segunda-feira, outubro 18

Aplicativos do Facebook Estão Divulgando Dados Pessoais

Aplicativos do Facebook estão divulgando seus dados e dados dos seus amigos


Os dez aplicativos mais populares da rede social compartilham informações dos usuários com empresas externas, diz o Wall Street Journal

Algumas notícias boas vêm acompanhadas de notícias ruins, mesmo com atraso de alguns dias. Está lembrado do último evento do Facebook onde foram apresentadas novos aplicativos e onde foi anunciada a possibilidade do usuário escolher quais informações ele iria compartilhar com seus aplicativos??? Pois bem, hoje o Wall Street Journal divulga a notícia de que, na rede social, o seu joguinho favorito pode estar indo longe demais no quesito “uso de informações pessoais”.

É sabido que os populares “joguinhos” onde você inocentemente cria porcos e galinhas solicitam sua autorização para o compartilhamento de “algumas informações do seu perfil”. O grave é que além de suas informações como seu ID de login, os aplicativos também podem ter acesso à sua lista de contatos. Resumindo: seus dados e dados dos seus amigos podem estar sendo compartilhados com zilhões de empresas de publicidade e de monitoramento, segundo investigações conduzidas pelo jornal.

Segundo o WSJ, a prática pode estar afetando dezenas de milhões de usuários dos aplicativos, mesmo aqueles que usam as formas mais restritas de acesso às suas informações pessoais. O artigo também sublinha que isso fere mesmo as regras do próprio Facebook e traz à tona, novamente, a capacidade da companhia de manter seguros os dados dos seus usuários.

Um porta-voz do FB disse que a empresa está tomando ações para “reduzir drasticamente a exposição das informações pessoais dos seus usuários”. Mesmo assim ele nega que o fato de conhecer o ID do usuário “não permite acesso às informações pessoais da pessoa”, mas adiciona que a empresa irá apresentar novas tecnologias para corrigir o problema identificado pelo jornal.

O WSJ descobriu que todos os 10 aplicativos mais populares do Facebook compartilham informações de identidade com empresas externas.

A questão é: todos os aplicativos acessados no FB solicitam algum tipo de autorização de compartilhamento de dados. O usuário precisa ficar atento com essas solicitações e, caso não queira ter seus dados compartilhados ou tenha dúvida sobre quais dados estarão disponíveis, deve evitar esses aplicativos.

Fonte de pesquisa: MSN

Um comentário:

Anônimo disse...

Nossa eu sou fã do facebock, mas esta notícia me deixou com os pés atrás.

Powered By Blogger