quinta-feira, janeiro 20

A Um Passo da Traição

A um passo da traição


O que fazer quando se está casada e apaixonada - por outro???

Depois de alguns anos de casamento, parece que a paixão abranda e o relacionamento se sustenta no amor. Por cima do ombro esquerdo, o anjinho sussurra no seu ouvido como é bom ter segurança, família e tranquilidade. Por cima do ombro direito, o diabinho anda melancólico e está com saudade de sentir o coração acelerar dentro do peito, fazendo com que você pense ter 15 anos outra vez. É aí que muitas mulheres casadas voltam a experimentar os calores de uma paixão - não pelo marido, mas por outro homem. O que fazer???

TESTE: VOCÊ ESTÁ MESMO APAIXONADA?

Aos primeiros sintomas de paixão fora do casamento, é comum que a taquicardia venha acompanhado por medo - de magoar, de ser magoado, de perder ou de abrir mão de viver uma coisa muito especial...não devemos julgar ninguém que esteja nessa situação. Nunca sabemos se iremos passar por isso. Uma leitora disse: "Eu sou casada, adoro o meu marido, mas nosso relacionamento na cama não é legal...", confessa, dizendo ainda que sente uma atração muito forte por outro homem. "Sei que se a gente ficasse, seria só sexo. Às vezes tenho vontade de me entregar e ter uma noite de prazer. Mas e se eu me apaixonasse por ele??? Seria muito complicado", diz ela que, por medo, prefere não arriscar.

Sabem o qual é o problema nessas situações??? É que quando a mulher trai, ela se apaixona, já o homem não.

“É uma situação muito complicada: meu marido não me trata mais como antes. Estou carente e me interessei por outra pessoa, que me diz tudo o que quero ouvir”

Muitas mulheres casadas se queixam do comportamento do maridão que não lembra em nada o homem dos tempos de namoro. R.P. estava casada há sete anos e vivendo uma fase difícil do relacionamento, quando conheceu outra pessoa. "Meu então marido começou a me tratar muito mal, só falava comigo gritando e me ofendia de todas as formas. Nesse meio tempo, conheci um homem atencioso, educado, ou seja, maravilhoso. O sentimento foi ficando mais forte da minha parte e ele demonstrava algo também, só que de forma discreta porque ele também era, e ainda é, casado", conta ela, que confessa que pensava nele o dia inteirinho.

R. não agüentou e optou pela separação. "Consegui sair do casamento antes de a traição acontecer, porque não iria conseguir dormir em paz se não fizesse isso. Só de pensar na outra pessoa, eu não transava mais com meu ex-marido e me sentia a pior mulher do mundo", revela, que ainda não realizou seus desejos com a nova paixão. "Hoje a gente ainda está naquela, esperando um dos dois tomar a iniciativa. Mas eu tenho paciência e vou esperar o momento dele também", diz.

D. é casada há três anos e está apaixonada por outra pessoa. "É uma situação muito complicada: meu marido não me trata mais como antes. Estou carente e me interessei por outra pessoa, que me diz tudo o que quero ouvir", revela, cogitando a hipótese da separação. "Estou pensando seriamente em deixar o meu marido, mas dá um certo medo. Se for para largar meu marido, não vai ser para ficar com outro pois tenho medo que aconteça a mesma coisa. Afinal começo de relacionamento é sempre mil maravilhas...", pondera ela, que ainda tem mais uma pessoa em que pensar: o filho. "Estou pesando bem para não magoá-lo. Tenho medo de ser um pouco egoísta e estar pensando apenas em mim", diz.

Segundo psicólogos, é possível, sim, gostar de duas pessoas ao mesmo tempo.Todo casamento passa por crises e o caminho saudável é que os casais aproveitem esses momentos para dialogar, refletir e crescer, solidificando o relacionamento. O que acontece é que muitas pessoas usam as dificuldades para justificar a
traição, e uma coisa não justifica a outra. Talvez não se sentir responsável por uma traição, já que o relacionamento está em crise, diminua a culpa que quem faz.

Amor e paixão são sentimentos muito diferentes. A paixão é uma reação química do nosso organismo e dura de 12 a 36 meses, envolvendo hormônios como dopamina, norepinefrina e feniletilamina. São elas que provocam a aceleração do coração, o rubor da face, a umidade das mão, enfim, aquele ‘frio na barriga'. Já o amor é a construção feita pelo casal e sua duração não tem prazo de validade. Sendo
o casamento uma instituição cultural que nos encoraja a formar família,
criar os filhos e viver em sociedade, se pressupõe que haja amor.
Para quem está casada com um e apaixonada por outro, deve-se agir com a razão. É aí que está o nosso diferencial dos outros animais: a racionalidade, a
capacidade de pensar e fazer escolhas conscientemente, lembra a psicóloga, acrescentando que se a escolha for continuar casada e a combinação do casal for a monogamia, evitar encontros é um bom começo. Por exemplo: se o outro é um colega de trabalho e ele a convidar para almoçarem juntos, vale improvisar uma desculpa; se malharem no mesmo
 horário na academia, vale alterar os horários; enfim, qualquer coisa que 
nos mantenha afastada da situação em que nossos hormônios contradigam 
nosso cérebro. Porque se apaixonar pode ser inevitável, mas o comportamento é sempre uma escolha nossa.

Fonte de pesquisa: Bolsa de Mulher e Lulucha

Nenhum comentário:

Powered By Blogger