quarta-feira, abril 29

Saiba o que é um "Scrap"

Scraps e Mensagens O termo scrap no Orkut, se refere a recados que outros usuários deixam no perfil de outro usuário. É uma das formas de comunicação, servindo tanto para mensagens online como offline. Em setembro de 2007 os recados passaram a aceitar códigos HTML, permitindo maior detalhamento dos recados. Em dezembro do mesmo ano o orkut recebeu uma atualização permitindo que alertas em forma de "pop ups" aparecessem ao usuário assim que um novo recado fosse escrito para ele avisando da mensagem.

Para facilitar o acompanhamento da conversa (saber de quem é a vez de responder) o orkut adicionou o link "exibir essa conversa" embaixo de todos os recados que tenham sido respondidos. Esse link abre um pop-up mostrando todos os recados escritos por você e seu amigo em ordem cronológica.

Cabe aos usuários, destinatários ou autores dos scraps, a sua eliminação ou manutenção. Muitos os eliminam para manter a privacidade. Outros os mantém como "índice de popularidade". Existem várias formas de se "manter popular", e cabe a cada um como fazer isto.

O termo scrap tornou-se tão popular que é comum ouvir um ou outro dizer, por exemplo: "você recebeu o scrap que mandei ontem?" ou "ainda não respondi ao seu scrap"

ScrapChat Concentração de várias pessoas no ScrapBook de um certo indivíduo para conversar, assim aumentando seus scraps no orkut. Esse tipo de atitude também tem seu lado difamatório, muitas vezes com ataques ofensivos às pessoas que recebem estas mensagens (flood). Em outubro de 2007 foi adicionada a ferramenta para escolher entre receber recados de todos os usuários, amigos dos amigos ou simplesmente dos amigos. Até mesmo o ScrapBook do criador do site é afetada pelo ScrapChat involuntário, atingindo mais de 600 mil recados. O ato de convidar amigos para juntos conhecerem mais pessoas através desta forma de bate-papo é interessante para usuários. Alguns deles brincam usando o termo 'Chatorkut'.

Mensagens Quando se precisa de privacidade é possível também mandar mensagens para o usuário, que só são vistas por ele.

Comunidades As comunidades nada mais são do que fóruns modificados, com o diferencial de que sua estrutura foi planejada para facilitar o uso. Assim, qualquer pessoa pode aprender a lidar com os recursos de uma comunidade com relativa facilidade. Ainda assim, não é só o design aperfeiçoado das comunidades que sobrepujam em facilidade de uso os fóruns mais tradicionais, mas também a clara falta de recursos. O orkut, até pouco tempo atrás, não permitia que seus usuários publicassem imagens em suas postagens, muito menos que tivessem autonomia na alteração do código HTML. Recentemente, foi adicionada uma função que permite aos membros que utilizem HTML, mas isto apenas pode ser feito se o dono da comunidade o autorizar. Muitos insistem para que essa função não seja usada, temendo que os erros tornem-se mais freqüentes.

Cada comunidade poderá ter uma imagem (geralmente relacionada ao seu tema) e uma descrição explicando como ela é.

Há três recursos oferecidos por comunidades: Fórum: É onde fica a maior parte do conteúdo. Os membros discutem o assunto proposto em cada tópico e criam outros. Há também a opção de pesquisar nos tópicos do fórum. Com isso algumas comunidades se tornaram um recurso para sites colocarem links para filmes, e-books, etc. Enquete: Na segunda quinzena de março de 2007, foi criada a opção Enquete, a fim de colher opiniões de membros de uma comunidade de forma quantitativa. Qualquer um pode criar ou excluir uma enquete sua. Excluir enquetes de outras pessoas é um poder concedido apenas ao dono e aos mediadores. O sistema ainda permite que se coloque figuras para as alternativas e que se postem comentários nas enquetes, porém apenas o dono ou mediadores da comunidade podem apagar comentários, caso os achem inconvenientes. As enquetes, ao serem formuladas, podem ter um prazo para encerramento de votos ou não. Evento: O site incentiva as relações sociais sugerindo encontros fora da rede. Este é o espaço em que tais encontros podem ser divulgados.

Tudo isso é administrado pelo dono da comunidade que pode escolher até dez mediadores para ajudá-lo. O dono pode fazer tudo aquilo que julgar necessário, desde apagar postagens até banir membros e excluir a comunidade. De forma parecida, os mediadores podem fazer quase tudo isso, mas não possuem poder para alterar as condições de outro mediador e muito menos modificar a descrição da comunidade ou a foto dela. É quase desnecessário dizer que ninguém pode expulsar o dono.

Para a privacidade há o recurso de restringir quem vê o forum da comunidade, podendo escolher entre as opções: somente os membros vêem o fórum e qualquer pessoa poderá ver o fórum. Adicionalmente há um recurso em que o dono da comunidade poderá colocar notícias sobre o determinado assunto na comunidade. O recurso mostrará as notícias na página inicial da comunidade. Fonte de pesquisa: Wikipedia

Nenhum comentário:

Powered By Blogger