domingo, julho 19

Amizade - É Um Bem Precioso

Falar sobre amizade parece simples assim, mas não é. Tem que ser uma pessoa muito sincera para escrever sobre os sentimentos de uma verdadeira amizade. A amizade é uma das maiores riquezas que um ser humano pode ter, desde que esta seja verdadeira. É muito fácil fazer amigos, mas quantos realmente são seus amigos em todas as horas? Sempre que você precisar? Nos bons e nos maus momentos? Quando você está por cima e quando você está por baixo? É minha gente, dá para contar nos dedos não é verdade?

Amigo de verdade, é aquele que não liga se você tem dinheiro ou não, que te faz companhia quando você está sozinho ou triste, que você sabe que pode contar com ele em todas as horas da sua vida, que não irá te julgar, que irá acreditar no que você tem a dizer sem fazer perguntas, que te ajuda a se levantar se acaso você cair, enfim que seja mais do que um irmão até. E vice-versa, é lógico.

Geralmente, esse tipo de amizade você só encontra em um, dois ou no máximo tres amigos. Na maioria das pessoas que conheço sempre tem um que se destaca mais, e é nesse que você se apega.

Amigo, é aquela pessoa que acredita em você em quaisquer circunstâncias, é aquela pessoa que te conhece até pelo olhar, que sabe quando você está sendo sincera ou não, que não vai trair a sua confiança jamais, e que sempre ficará do seu lado e nunca contra você, é aquele que sabe escutar e que sabe te dar conselhos quando você precisar. Nossa como é difícil encontrar pessoas assim hoje em dia! Eu tenho muita saudades do meu tempo de colégio, em que a gente sempre tinha uma amiga dessas, que não tínhamos segredos uma com a outra, mas depois que a gente se forma, cada uma segue o seu caminho... tem os seus próprios problemas... e a amizade acaba terminando.

É muito difícil você continuar amiga daquela pessoa depois, pois você irá se casar terá outros amigos, e vice-versa, de vez em quando uma telefona para a outra, mas não é mais a mesma amizade. É muito bom, quando as pessoas cultivam suas amizades de infância, pois são as que mais te conhecem, porque vocês passaram a juventude toda juntas, namoraram na mesma época, se conheceram pra valer, aprontaram juntas, há cumplicidade entre elas, além do mais quando se é criança ou adolescente, os amigos são muitos, mas sempre tem um que você se conecta mais do que com os outros, porque existe uma afinidade entre vocês ingênua, incapaz de enganar uma à outra. Em compensação, os outros quase todos têm inveja, querem ser mais do que você, mostrar que você não sabe nada...etc...

Outra coisa: amigo sincero, é aquele que não te critica, não te recrimina, ele te ouve , pois a pior coisa da vida é você saber que você errou ou não, e o seu amigo vir e te criticar. Achar isso ou aquilo, caracas, não é isso que você precisa escutar naquela hora, você precisa de apoio, de um conselho, não de um sermão.

Às vezes também, você pensa que fulano é o seu melhor amigo, e na hora que você se abre com ele, conta toda a verdade ele simplesmente te trai. Ou te deixa na mão, ou não acredita em você, e então se afasta sem você saber porque.

Quanto a mim, posso dizer em alto e bom som pra quem quiser ouvir, eu odeio mentiras, odeio joguinhos, detesto pessoas que dizem uma coisa e fazem outra, abomino a falsidade. Quando eu sou amiga de alguém, eu sou pra valer, eu me dou muito para os meus amigos, procuro sempre ajudar no que puder, aliás,tem uma coisa que meu pai sempre dizia: "não precisa ter muitos amigos, um só já é o suficiente". E é verdade grandes amigos não existem, o que existe é a cumplicidade entre duas pessoas, o ser ou não ser. E eu como sou 8 ou 80, ou eu sou ou não sou amiga, pra mim não existe meio termo, e quase sempre levo um coice na cara, e isso me deixa muito, mas muito triste messsmo.

Só tem uma coisa: quando eu rompo uma amizade é pra sempre, se aquela pessoa me fez mal por alguma razão jamais terá a minha amizade de volta, eu não costumo guardar rancor, nem raiva, eu simplesmente passo a ignorar a pessoa como se ela nunca tivesse existido, mas não guardo raiva pois dá "gastrite". E acho que porque eu sou uma escorpião ferrada. Então jamais esqueço quem me fez mal.

Mentira, que vantagem maria leva tentando enganar ou mentir para um amigo?Afinal, ou ele é ou não é seu amigo, certo? Sinceridade, outro fator que eu admiro nas pessoas que gosto, detesto falsidades. Humildade, outro fator que conta muito em amizade. Orgulho, taí uma outra coisa que um amigo deve esquecer de ter para com o outro, se eu erro ou você acha que eu estou errada, eu penso bem e se , realmente, eu estiver errada deixo o meu orgulho de lado e peço desculpas sim. O duro, é quando você pede desculpas e o outro continua não acreditando em você.

As pessoas têm que saber que a palavra DESCULPA existe para ser usada quando necessário, isso é uma coisa muito importante entre amigos que se querem bem. Eu, por exemplo, não admito que duvidem da minha palavra, pois quem duvida não merece a amizade que tenho a oferecer, então é melhor mostrar a cara logo de saída.

Então minha gente, eu acho que isso tudo é amizade, posso estar errada não sei, mas quem tem um amigo sincero e dedicado nessa vida, tem tudo, ou quase tudo. Como se diz: "Quem tem um olho na terra de cegos é rei" !!!

E você? Quantos amigos de verdade você tem? (Aquele a quem você confia os seus maiores segredos, que sabe que ele não vai te trair nunca...)

Nenhum comentário:

Powered By Blogger