Não é sempre que a gente se lembra que sem divulgação não existe renovação. Temos sempre um trabalhão pra escrever assuntos relevantes em nossos posts e na grande maioria das vezes o número de comentários é bem pequeno. Leitores existem. Comentaristas são raros.
Aparecem os amigos, a turma da escola, colegas de trabalho, os familiares, a(o) namorada(o), os twitteiros e assim vai, a galera que nos rodeia no dia-a-dia. Mas como ampliar este círculo de leitores e torná-los comentaristas assíduos? Se você não fizer propaganda na TV aberta no horário nobre (97% de audiência) - coisa pra poucos devido ao "precinho camarada" que é cobrado - uma alternativa eficiente [e gratuita] é replicar cada link que você criou com conteúdo próprio nos sites de mídias sociais.
"Mídia social" para os mais desavisados já é a terminação genérica para descrever sites onde existe a participação ativa de pessoas [usuários] na produção do próprio conteúdo. São os chamados sites de conteúdo colaborativo, fruto das inovações práticas obtidas pela Web 2.0 - : favoritos sociais (Delicious, Bloblogs Bookmarks, Brasilblogs), repositório de blogs (Technorati, Blogblogs, Infoblogs), redes de relacionamentos (Linkedin, Via6, Facebook, MySpace, Sonic, Orkut), nanoblogs (Twitter, Jaiku, Pownce), comunidades e fóruns segmentados (Peabirus, Grupos, InForum), artigos e notícias sociais (Rec6, Linkk, DiHitt, Outrolado, Overmundo), recomendação de conteúdo (Post Social, Addthis, Sharethis). Os nomes citados são como exemplos. Existem mais, muito mais.
Quase sempre, o número de comentários dos posts em geral, fé de no mínimo, 5, 8 , 10, 14 no máximo (pela moderação a gente elimina os monossilábicos ou aqueles que são SPAM). Mas quando deparei com um post meu que incluía mais de 40 comentários (isso no Brasil é raro), não diretamente em meu blog, mas num site de notícias sociais, achei o máximo! Conhecimento e informação compartilhada cria a renovação. Esta semana, pela 1ª vez meu blog lulu-lulucha, chegou a ter 1.050 visitas em um dia. Eu fiquei super feliz pois ví que esses sites agregadores funcionam mesmo.
Esta é a lista de 38 sites para divulgar seus posts:Brasil (27): blinks, blogblogs, blogosferanews, blogsbox, dihitt, fleex, gafanhoto, gostei, infoblogs, levitar, linkk, linkloko, linkou, linkto, mednews, ocioso, outrolado, overmundo, pigg, rec6, sbrubbles, temlink, totalnews, ueba, webdez, websapiens, yoomp.Portugal (8): atalhovirtual, digacultura, domelhor, fixolas, linkame, logwa, ptnoticias, sapo.Mundo (3): brasilblogs, mexame, ouvidizer.Mas cadê as URLs ou os links dos sites? Pra facilitar a sua e a nossa vida, vá direto ao Post Social que lá você tem todos os endereços - toda vez que tivermos novas inclusões ou alterações, elas já serão publicadas lá mesmo e estarão funcionais [sem links quebrados].
Longe de ser um publicador *automático* em massa de SPAMs de notícias,o Post Social teve a concepção de agrupar numa só ferramenta on-line diversas facilidades que pudesse ajudar o usuário nesta tarefa diária (não é fácil lembrar de todos estes endereços). Passo ainda 5 dicas daquilo que acho útil ao divulgar seu próprio conteúdo:
- 1) Se seu blog tem poucos comentários, não desamine. Vá em frente. Nada melhor que um dia [um fato] atrás do outro.
- 2) Não vale copiar e colar notícias corriqueiras já publicadas pelos meios de comunicação tradicionais, além de ser muito feio usar a tal prática do CTRL-C e CTRL-V, ao meu entender não acrescenta nada nesta grande massa de informação circulante.
- 3) Opte pela sua pitada de opinião e siga sempre uma conduta singular. No fundo mesmo, cada um acha o caminho mais conveniente para se expressar.
- 4) O que importa é ter algum diferencial, só conteúdo já não adianta mais.
- 5) Estude muito, fique [muito] informado, faça novas conclusões e... repita tudo de novo!
Segue uma relação de serviços para divulgação de seu blog. Alguns eu já escrevi aqui no GF Soluções sobre e vou deixar o link para quem quiser ler. Alguns eu ainda não falei e irei referenciar blogs que tenham falado sobre esse serviço. Se souber de algum serviço interessante e que tem trago retorno para seu blog deixe nos comentários.
Rec 6 – Atualmente é o que me traz maior retorno, independente do assunto que publico em meus blogs. DiHITT – Depois do Rec6 é o que me traz maior retorno. Mas o que realmente atrai no diHITT é a convivência que você mantém com outros participantes fazendo amizades e firmando grandes parcerias.Ocioso – Conheci o Ocioso recentemente, e tem me trazido muitas visitas, pelo que recomendo a adoção desse serviço.
Yoomp – Oferece uma plataforma simples para divulgação. Você cadastra seu blog e os feeds e pronto.
Linkk – Oferece uma plataforma limpa e simples para divulgação de seu blog.BlogBlogs – Não é bem um serviço para divulgação direta de seu blog, é mais um ranking de blogs.
Ranking de Blogs – Mais um serviço de ranking de blogs. Menos conhecido e utilizado que o BlogBlogs. FedSearch – Outro serviço fácil de utilizar, basta cadastrar seus feeds e pronto.
Twitter – Utilize o serviço TwitterFeed para divulgar seus posts automaticamente no Twitter.
Facebook -Divulgue seu blog no Orkut e em outros serviços semelhantes como MySpace, Sonico.
MSN – A dica serve também para outros mensageiros como o GTalk, Pidgin, entre outros. Coloque o link de seu blog no espaço para uma mensagem pessoal, assim mesmo quando estiver offline estará divulgado seu blog. E-mail – Crie uma assinatura personalizada com umlink para seu blog, assim sempre que conversar com alguém por e-mail estará divulgando seu blog.
Fonte de pesquisa: IBuscas
Nenhum comentário:
Postar um comentário