sábado, setembro 11

Espironolactona - Você Conhece???

Espironolactona

Você já passou da adolescência e ainda continua tendo algumas surpresas quando se olha no espelho. A acne não é restrita entre as mais jovens, ela também pode aparecer em mulheres adultas.

Após os 25 anos está relacionada com problemas hormonais ou estresse.

O uso de cosméticos e maquiagem de maneira incorreta, além da falta de limpeza, são fatores que também podem ajudar.

A Espironolactona não faz bem só para a pele não, ela também faz o seu cabelo crescer e ficar lindo e ainda por cima é um diurético poderoso.

Ela é usada na síndrome dos ovários policísticos, quando os ovários aumentam a produção hormonal e concentração sangüínea do hormônio masculino, sendo um dos principais responsáveis pela acne, diz a dermatologista. Na prática essa substância também bloqueia parte da produção de alguns hormônios que provém dos ovários e da glândula supra-renal.

"Quando as lesões de acne localizam-se no terço inferior da face e pescoço, geralmente, trata-se de acne hormonal ou "acne da mulher adulta". Nesses casos, existe a participação de hormônios masculinos (androgênios) que atuam na glândula sebácea e estimulam uma maior produção de sebo, seja devido ao excesso desses hormônios, seja devido à hipersensibilidade periférica. A espironolactona inibe a ação dos androgênios nessas glândulas, melhorando conseqüentemente o quadro de acne", explica a Carla Albuquerque, membro efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

A dermatologista afirma que a substância tem eficácia no tratamento, entretanto, traz alguns efeitos colaterais, como mal-estar, náuseas, tontura, câimbras e dor de cabeça. Um dos motivos,é por se tratar de um ativo diurético.
Um estudo realizado pela Universidade de Leeds, na Inglaterra, revela que a acne nas mulheres aumentou nas últimas décadas. Para se ter uma ideia, em 1979, a doença atingia apenas 10% das mulheres e hoje o percetual subiu para 30%, o que preocupa cada vez mais o público feminino.

Manter a pele higienizada é fundamental para prevenir e controlar acne. Além disso é importante verificar alguns fatores na hora de comprar um produto, como:

- A seriedade da marca, pois os produtos destinados à acne exigem a realização de testes que garantem a eficácia e segurança do tratamento. Devem ser realizados sob a coordenação de dermatologistas.

- Resultados clínicos comprovados

- Indicação de profissionais (médicos, esteticistas, fisioterapeutas)

Conforme o tipo de tratamento é usado produtos com um ou mais ativos, veja os mais comuns:
Ácido Salicílico - melhora a aparência e textura da pele.

Salicilato de Dimetilsilanodiol - inibe a inflamação.

Acetilmetionato de Zinco - renova as células, cicatriza os tecidos e tem uma ação sebo-reguladora e microbicida.

Extratos Vegetais (Aloe, Lúpulo, Pepino e Limão) - refrescam e acalmam a pele, ajudam a normalizar a oleosidade excessiva e atuam como antisséptico, adstringente e agente anti-oleosidade.

Proteínas Estruturais - promovem o equilíbrio da pele, conferindo uma boa hidratação e melhora na elasticidade, retendo a umidade, além de atuar contra a formação

Fonte de pesquisa: Cyberdiet e Lulucha

Nenhum comentário:

Powered By Blogger