. Mesmo com a banda larga, não é só o seu e-mail que a pessoa receberá. Se passar de 1 mega, utilize programas disponíveis na própria internet (como yousendit ou 4shared). Eles transferem arquivo grandes e enviam um link por e-mail para o destinatário baixar.

Cuidado também com os nomes gravados no seu gerenciador de e-mail. Confira se o destinatário está correto, pois na correria você pode enviar email para a pessoa errada.

Os cuidados com o Internet banking Contadores de histórias na internet Ainda no ambiente de trabalho, bom senso vale e muito, principalmente na hora de personalizar o computador. Se você perceber que todas as máquinas têm o logo da empresa no Desktop, não coloque foto do namorado ou do cachorrinho.

Uma última dica: esteja atento aos erros de pontuação e ortografia. Mesmo sendo ambiente informal, as pessoas não toleram pequenos erros ou deslizes na etiqueta virtual.

Fonte de pesquisa; Vila mulher/ Lulucha

5 comentários:

Francisco Castro disse...

Voce tem toda razao, o bem senso tem importancia fundamental para que o uso da internet tem utilidade para quem esta usando e para a empresa, no caso da utilizaçao esteja sendo feita utilizando itens da empresa, computador e internet.

Abraços

Francisco Castro

Anônimo disse...

Na verdade o que todos devemos ter mesmo é bom senso. Se estamos nos trabalho, nosso foco deve ser o trabalho.

A Internet veio para revolucionar nossa comunicação. Porém ainda vivemos sob certas normas profissionais. É como ter o bom senso de desligar o celular em cinemas e teatros.

Há aqueles que não se importam, mas quem realmente possue o tal bom senso, sempre estará sendo discreto!

Sigam as dicas!

Anônimo disse...

Devemos ter muito cuidado mesmo. Essa história é antiga na internet, mas ainda assim, vale avisar. Tomar cuidado ao fazer o email nada de colocar fulanototoso@hotmail.com, por que se não pega mal rsrs
abraços

Anônimo disse...

Bom senso, atitudes e comportamentos éticos. Um abraço. Drauzio Milagres.

Pensador Louco disse...

Grande postagem, minha amiga. Essas dicas são realmente importantes. Já vi e continuo vendo muita gente ser demitida por usar demais MSN e similares online. Há que se ter moderação em tudo, não é mesmo?

Beijos.

Powered By Blogger