terça-feira, maio 5

Android x Google

O Google lançou recentemente o Android, uma plataforma, um sistema operacional (como o Windows), para celulares. Diante desse anúncio, muitos choraram, pois sonhavam com o famigerado gPhone, o ultimate iPhone Killer. Portanto, não vai haver um telefone do Google, mas celulares com o sistema do Google.

Mas a bem verdade é que o Android vai, de fato, fazer o Google dominar o mundo - ou lucrar muito mas muito mesmo, para os não tão radicais. Por que? É fato que o mercado de computadores está em expansão, mas o atual mercado lucrativo é o de telefonia, vide a derrota na colocação da Forbes do Bill Gates pelo Carlos Slim. E o Google, que já domina os mercados de busca online, vai dominar os celulares como?

Primeiro de tudo, eles estão criando o Windows dos celulares. Em uma retrospectiva, a IBM tinha inovado, criando os computadores. A Microsoft criou um sistema operacional fácil e unificado para todos. O Google está fazendo o mesmo para os celulares (o que alguns já dizem ser o computador do futuro, com PPC, Palms e Smartphones substituindo o PC), da exata mesma forma que a Microsoft.

Explicarei-me: A Microsoft permitia o desenvolvimento de aplicativos para sua plataforma, mas em última instância, por deter o código e outras informações privilegiadas, sempre conseguia desenvolver softwares superiores do que os dos terceiros, por exemplo Firefox e o Internet Explorer 7 (podem xingar, mas é a verdade). Comparemos com o que o Google faz na Internet: alguem desenvolve uma nova ferramenta, por exemplo um leitor de RSS, o Google vai e aprimora, por exemplo Bloglines e Google Reader.

Em segundo lugar, os celulares tendem a ir online. Alguém duvida ou discorda dessa? Considerando esse fato e pensando que a plataforma foi criada pelo Google, advinha com que aplicações online os celulares vão se comunicar? Hmmmm Chutem Google!

Terciariamente, o Google sabe o poder dos usuários. Vou citar vários exemplos, para que ninguém mais se esqueça que sempre existe alguem, em algum lugar do mundo, fazendo o que você faz, melhor que você (tudo é relativo!). Começando pelos jogos, meditemos sobre Half Life, um jogo da Valve, que além de ser excepcional na sua física, ficou milhares de vezes mais famoso por causa do Counter Strike, uma modificação feita pelos usuários. Que tal Warcraft III e o mapa Dota? Por último e mais importante exemplo, Facebook e as aplicações online criadas pelos usuários.

O Google, que já domina todas as estatísticas e informações de quase todo o mundo, vai ter - provavelmente - mais uma fonte: sua rede Open. Open Social é o começo, com usuários criando aplicativos para sites em conjunto. Agora o Open Handset Alliance, que é em si, o Projeto Android.

As empresas que vão compor a Open Handset Alliance (OHA) serão: China Mobile, KDDI, NTT DoCoMo, Sprint Nextel, Telecom Italia, Telefonica, and T-Mobile.

A lista de desenvolvedores de celulares que irão criar celulares usando o Projeto Android são:HTC, LG, and Samsung, Motorolla. Grandes exceções a lista acima são: Nokia, Apple, Palm e Microsoft.

A HTC provavelmente será a primeira a desenvolver um celular gPhone com o Projeto Android, que se chamará HTC Dream. Abaixo, o provável protótipo da HTC. Fica a dúvida: como o Google vai lucrar com o projeto Android?? Eu tenho minhas teorias, e você, quais são as suas? Só sei que quero investir nas ações do Google.

Obs.: O nome Android pode render processo milionário contra o Google. Todas as 47 compainhasque fazem parte da Open Handset Alliance estão sendo rpocessadas pela Android Data, por causa do nome do sistema. Pede ainda que todo o material de marketing com o nome Android seja destruído, e vai pedir uma indenização ao Google de quase US$ 100 milhões.

Fonte de pesquisa: Veja Isso e o Globo

Um comentário:

Rodrigo Piva disse...

Eu queria muito testar um celular com Android, mas vai demorar um pouquinho ainda para que os preços fiquem mais acessíveis. Deve ser muito bom!

Beijos