sábado, maio 9

Você Sabe o Que é Ocitocina?

A Ocitocina está claramente envolvida na reprodução humana e exerce um papel importante no estímulo sexual. Os níveis séricos deste hormônio foram medidos antes e depois de estimulação sexual em doze mulheres saudáveis.

Os valores da Ocitocina um minuto após o orgasmo foram significativamente mais altos que os valores basais.

Estes achados sustentam a hipótese que a ocitocina exerce um papel importante na resposta sexual, tanto na função neuroendócrina como no comportamento que temos após o sexo.

Desejo sexual durante a amamentação.

É normal ficar excitada, ou mesmo chegar a um orgasmo durante a amamentação ? É raro, mas pode ocorrer, diz a Dra. Ruth A. Lawrence, autora do livro "Amamentação no seio", um guia para os profissionais da saúde. Ambos fatores, amamentação e o ato sexual, dependem de níveis elevados de ocitocina, um hormônio que tanto regula a produção de leite, como também deixa a mulher receptiva ao ato sexual.

Os níveis de ocitocina elevam-se durante o ato sexual e atingem o pico um pouco antes do orgasmo, o que sugere que o hormônio é uma resposta central ao prazer sexual. Portanto algumas mulheres podem experimentar esta sensação, não devendo ficar preocupadas ou sentirem-se culpadas se isto acontecer diz a Dra. Lawrence.

Através de um orgasmo clitoriano muita ocitocina é liberada. O hormônio não é essencial para a concepção, mas é necessário na regulação dos níveis hormonais relacionados ao estresse e ao ciclo menstrual. A deficiência de ocitocina favorece o estresse, a obesidade e comportamentos psicóticos, diminui as funções cognitivas e eleva o risco de câncer de mama. O orgasmo clitoriano não é relacionado à concepção e não é obtido através de uma relação sexual convencional.

Os orgasmos decorrentes de fantasias sexuais intensas e um parceiro compatível, fazem com que haja um aumento na liberação de ocitocina em níveis bastante elevados. A ocitocina é um hormônio não peptídeo secretado pela porção posterior da hipófise. Também é liberado no cérebro por terminais de neurônios localizados nas regiões supraóptica e paraventricular do hipotálamo.

Tanto o estrógeno como a testosterona estiulam a sintese de ocitocina, agindo como agentes conectores ou facilitadores intermediários. Foi realizado um estudo com 13 mulheres e 9 homens na privacidade de um laboratório. Todos foram monitorados e tiveram amostras sanguíneas coletadas durante a masturbação e o orgasmo. Ambos, homens e mulheres, mostraram um aumneto significativo dos níveis plasmáticos de ocitocina durante o estímulo sexual e orgasmo.

Os níveis foram mais altos no momento do orgasmo e após foram apresentando declínio progressivo. Os autores pressupõem que haja uma interação entre as contrações musculares e desejo sexual / orgasmo.

Fonte de pesquisa: Anestesia.com

Um comentário:

danielteixeira disse...

Me ajudou muito sua postagem, n tinha outra tão completa sobre ocitocina na net, e me ajudou a complementar meu trabalho! Parabéns!

Entre no meu blog:
http://www.receitasdmais.blogspot.com/

Powered By Blogger