sábado, setembro 11

Saiba Como Fazer um Curriculo Sem Mentiras

Tudo bem que conseguir um emprego não anda nada fácil. Mas não caia na tentação de mentir no currículo, acrescentando um monte de informações inexistentes na sua formação ou experiência profissional, pois isto pode riscar seu nome de vez na tão sonhada empresa.


E o pior: essa fraude pode virar crime! Pelo menos é isso o que prevê um projeto de lei que tramita na Câmara dos Deputados e que até já recebeu parecer favorável da Comissão de Constituição e Justiça.

Segundo a empresa Trabalhando.com, as mentiras mais contadas nos currículos referem-se a:

- formação acadêmica;

- fluência em idioma estrangeiro;

- falsa experiência na área em que deseja atuar;

- acréscimo de atribuições no cargo anterior;

- últimos cargos supervalorizados;

- salário anterior;

- maior tempo de permanência na antiga empresa;

- curso de informática;

- participação inexistente em trabalhos voluntários;

- garantia de mobilidade e flexibilidade;

- estado civil;

- idade

O principal motivo das mentiras é a insegurança quanto ao conhecimento e trajetória profissional. Não possuir fluência em outro idioma, ter passagem muito rápida em empresas anteriores ou até achar que tem idade superior à ideal para ocupar determinado cargo. São várias as inverdades ditas por candidatos, algumas em menor escala, outras com consequências mais graves como, por exemplo, fingir que tem curso superior sem ter sequer se matriculado em uma universidade.
As consequências, podem ser graves logo de imediato.São duas grandes consequências. A primeira é a vergonha ao ser desmascarado e passar por mentiroso perante o recrutador ou demais candidatos. Já a segunda é ter a oportunidade de emprego anulada, mesmo que a pessoa tenha obtido muito destaque na entrevista. Esse é o momento em que o profissional deve mostrar o seu melhor, se o destaque obtido foi por meio da mentira, dificilmente ele será chamado, nenhum recrutador costuma contratar um mentiroso.

E mais: Outras empresas do mesmo ramo de atuação podem ter acesso a este acontecimento, pois os profissionais conhecem mais pessoas que atuam no mercado e a informação pode chegar a outras companhias e aí você tá ferrado.

Deixo aqui uma dica: Encare aquilo que falta no seu currículo como uma necessidade, e vá em busca de suprir essa deficiência. Afinal, agir dessa maneira é um meio de investir em você e na sua carreira.

Veja a seguir as orientações do consultor para montar o currículo ideal e por onde começar para que consiga obter destaque perante os demais - falando apenas a verdade!

1. Busque a qualificação necessária - Imagine que as vagas para as quais você concorre requeiram inglês fluente, mas você só sabe o básico. Faça o curso e dedique-se, porque ele não é um gasto a mais no seu planejamento, é o seu maior investimento!

2. Ressalte os pontos mais relevantes - Adapte o currículo a cada vaga. Caso o emprego seja para vendas, por exemplo, e sua maior qualidade é relacionamento interpessoal ou habilidade de persuasão, essa é a primeira coisa que deve destacar no resumo profissional, abaixo dos dados pessoais. Mesmo que não tenha experiência, deixe claro que tem força de vontade e capacidade para tal.

•Diferenças entre os currículos impresso e online

3. Deixe o currículo legível - Separe os quadros de informações, não há uma ordem certa para elas aparecerem. Por exemplo: se acha que a sua pós-graduação é mais relevante para o cargo do que sua experiência em outra área, isso deve vir primeiro, após destacar no currículo o quadro "Formação profissional".

Fonte de pesquisa; Cyberdiet.com e Lulucha

2 comentários:

Mari Costa disse...

Oii amiga

Ah eu trabalho nessa area e vejo barbaridades de mentiras que as pessoas colocam no curriculo.Mas é uma pena memso, porque mentira tem perna curta e sempre é descoberto, o ruim é que a pessoa antes de entrar na empresa, ja perde a credibilidade.Temos que ser sincero e ter humildade para dizer as habilidades e competencias que realmente temos.

Bjs no coração

Jucifer disse...

olá guria
eu diria q seria ate um pouco de auto confiança propria
e todos sabem q a mentira para ser descoberta é so uma questão de tempo

bjim guria

Powered By Blogger