domingo, outubro 24

O Tic-Tac da Pele

Tic-tac da pele


Tem hora para tudo mesmo! Até para passar esse ou aquele creminho. Ao saber o que acontece com seu corpo ao longo do dia, fica mais fácil dar a ele os cuidados de que precisa exatamente quando ele mais necessita

Como a maioria das mulheres, você provavelmente lava seu rosto e aplica um hidratante pela manhã e depois, por obrigação, remove a maquiagem e limpa novamente a pele à noite. Mas, se isso é tudo o que você faz, está perdendo muitas oportunidades de mostrar todo o seu potencial de beleza ao longo do dia. O corpo inteiro, inclusive a pele, segue um ciclo circadiano, o ritmo biológico que rege seu funcionamento em 24 horas. “Esse ciclo é regulado pelo sistema nervoso, que, influenciado pela percepção das mudanças da luz, altera os tipos e as quantidades de hormônios liberados no organismo”, explica o dermatologista Davi de Lacerda, do Hospital das Clínicas de São Paulo. Por isso, nosso corpo sabe que devemos dormir quando está escuro e acordar quando amanhece. Adaptar seus cuidados de beleza a esse relógio interno pode fazer maravilhas por sua aparência. Eleve ao máximo seu sex appeal adotando este plano de 24 horas.

ESPALHE

Meio-dia

Os hormônios que começam a agir pela manhã atingem seu pico entre o meio-dia e as 4 da tarde. Um em particular, o cortisol, pode deixar sua zona T cintilante — de oleosidade, infelizmente. O aumento da temperatura basal do corpo também é uma das causas para que a rosácea esteja mais pronunciada na hora do almoço. “A pele torna-se mais oleosa nesse horário por causa do estímulo às glândulas sebáceas ocasionado pela elevação da temperatura do ambiente e pela obstrução dos poros pela poluição. A rosácea piora em proporção direta”, afirma a dermatologista Paula Cosenza, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, do Rio de Janeiro.

Manhã

A hidratação da pele do rosto e dos lábios diminui drasticamente enquanto você dorme. Por isso, além de acordar com a boca seca por causa da sede, é normal sentir a região descamando ou com um aspecto esbranquiçado. Na área dos olhos, onde a pele é mais fina e delicada, ocorre uma retenção hídrica nas camadas mais profundas, deixando os olhos levemente inchados. Por volta das 4 da manhã, sua temperatura, sua pressão arterial e seus níveis de hormônio começam a subir, aumentando a oleosidade da pele. Isso recupera um pouquinho de hidratação, mas você ainda precisa ajudar sua pele com os seguintes cuidados:

Mesmo que você durma sobre uma fronha recém-saída da lavanderia, sua pele vai ficar suja durante a noite. Ao acordar, lave o rosto com um produto suave, de preferência um sabonete cremoso neutro. É preciso remover as impurezas e as células mortas que resultam da renovação natural da pele
Para os olhos inchados, a recomendação é o uso de um creme com agentes vasoconstritores, como a cafeína. Dando batidinhas com os dedos, aplique ao redor dos olhos.
Comece pelo canto externo e vá para o interno. Um truque para potencializar o resultado é deixar o produto na geladeira durante a noite. A baixa temperatura contrai os vasos e ajuda a diminuir o inchaço — esse é o princípio das compressas de chá da vovó, usadas até hoje. Agora, sente na mesa, abra o jornal e tome um gole de café. Mas não ultrapasse uma xícara. Enquanto uma pequena quantia tem ação diurética, duas xícaras podem ser demais e causar o efeito contrário.

Tarde

A partir das 4 da tarde, o organismo começa lentamente a reduzir seu ritmo de produção. A temperatura e a pressão corporal diminuem, preparando o corpo para o repouso. Pode ser que nesse momento você sinta sonolência e sua pele pareça cansada.
Borrife um pouco de vida em seu rosto (e até no corpo) com a ajuda de uma Agua Termal.

Para remover as células mortas dos lábios, a melhor saída é mesmo a hidratação. Fuja das esfoliações, já que o trauma causado pode ter efeito reverso e deixá-la com mais pelinhas soltas. A melhor solução é o hidratante labial . Gloss também vale! Daí você está pronta para um beijo de bom-dia.

Aproximadamente 20 minutos antes de sair de casa, aplique um hidratante com FPS 30 (ou mais) no rosto. Procure por um produto que contenha glicerina ou ceramidas, que ajudam a manter as moléculas de água na pele, e antioxidantes como vitamina C, vitamina E, chá verde ou licopeno, que aumentam a eficácia da proteção solar.

Noite

Enquanto você aproveita seu sono da beleza, o corpo trabalha a todo vapor para reparar as fi bras e regenerar as células. O pico de produção do hormônio do crescimento ocorre durante a primeira fase do sono profundo. Ele é um dos incentivadores da reparação da epiderme e da manutenção do colágeno. Por isso a noite é a hora mais indicada para usar tratamentos tópicos. Com o aumento da circulação sanguínea, a pele consegue eliminar melhor as impurezas e fica mais receptível aos cremes. Além disso, alguns ativos são indicados apenas para esse horário porque podem causar irritações em exposição ao sol ou a fontes luminosas artificiais.
Antes de contar carneirinhos, é obrigatório limpar a pele. Boa opção: Lenços de Limpeza.
Enriquecidos com extratos e lótus, refrescam e limpam sem deixar resíduos de maquiagem (inclusive à prova d’água).

Não se esqueça de fazer uma esfoliação mais profunda semanalmente para evitar o acúmulo de células mortas. Use um esfoliante com ácido glicólico ou salicílico.
Esse é o melhor horário para utilizar produtos que estimulem a síntese de colágeno, como os compostos de ácido retinoico.  As conhecidas propriedades da soja e dos peptídeos de arroz promovem não somente a nutrição da pele como também um estímulo à produção de colágeno.
Não esqueça que seus olhos também precisam de uma dose de colágeno. Com a ponta dos dedos e batidinhas leves nas pálpebras para estimular a microcirculação local.
Recupere a hidratação com um creme à base de glicerina ou ácido hialurônico, que protegem as células da perda de água. Tem ácido hialurônico e outros ativos antioxidantes.

Uma vez por semana, aplique uma máscara de hidratação nas mãos e nos pés. A ureia e a glicerina são os responsáveis por deixar os pés lisinhos e macios.E os aminoácidos da seda e ácido hialurônico para recuperam a maciez.

Cabelos

Enquanto dormimos, os fios descansam de todos os agressores externos, o que torna esse período ideal para tratamentos intensos. Os produtos capilares noturnos, são formulados para ficar mais tempo em contato com os fios e assim penetrar em sua estrutura interna.

Enquanto você sonha...

A melhor coisa que você pode fazer para a sua pele é acreditar nas 8 horas por noite do sono da beleza.

Cheire óleo essencial de lavanda ou pingue algumas gotas na roupa de cama. O cheiro relaxa e ajuda a dormir melhor.

Tenha em seu quarto um umidificador. Não só o barulhinho incentiva o sono como o aparelho aumenta as moléculas de água no ar, sua pele vai absorvê-las e ficará hidratada.

Meia hora antes de ir para a cama, tome 600 mg de magnésio. O mineral promove o sono porque tem efeito calmante no cérebro e nos músculos.

Fonte de pesquisa: Women's Health

Nenhum comentário:

Powered By Blogger