sexta-feira, setembro 25

Café da Manhã na Padaria

Pular o café da manhã? Nunca faça isso!! À não ser que você queira ganhar peso. A maioria dos brasileiros tem essa mania, e saiba que é um dos piores hábitos que a pessoa pode ter. Há até um ditado que diz: "Tome o café da manhã como um Rei, almoce como um Príncipe e jante como um Mendigo".

Muita gente tem esse hábito, que é supercondenado pelos nutricionistas. E não é para menos. Deixar de fazer essa primeira refeição, depois de uma noite de sono, pode resultar em mais fome ao longo do dia e a ingestão de 10% a mais de calorias que o normal. Você sabia que no café da manhã é a hora que se deve ingerir mais carbohidratos? Desde que sejam todos de fonte integral, nesse horário o hormônio "cortisol" está alto, isso significa que ao ingerir carbohidratos complexos, a glicose metabolizada diminuirá o cortisol, além de manter a glicemia estável por períodos mais prolongados, lembrando que grandes quantidades de insulina em horários de liberação do "cortisol" provocarão a formação de tecido adiposo.

Uma das desculpas mais ouvidas de quem salta direto para o prato do almoço é a falta de tempo. Então, que tal optar por fazer o café da manhã na padaria? Dá para ir além da média com pão na chapa. Por outro lado, se as opções são muitas, as chances de escorregar e fazer refeições fora da dieta também são grandes. Assim, é preciso direcionar as escolhas para fazer o desjejum do jeito certo. O café da manhã é a refeição que vai aumentar o metabolismo para as nossas atividades diárias, devendo ser uma refeição energética à base de carbos.

O pão integral é uma ótima pedida e pode ser enriquecido com : geléias, ou mel, ou com azeite e sal, frutas, chás, um shake proteíco e exercícios físicos.

O uso de leite pela manhã deve ser evitado à não ser que seja de Os melhores acompanhamentos são café, chá ou sucos. O leite fermenta tudo que estiver associado a ele. A fermentação engorda, desacelera o metabolismo, baixa o rendimento, gera gases e dores de cabeça. Muitas pessoas não conseguem digerir o leite, após a infância, e começam com uma intolerância que passa despercebida, causando transtornos alimentares. Invista nos sucos turbinados ou nos shakes proteícos com agua ou leite de soja.

No balcão da padaria, o suco é uma ótima pedida, principalmente se você vai muito cedo para a academia. As versões que misturam frutas e vegetais são ainda mais bem-vindas. Como, por exemplo, suco de laranja batido com rúcula, agrião ou cenoura. Mas o melhor horário para sua ingestão é o horário da tarde, quando a energia está diminuindo. Por conter frutose, um açúcar simples, o líquido consegue ser absorvido com rapidez. Evite queijos, também pela manhã, preferia cereais.

Bolos, tortas, sonhos, bombas e outros quitutes confeitados podem ser uma verdadeira perdição na padaria. Eles não precisam ser abolidos do seu cardápio matinal, mas também não podem tomar conta dele. Doces pela manhã só com muita moderação. Eles fazem o organismo produzir mais insulina para dar conta dos picos de glicose, o que retarda o metabolismo e pode se tornar um ciclo vicioso. Fique longe dessa turma, e coma frutas.

Evite os alimentos ricos em gordura saturada e colesterol.O elevado consumo destes tipos de gordura está relacionado ao desenvolvimento de males como as doenças cardiovasculares. Dessa forma, tente substituir manteiga, ovo frito, omelete, queijos amarelos e salsicha para montar um café da manhã mais saudável. Risque também a pizza, os salgadinhos, como a coxinha, e os folhados. Açúcares refinados e achocolatados também devem ser evitados, já que não fornecem nutrientes importantes para o organismo e são de rápida absorção, fazendo com que a sensação de fome volte mais depressa.

Ricos em fibras, os cereais matinais ajudam a regular o funcionamento do intestino e dão maior sensação de saciedade ao longo do dia, evitando o excesso alimentar e retardando a sensação de fome.

Fonte de pesquisa: Vila mulher/ Lulucha

6 comentários:

Principe Encantado disse...

É sou uma negação não me alimento pela manhã, so mesmo um cafezinho até a hora do almoço.
Abraços forte

Anônimo disse...

A minha maior e melhor refeição é o café da manhã. Aquele cheirinho de pão quente é irresistível. Um abraço. Drauzio Milagres.

Unknown disse...

Concordo com você. O café da manhã é obrigatório. Eu como cereais, mas não consigo comer logo após sair da cama..preciso esperar um pouco. Quando não "dá tempo", ficamos com uma fome de leão na hora do almoço e aí não há como a balança te fazer feliz rs. Bjs

Lilika Forever disse...

Amiga Maria lucia veja este link vc foi citada:

http://lilika-forever.blogspot.com/2009/09/gostar-ou-nao-gostar-eis-questao.html

Beijos!

Lilika Forever

DIVERSOS disse...

Postagem informativa, interessante e educativa. Muito legal mesmo! Parabéns! Adorei

Rosana Ibanez disse...

Olá!
A sua postagem é muito interessante e verdadeira! Realmente o café da manhã é a principal refeição do dia e muitos a desprezam por "regime"! Falta de informação c/certeza e adorei as dicas de alimentação. Adoro cereais matinais!
Beijão

Powered By Blogger