domingo, fevereiro 28

Será Que Você Sabe Mesmo Para o que Serve o Limão???

Bem, importante ressaltar que todas as propriedades terapêuticas do limão se integram e resultam no benefício geral à saúde humana.

Quando falo de uma propriedade específica, estou buscando didaticamente lhe dar uma ênfase, mas as demais estão acontecendo e dando sustentação.

Então, além de alcalinizante, mineralizante, bactericida e tantas outras funções benéficas à saúde humana, a outra propriedade terapêutica importante do limão é a de ser um agente desintoxicante com ação eu diria moderada e inteligente. Ou seja, o poder do limão de alcalinizar todos os líquidos corporais e assim harmonizar todo o metabolismo é que lhe confere esta possibilidade de inteligência e moderação.

Existem pessoas que perguntam: Mas o limão não prende o intestino? Eu respondo que não. O limão regula o intestino. Se você está com o intestino solto, ele irá regular. Se você está com o intestino preso, que é o mais comum em nossa sociedade, ele irá regular.

Mas, o poder desintoxicante do limão não se restringe aos intestinos, pois, como dito anteriormente, ele é um forte aliado do bom funcionamento do fígado, como também auxiliar na desintoxicação dos pulmões, pele e rins.

Aí estão os cinco órgãos excretores: intestinos, fígado, pulmões, pele e rins.

Logicamente, quando sabemos que o limão tem o poder de alcalinizar todos os líquidos corporais, estamos falando da harmonização de todos os sistemas de trocas e transportes do corpo humano. Ou seja, o corpo humano adulto é constituído por cerca de 65% de água, cuja função básica é levar nutrientes, realizar transformações físico-químicas, energéticas e elétricas, mas também de facilitar a eliminação, a saída do organismo, de todas as toxinas, venenos e excretos. Seja via fezes, expiração, urina, transpiração e outros mecanismos como lágrimas, tosse, menstruação e orgasmo.

Portanto, quando o limão favorece na maior eficiência das trocas hídricas de todos os processos metabólicos, estamos falando de uma eficiência do organismo, com todos os seus cinco sistemas excretores integrados, estarem ativos, vivos, para desintoxicar-se, e livrar-se, o mais rápida e eficientemente, dos seus venenos, toxinas e excretos.

Tal situação, se provocada diariamente, irá determinar não só a prevenção de várias desarmonias, como também a tonificação destes cinco sistemas.

Assim, desfazendo um engano gerado por um dito popular O limão afina o sangue, apesar deste dito nos induzir a pensar que isto é ruim, ele tem um fundo de verdade. O que falta para acertar este engano é afirmar que o limão, desde que corretamente usado – não com caipirinhas – desintoxica e limpa o sangue.

Claro que se o sangue estava cheio de colesterol e triglicérides, ele vai afinar o sangue. Mas até que ponto? Até o ponto onde o sangue ficará isento destes excessos e voltará inteligentemente até o seu ponto ideal, de equilíbrio. Não devemos ter zero de colesterol ou triglicérides, mas uma concentração ideal, não é mesmo?

Com esta limpeza do excesso de colesterol e triglicérides, as pessoas poderão controlar de forma natural a hipertensão e outros problemas cardiovasculares.

Da mesma forma, o excesso de glicose, de adrenalina, de cortisol, de cristais e de células mutantes; poderão ser eliminados pelos cada vez mais eficientes, órgãos excretores.

Ao eliminar excessos de glicose pode-se conseguir um melhor controle da diabetes e da hipoglicemia. Ao eliminar excessos de adrenalina, pode-se conseguir melhora do estresse, ansiedade e mais relaxamento. Ao eliminar o excesso de cortisóis, pode-se melhorar quadros de melancolia, tristeza, depressão e envelhecimento precoce.

E, aqui, a expressão adstringente pode também ser empregada, pois, ao não deixar aglomerados de gorduras como o colesterol e o triglicérides e de cristais como os cálculos renais ou vesicais e de células como os cistos, miomas e tumores se perpetuarem, o limão passa a ter parte do mérito por esta propriedade terapêutica.

O consumo diário de uma limonada sem açúcar pode ser um bom tratamento terapêutico para prevenir e até adiar o desenvolvimento de cálculos renais. O limão com suas propriedades adstringentes, portanto, de ajudar (ou inviabilizar) na dissolução de aglomerados de cristais e células gordurosas.

Externamente, esta sua propriedade já está bem conhecida e explorada, pois a medicina estética já o considera excelente para tratar problemas de pele e couro cabeludo oleosos.

Quanto aos sucos desintoxicantes, bem abordados e receitados no meu livro Alimentação Desintoxicante – Editora Alaúde, como também neste site, eles devem sempre conter frutas, folhas, raízes, sementes, brotos e limão como um ingrediente quase cativo em todas as receitas. Tais ingredientes, para cumprirem o papel a que se destinam, ou seja, ativar o sistema imunológico, devem estar frescos, crus e idealmente isentos de agrotóxicos.

Os sucos desintoxicantes, enquanto para uso terapêutico, devem ser preparados sem açúcar ou adoçantes, porém estão liberadas as frutas doces e secas. Devem ser ingeridos imediatamente após seu preparo, evitando assim a oxidação dos nutrientes da receita. Podem ser ingeridos dois ou mais sucos desintoxicantes por dia; entretanto, o primeiro deles sempre deverá ser em jejum, uns 20-30 minutos antes do café da manhã.

Através dos sucos desintoxicantes diários, duas ou mais vezes por dia, torna-se-á possível a manutenção de um organismo eficientemente limpo e alcalinizado.
ao ser ingerido, é metabolizado, torna-se alcalino e aumenta seu PH. Isso quer dizer que, ao chegar no estômago, ele perde sua acidez.

A história de que ingerir limão demais deixa o sangue ralo também vai por água abaixo. "O limão purifica o sangue, tanto que ele faz o mesmo papel do AAS para quem é cardíaco. É um excelente diurético, é anti-febril, é usado também no tratamento da artrite e gota". Aproveite e tempere a salada com limão. Deixe fatias ao lado do prato pra temperar a carne, seja de peixe, frango, porco ou boi. O sabor fica especial.

O limão auxilia quem está com problemas de cistite, cálculo renal e no tratamento de enxaqueca - isso porque ele é diurético, como falamos antes. "É só tomar uma limonada", diz Arnaldo. Se preferir, faça uma deliciosa limonada suíça ou um suco que misture outras frutas. Para tratamento estomatites e garganta inflamada, a indicação é fazer bochecho de limão com água, várias vezes ao dia.

Além de vitamina C, o limão possui cálcio, fósforo, ferro, magnésio, manganês, potássio, sódio e vitamina do complexo B.

Curiosidades

Outro uso do limão, além de tempero e contra doenças: como desodorante, por sua propriedade anti-bactericida. "Ele abaixa o ph do meio (axila) e não deixa as bactérias proliferarem". É pelo mesmo motivo que o limão pode ser usado como antiséptico bucal na falta do creme dental. Além disso, a cor e a suavidade da seda são mantidas, se o tecido for mergulhado numa mistura de 1 litro d'água com o suco de um limão, depois de lavado.

Para deixar metais como cobre e chumbo brilhando, é só usar o limão, que também retira o cheiro desagradável de peixe e cebola das mãos. Mas cuidado. Lave bem as mãos depois de usá-lo para não causar queimaduras ao se expor ao sol. "Na verdade, o que provoca as queimaduras, é o óleo da casca, que chega a ser inflamável".

O melhor de tudo é que estamos na safra do limão, que pode ser encontrado mais barato nos mercados e quitandas. Então, aproveite e coloque esta fruta na rotina de suas compras e incremente suas refeições diárias.

Agora eu gostaria de dar a minha opinião sobre esse poderoso alimento que Deus nos deu: além de tudo o que foi dito acima, eu descobrí esta semana que o limão é um poderoso digestivo, me perdoem os que já sabiam mas eu não tinha nem idéia, no dia em que você comer muito e sentir estufada, corte um limão em gomos coloque sal e coma (como se fosse uma laranja), daqui a 5 minutos parece que você não comeu nada. Eu ingiro 2 limões e 1/2 por dia, só com sal, adoro.

Fonte de pesquisa: Google

Um comentário:

Fernando Monção - disse...

Adoro limão, e já usava muito, mesmo antes de tais informações e acho que agora vou usar ainda mais, valeu lulucha.
Abração do compadre.