terça-feira, setembro 20

Quais as Causas das Olheiras???

Não há nada mais desagradável do que encarar o espelho e perceber manchas escuras embaixo dos olhos. Justo no dia daquela reunião importantíssima com o chefe, a última coisa que queria era aparentar cansaço. Mas lá estão elas, olhando para você: as sofríveis olheiras. O que fazer?

Noites mal dormidas, estresse, hereditariedade, cor de pele, muitas são as razões para o surgimento das olheiras. "A chamada hiperpigmentação subortal costuma ser o problema estético facial que mais incomoda as mulheres depois das rugas", revela a dermatologista e nutróloga da Clínica Hagla, Paula Cabral.

Calma. Pensando neste problema, selecionamos dicas que você precisa saber para disfarçar e espantar de vez essas 'visitantes' indesejadas do seu dia-a-dia.

As causas

Olheiras podem surgir por diferentes razões: dilatação dos vasos abaixo dos olhos, excesso de pigmentação da pele (melanina) ou acúmulo de líquido e gordura nas pálpebras inferiores. Pré-disposição genética, cor da pele e problemas de vascularização são alguns fatores que causam o seu aparecimento. "Há uma maior incidência do problema em mulheres e em pessoas de grupos étnicos árabes e indianos", afirma Raphaella Bahia da Clínica Longevitá, maquiadora responsável pelo curso de make-up "Camuflagem". Por se renovar rapidamente, a pele morena acumula mais células mortas, o que acaba acentuando a pigmentação.

O corretivo em tons de laranja e amarelo é o mais indicado para neutralizar o arroxeado das olheiras.

Alta exposição aos raios solares, envelhecimento, período menstrual, doenças, álcool e fumo podem agravar o quadro. Pessoas alérgicas também costumam apresentar olheiras pela manhã, principalmente, nos dias mais úmidos. A pele que cobre as pálpebras é três vezes mais fina que a do corpo. Cansaço, estresse e até o choro geram uma dilatação dos vasos, daí essa região ganhar uma coloração mais arroxeada.
Tratamentos

Dormir bem, alimentar-se adequadamente, evitar o sol e manter a região dos olhos sempre hidratada são medidas simples que ajudam a prevenir o surgimento das olheiras. Não há uma cura definitiva para esse mal, mas existem tratamentos disponíveis que atenuam bastante o seu aspecto. Os cremes à base de vitamina K são recomendados para os problemas de vascularização. Já as loções de vitamina A e C são utilizadas como produtos preventivos, desde que associadas ao filtro solar.
Fórmulas com hidroquinona, ácido kójico e ácido fítico clareiam a pele e diminuem o edema local. Nos casos mais severos, o ácido tioglicólico pode ser associado à Luz Pulsada, um tratamento a laser de efeito duradouro que combate o acúmulo de melanina ou o excesso de vascularização na região. A cirurgia plástica, conhecida como blefaroplastia, só é indicada para os pacientes que apresentam excesso de gordura ao redor dos olhos e pigmentação acentuada nas pálpebras inferiores.

Maquiagem para disfarçar

O mercado de cosméticos oferece inúmeras opções de produtos que cuidam especificamente da região dos olhos. O corretivo em tons de laranja e amarelo é o mais indicado para neutralizar o arroxeado das olheiras. Fluído ou cremoso, ele deve ser aplicado minutos antes da maquiagem. Evite usá-lo em excesso, pois pode acabar chamando mais atenção para o problema. Atenção! Sempre utilize corretivos um tom mais claro que o da pele. O blush é outro ótimo aliado para disfarçar olheiras, pois dá um ar mais saudável à pele.

Existem receitas paliativas que você pode fazer em casa mesmo. Para dar resultado, elas precisam ser realizadas com uma certa frequência. As mais recomendadas são aquelas à base de chá preto, substância que ajuda a retrair as veias e a eliminar o líquido da pele, e de chá de camomila.

A maquiadora Raphaella Bahia ensina como preparar uma compressa desse chá milagroso que possui propriedades calmantes a anti-inflamatórias:

"Prepare um chá de camomila bem concentrado, espere alguns minutos e coloque o saquinho no freezer. A baixa temperatura faz com que os vasos se contraiam, diminuindo o inchaço. Aplique o saquinho diretamente sobre os olhos e deixe o chá agir por dez minutos. Você deve fazer a compressa deitada, com a cabeça um pouco elevada. Essa posição estimula os vasos a voltarem ao tamanho normal. Faça massagens nos olhos com movimentos circulares. Isso vai drenar o excesso de líquido e diminuir o edema local", garante.

A maquiadora recomenda lavar sempre o rosto com água fria e evitar esfregar excessivamente as pálpebras. Na hora de retirar a maquiagem, tome cuidado: não exagere na fricção do algodão com a região dos olhos para não acentuar as olheiras.

E você, tem alguma receitinha infalível para tratar de olheiras??? Divida com a gente!

Fonte de pesquisa: MSN e Lulucha

Nenhum comentário:

Powered By Blogger