quarta-feira, julho 21

O Sonho (Árduo) de Ser Modelo

Muitas meninas sonham em ser modelos. Ontem mesmo vendo um programa sobre esse tema, eu ví o quanto essas meninas sofrem, em 1º lugar se a pessoa não tiver 1,80 ou 1,78 de altura é desclassificada, o peso deve estar entre 50 a 55 quilos ou seja, um cabide. Teve uma hora, que eu realmente fiquei com pena da garota, ela foi perguntar não sei o quê para um dos caras que escolhem as modelos, e ele simplesmente respondeu: "modelo não fala, obedece". Depois eles fazem, um tipo de tortura com elas, para avaliarem as reações de cada uma e assim irem eliminando, eles trazem uma modelo relativamente famosa, totalmente careca, e dizem para todas: " Bom meninas para vocês fazerem essa campanha, o cliente quer que todas fiquem carecas como ela aqui (a tal da modelo) quem aceita???" As que não aceitam caem fora, as que aceitam ficam, depois eles falam para as que ficaram: " Foi brincadeira, era só para testar quem de vocês faria qualquer coisa pela profissão".  Fala sério!!!

E não adianta, quando elas põem na cabeça que querem ser modelos ninguém as faz desistir. O fascínio que a mídia gera ao fotografar as passarelas e a vida das modelos é imenso. É difícil conhecer uma menina que não gostaria de ter o prestígio e a badalação de uma Gisele.

Mas é bom que se saiba que, ser modelo é uma carreira que começa com muito pouco dinheiro, salvo raras excessões e exige comprometimento, dedicação e maturidade para aguentar os insucessos normais do dia a dia. Existem tantas profissões lindas no mundo, você já se perguntou se realmente quer ser modelo???
Numa época marcada pela publicidade, diariamente entram pelas nossas casas imagens de mulheres altas, magras, bonitas, ricas, famosas e badaladas, que representam tudo o que é de bom, (ou se pensa ser de bom) existente na nossa sociedade. Nossas crianças, principalmente nossas adolescentes, com idades compreendidas entre os 15 e os 18 anos, rapidamente se identificam com aquelas mulheres glamourosas, com vidas perfeitas, e desejam instantaneamente se tornar uma delas. Será isso errado???

Elas são bonitas, bem vestidas, perfumadas, viajadas, famosas... Não há nada de errado nisso. O errado é achar que a vida é apenas isso. E, definitivamente não o é. As novatas são as que sofrem mais pois essas ficam sem comer por meses e quando acham que estão no ponto, se inscrevem nas melhores agencias e ainda escutam um sonoro não, pois as medidas e o peso não correspondem, é preciso perder  + 6 quilos e 11 cms de cintura..., É isso que elas escutam e aí o sonho acaba ou o pesadelo começa...

Elas desejam tanto alcançar esse mérito que estão fazendo sacrifícios inacreditáveis, maléficos para a sua saúde física e mental. O que dizer das dietas assustadoras, do book pago a peso de ouro sem nenhum retorno assegurado ou dos cursos e mais cursos sem qualquer perspectiva real de ser contratada por uma agência credível??? Realmente é muito preocupante o que está acontecendo com nossas adolescentes.

Se nos atentarmos à realidade de que por cada Gisele, no mínimo 1000 meninas jamais alcançarão sequer a profissão de modelo profissional, podemos ter uma mínima idéia da gravidade do problema. Quantas adolescentes estão destroçadas fisicamente, mentalmente e emocionalmente??? Quantas se perdem por outros caminhos??? (A maioria).  Está na hora de haver um trabalho sério de conscientização das adolescentes sobre o limite da busca pelo sonho de ser modelo, esse sonho tão difícil de concretizar. Mas não impossível.

Fonte de pesquisa: Toque Feminino e Lulucha

Nenhum comentário:

Powered By Blogger