Saiba como os chefes descobrem as desculpas dadas pelos profissionais
Para justificar algum erro ou algo que não saiu conforme o previsto, alguns profissionais acabam dando uma “desculpa” para o chefe, para os colegas e até mesmo para clientes. Veja quais são as desculpas mais contadas.
Entre as desculpas mais comuns contadas pelos colaboradores estão: “eu me atrasei por causa do ônibus”, “não dormi direito esta noite”, “eu não estava bem”, “o pneu furou”, “estava muito trânsito”, “perdi todos os dados que estavam no computador”, “não recebi o e-mail”, “passei a noite no médico”, “meu filho/pais não estão passando bem”.
Verdade x mentira
Os fatos citados acima podem realmente acontecer e quase todos os profissionais estão sujeitos a eles. Entretanto, engana-se quem acredita que a desculpa dada só é descoberta se a pessoa confessar que estava mentindo.
Não é possível afirmar no primeiro momento que aquilo seja uma desculpa. As desculpas acabam sendo descobertas pelos gestores devido à frequência em que ocorrem. Chegar atrasado devido ao trânsito pode acontecer com todo o mundo. Mas chegar todo o dia fora do horário já é outra coisa...
Quando o chefe escuta diversas razões para justificar um determinado assunto, alguns motivos acabam gerando desconfiança. “Principalmente no caso de profissionais que sempre chegam atrasados”.
Outro emprego
No ambiente corporativo, além de tentar justificar algum “deslize”, as pessoas dão desculpas, principalmente, quando estão à procura de um outro emprego. Vale lembrar que como os processos seletivos costumam ser longos, inventar atrasos ou faltas muitas vezes seguidas pode gerar desconfiança por parte do líder.
Muitas vezes com receio de contar sobre problemas pessoais ou de saúde, os profissionais acabam usando a mentira. Nesta situação, para evitar que a situação piore no trabalho, a dica é que o colaborador esclareça sobre o que está acontecendo. Dependendo da empresa, às vezes é possível conseguir alguns dias de folga, trabalhar em casa ou compensar o período que estará fora de outra maneira. Tudo é uma questão de conversa..
A conversa também é indicada para o gestor tentar solucionar casos frequentes de desculpas. O chefe deve conversar com o profissional, deixando claras as regras da empresa. Desta forma, a pessoas entederá que contar a verdade é a melhor das saídas.
Fonte de pesquisa: InfoMoney
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