quinta-feira, maio 6

A Arte de Receber Bem


Em 1º lugar, deixe o ambiente aconchegante, nada de exageros, o menos é mais lembra???

A comida está quentinha e cheirosa, a mesa posta impecavelmente, tudo arrumadinho até que a campainha toca. Os convidados já vão entrando prontos para jantar. Tudo parece bem. Ops! Você vai servir carne como prato principal e se alguém for vegetariano??? Ou e se você preparou um prato de camarões e frutos do mar e só depois de servido descobre que alguém é alérgico a camarão e frutos do mar??? Não se sinta mal nessa saia justa. Muitos anfitriões já passaram por isso. Mas...Qualquer detalhe não observado pode causar desconfortos e levar tudo o que você preparou por água abaixo. E o que se deve fazer para evitar essas situações constrangedoras???

Veja bem:
Antes de programar o evento, tente conhecer os gostos e costumes de seus convidados da melhor maneira possível. Se você vai oferecer um jantar ou um almoço a pessoas que você tem menor grau de intimidade procure saber o que gostam de comer e de fazer, por intermédio de pessoas próximas. Assim, você já estará a meio caminho de fazer com que nem eles, nem você tenha surpresas desagradáveis.
Já definidos os convidados, é importante  fazer uma lista de tudo o que você vai precisar antes e no decorrer do jantar. Dessa forma, você vai evitar contratempos, como se lembrar de comprar algo em cima da hora.

E de preferencia, nunca faça um prato só como prato principal, faça uma carne que acompanhe legumes, e também um prato com carne branca ou uma massa. Saladas são fundamentais. Assim você satisfará a todos os gostos.

A arrumação da mesa
Caso você não tenha espaço suficiente para acomodar devidamente todos os seus convidados, não há nada que não se dê um jeitinho, desde que não aconteça com frequencia. Arrume com um vizinho ou conhecido uma mesa extra de plástico e a monte ao lado da mesa principal. Uma toalha bonita, bem passada e flores farão o improviso passar despercebido. Ou então, o melhor mesmo é recorrer ao serviço americano, onde você deixa as travessas na mesa e o pessoal se serve a vontade. Como a pessoa terá que comer no colo, é interessante você distribuir jogos americanos consistentes para as pessoas apoiarem o prato.

Enfim, o importante é deixar com que as pessoas se sintam bem e confortáveis, como se estivessem em suas próprias casas. Nada de fazer cerimônia disso ou daquilo. Deixe as pessoas à vontade.

Na hora da arrumar a mesa, é importante que se coloque tantos pratos e copos quantos forem os pratos que serão servidos, por exemplo, se você optar por servir seus convidados com sopa como entrada, o prato fundo deve estar sobre o prato raso.  Se você costuma distinguir o copo para bebida alcoólica do que é para sucos e refrigerantes,o ideal é que se tenha a mesa ambos os copos para todos os convidados. Na medida em que cada um vai mostrando sua preferência, os copos excedentes devem ser retirados, para que a mesa fique mais limpa.

Caso você não tenha copos e pratos iguais suficientes para todo mundo, não se preocupe, isso não comprometerá o seu jantar. Misture o que tem em casa de forma que fique harmônico. Se você se incomoda demais com isso, existem lugares que alugam pratos e talheres por um preço razoável.

Não erre a mão
Mas não tem jeito. Para a maioria das pessoas, a maior dificuldade de servir um jantar ou almoço é relacionada à comida que deve ser servida.

A quantidade então!!! Nem se fala! É o maior problema.Deve-se sempre fazer um cálculo importante, pois, se faltar será uma saia justa daquelas!!! É inadmissível, errar para mais também, pois te deixará refém da comida requentada ou, ainda, do desperdício das sobras que vão para o lixo."O cálculo da porção individual varia se é almoço ou jantar, final ou decorrer da semana. Porém, a média recomendada é de 150g de proteína e 100g de carboidrato", recomenda a Chef Luiza.

Nada como uma comida bem temperadinha, porém, o tempero é uma questão de gosto. Por isso, é bom colocar pouco sal.
Com relação ao cardápio, é bom que ele seja variado e mais tradicional, a menos que você conheça bem seus convidados. Vai que um de seus convidados, por motivo religioso ou ideológico, se incomode com alguma comida??? Portanto, para evitar desconfortos procure não inovar demais. Dar toques requintados às receitas tradicionais pode ser uma boa opção para fugir do básico sem se arriscar.

Quanto à sobremesa, é bom que se tenha pelo menos umas 2 ou tres alternativas, tipo: um doce, uma gelatina ou sorvete, e frutas que são sempre bem vindas. O tradicional cafezinho pode ser servido na sala para evitar que as pessoas fiquem esperando a retirada dos talheres ou, ainda, evitar que elas fiquem sentadas em frente aos pratos usados.
Deixe de lado as formalidades
O código clássico de etiqueta ensinava que o anfitrião ou a anfitriã deveria servir, enchendo o prato que está na sua frente e, depois, passando-o para os convidados, de forma que cada um estivesse com seu prato cheio. No entanto, essa recomendação já está ultrapassada e deve ser evitada.O anfitrião não precisa servir ninguém. Somente, se for o caso por educação, a uma pessoa mais idosa. Mas, no geral, cada um pega o que quiser da forma que quiser. Por isso é legal ter opções. O básico é que o dono da casa aguarde até que todos se serviam para então, encher o prato. Fora isso, não há recomendações.
Para que o jantar corra bem é fundamental que seja um momento descontraído e amistoso, com espaço para que os convidados elogiem ou peçam algo e para que os anfitriões fiquem tranquilos.

Fonte de pesquisa: MSN e Lulucha

Nenhum comentário:

Powered By Blogger