quinta-feira, julho 22

Óleo de Cártamo - Tomar ou Não Tomar??? Eis a Questão...

Milagre da vez


Conhece o óleo de cártamo? Ele é a aposta do momento das mulheres em busca de soluções fáceis de emagrecimento

Bonitinha, mas aparentemente ordinária

Um produto totalmente natural que auxilia na queima de gordura, diminui o apetite e combate o colesterol ruim. Com essas promessas tentadoras, o óleo de cártamo, a cápsula mágica do momento, vem ganhando adeptas entre as mulheres que buscam uma silhueta mais enxuta — e quem não busca? Numa pesquisa rápida na internet, encontram-se mais de 600 mil páginas dedicadas à pílula originária das sementes do cártamo, planta natural das regiões áridas da Índia.

A realidade, porém, é que não há estudos ou pesquisas que comprovem sua capacidade emagrecedora. “Uma vez que esse tipo de produto não é vendido como remédio, mas sim como alimento, as empresas se sentem à vontade para atribuir a ele as mais variadas propriedades terapêuticas”, afirma Marcio Mancini, presidente do Departamento de Obesidade da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia. Para Mancini, a propaganda enganosa só faz aumentar a frustração e a ansiedade de pessoas que pretendem perder peso.

A estratégia de marketing adotada por empresas que comercializam o suplemento vai contra a determinação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), onde o óleo de cártamo tem registro obrigatório e é enquadrado na categoria “Novos Alimentos ou Ingredientes”. Segundo o órgão, o produto não pode ser rotulado de propriedade funcional ou emagrecedora. Essa argumentação é considerada infração sanitária, com penalidades que variam de notificações a multas de até 1,5 milhão de reais.

Em março deste ano, a Anvisa determinou a suspensão de todas as propagandas que atribuíssem funções terapêuticas a um suplemento feito à base de óleo de cártamo. A medida está relacionada às peças que conferem ao produto resultados como redução de peso corporal, melhora da definição corporal e diminuição da absorção de gorduras.

Mesmo com a norma do governo, anúncios continuam, de maneira indireta, fazendo promessas de perda de medidas. Em um deles, está o depoimento de uma mãe que diz ter conseguido vestir o mesmo manequim da filha graças ao produto. Nas fotos que compõem as peças, aparecem mulheres com pouca roupa, em uma alusão ao poder emagrecedor do suplemento

Suplemento no laboratório


Recentemente, os efeitos do CLA sobre a gordura, os músculos e o sangue foram alvo de um estudo coordenado pela professora Jocelem Mastrodi Salgado, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da Universidade de São Paulo (USP). A análise foi realizada com 64 camundongos, divididos em dois grupos — um de praticantes de exercícios e outro de sedentários. Os resultados mostraram que a suplementação de CLA aliada à prática de atividades físicas auxiliou na redução de gordura corporal em ambos os sexos e favoreceu o aumento da massa muscular apenas em fêmeas que praticavam exercícios.

“É preciso estar atento ao fato de não sabermos quais podem ser os efeitos do suplemento em humanos. Apesar da proibição da Anvisa, infelizmente vem crescendo o número de pessoas que utilizam a substância com a intenção de perder peso”, alerta Jocelem. A pesquisadora diz que entre alguns sintomas percebidos nos roedores que utilizaram a substância está o aumento do volume do coração.

Marcio Mancini ressalta a importância de consultar um profissional confiável antes de se render às promessas alardeadas por algumas empresas. “O mercado é invadido constantemente por propagandas que iludem os consumidores”, afirma. Estava bom demais para ser verdade, não é?

E agora??? O que fazer??? Conheço um monte de amigas minhas que estão tomando o Linolen (óleo de cártamo), emagreceram??? Sim, mas seria mesmo o Linolen???
 
Fonte de pesquisa: Women's Health.Abril e Lulucha

2 comentários:

Estrela Elétrica Amarela disse...

Gostaria de saber se devo parar de tomar o óleo de cartamos,pois confesso que fiquei com bastante medo ao ler esse artigo de vcs.
Como devo proceder?
mineturismologa@hotmail.com

Estrela Elétrica Amarela disse...

Olá,
Realmente fiquei com muito medo de continuar tomando o óleo de cartamo ao ler essa publicação.
Gostaria de saber se devo continuar tomando? pois realmente emagreci,mais fiquei com medo quando vcs dizem que pode aumentar o coração. O que devo fazer?

mineturismologa@hotmail.com

Powered By Blogger