quinta-feira, abril 29

As Pedras Estão na Moda - Mas o que Elas Significam???

As pedras estão na ultima moda hoje em dia, mas o que sabemos sobre elas??? São benéficas ou não para quem as usa??? Vamos ver:

PEDRA DA LUA. Uma pedra incolor com um brilho azulado ou prateado, a pedra da lua equilibra as emoções, ajuda em casos de desordens mentais, melhora a lógica e a intuição e evita a retenção de água. É uma pedra muito feminina e foi tradicionalmente ligada à fertilidade.

OPALA. Uma pedra multicolorida com uma bela característica iridiscente. A opala revigora, aumenta a criatividade, melhora a vista e desenvolve a intuição e a visão espiritual interior. Opalas de elevada qualidade chegam a ser mais valiosas que os diamantes, podendo chegar a U$ 20.000 por quilate.Cuidados com a sua opala: a opala é uma pedra que sempre contém um pouco de água em sua composição. Sua proporção varia de muito pouco a 30% de água. Com o tempo, a pedra pode perder sua água e ficar com fissuras e diminuir sua opalescência. Embebendo a pedra em azeite ou água, as fissuras desaparecem, ainda que temporariamente. Para impedir seu envelhecimento e incrementar seu jogo de cores, é aconselhável guardá-la em algodão úmido. É uma pedra muito sensível também à pressão e golpes, assim como ácidos e álcalis. Mantenha sempre longe de mudanças bruscas de temperatura e produtos de limpeza.
Curiosidades: a pedra opala é conhecida como a pedra portadora de boa fortuna e que sua presença trás amor em abundância e afasta os males. Os romanos acreditavam que a pedra era símbolo de esperança e pureza. A Mitologia diz que quando o universo foi terminado, Deus raspou todas as cores de sua paleta e criou a opala, uma pedra mística muito colorida

QUARTZO-ROSA. O quartzo-rosa encontra-se em agradáveis tons suaves de rosa e cinzento. É muito bom para combater o medo, a ansiedade, o stress e as emoções negativas e ajuda a libertar a ira, a inveja e o sentimento de culpa. Dado que desenvolve a imaginação e a elevação da mente, é uma boa escolha para meditação.

RUBI. Esta bela pedra preciosa vermelha é excelente para curar problemas sanguíneos (uma lenda Hindu diz que os rubis são diamantes misturados com sangue) e problemas de fígado, e para melhorar o sistema imunitário. Cria um equilíbrio emocional, promove a integridade, o optimismo e um sentimento de calma e combate a inveja.

SAFIRA. A forma mais conhecida é de um azul escuro, mas também se encontram safiras em azul pálido, rosa-violeta, laranja, amarelo e verde. Esta pedra é excelente para combater febres, padecimentos nervosos e asma, e cria um sentimento de espiritualidade e de paz.

TOPÁZIO. As cores desta pedra variam de um amarelo fumado e tons de café a uma gama de azuis. O topázio é um excelente desintoxicante, e é bom para curar problemas de garganta, tosses e padecimentos relacionados com os nervos, incluindo problemas de pele. Tem propriedades calmantes e desenvolve a sabedoria e a auto-expressão.

TURMALINA. A bela turmalina apresenta mais cores do que qualquer outra pedra, incluindo variedades transparentes, em amarelo, verde, azul, rosa e vermelho. Tem uma influência protectora, galvaniza a autoconfiança e afasta o medo. É particularmente eficiente para desiquilíbios e desordens mentais — também ajuda a desenvolver a força de vontade e a criar um equilíbrio emocional: ajuda ainda em casos de indigestão, ganhos e perdas excessivas de peso, problemas de garganta e gota.

TURQUESA. Esta pedra deve o seu nome ao seu tom azul esverdeado. Tem excelentes poderes curativos que desenvolvem o sistema físico, ajuda na regeneração de tecidos e protege contra os poluentes ambientais. Realça o amor, a amizade, a lealdade, a comunicação e a auto-expressão criativa. As pedras que são simplesmente tingidas de turquesa não possuem propriedades curativas.

AGUA MARINHA. Cuidados com a sua água-marinha: a água-marinha é quebradiça e sensível à pressão. Deve-se retirar a sua jóia em atividades como esportes, trabalhos de casa ou qualquer outra coisa que possa riscar, trincar ou quebrar a pedra.
Curiosidades: na mitologia, a água-marinha é um presente de Netuno ás sereias e seres do mar. Dizia-se que as ninfas levavam as águas marinhas nas costas dos cavalos marinhos. Até hoje, a água-marinha é a pedra de proteção dos marinheiros.
É também conhecida por "reacender" o amor em casais ou fazer com que a pessoa que a carrega livre-se de toda maldade existente no mundo.
A água-marinha é considerada também o símbolo da felicidade e juventude eterna.

AMETISTA. A ametista é a pedra mais apreciada do grupo do quartzo. Os seus cristais sempre crescem sobre uma base. Quando têm formato de pirâmides, a cor mais intensa predomina nas pontas dos cristais. Existem algumas variedades de ametista, podendo apresentar faixas brancas de quartzo leitos
O nome ametista vem do grego e provavelmente significa "não bebido" ou ainda "não ébrio" devido, provavelmente, à sua história na mitologia.
Cuidados com a sua ametista: a ametista é uma pedra muito durável e por isso é uma ótima escolha para o uso diário. Deve-se apenas tomar o cuidado de retirar a jóia em atividades em que a pedra possa sofrer riscos. Tomando-se este cuidado a pedra estará sempre intacta.
Curiosidades: na mitologia, a ametista foi resultado de uma discussão amarga travada entre os deuses Baco e Diana. Para proteger a sua serva, Diana a transformou em um cristal transparente. Quando a discussão acabou, Baco, cheio de remorso, derramou um cálice delicado de vinho sobre o cristal, dando a ele uma cor violeta.
A ametista foi considerada também um amuleto para proteção de soldados e para ajudar caçadores a capturar bestas selvagens.

CITRINO. O nome, citrino, é derivado de sua cor amarelo-limão (do latim citrus). A maioria dos citrinos que se encontram no mercado são na realidade ametistas que quando aquecidas adquirem a cor de citrinos.
Os citrinos de cor natural são raros e geralmente são chamados, erroneamente de topázio.
Cuidados com seu citrino: admirado por sua beleza e durabilidade, o citrino é uma boa escolha para o uso diário. Deve-se apenas tomar o cuidado de removê-lo quando for praticar atividades que possam riscá-los.
Curiosidades: citrino é filho da Ametista. Quando nasceu, os raios brilhantes do sol bateram em seu rosto dando à ela uma aura dourada radiante. Sua energia focaliza a mente, emoções e intuições.

DIAMANTE. O nome diamante vem do grego e significa "inconquistável, indomável" devido a sua dureza. Há, na história, diamantes famosos, principalmente por seu tamanho ou por sua cor. No Brasil, os primeiros diamantes foram encontrados em 1.725, em Diamantina - MG. Durante os séculos XVIII e XIX, o Brasil liderou a produção mundial de diamantes, superado depois pela África do Sul.
Apenas 20% dos diamantes são utilizados para joalheria, todo o resto é aproveitado na área industrial.
Cuidados com seu diamante: o diamante é a pedra mais durável de todas as pedras preciosas existentes. O único cuidado que deve-se ter com os diamantes é guardar separado de outras jóias, pois pode riscá-las.
Curiosidades: existem muitas histórias sobre os diamantes. Os gregos acreditavam serem lascas de estrelas que caíram na Terra. É o símbolo do amor "inquebrável" e a razão de usar-se um anel de diamantes no terceiro dedo da mão esquerda é porque os egípcios acreditavam que a "veia do amor" vinda diretamente do coração, terminava neste dedo. Simboliza pureza e invencibilidade.

ESMERALDA. A esmeralda, assim como o berilo e a água-marinha, é do grupo do berilo e é a pedra mais nobre dele. O seu nome provém do grego "smaragdos", mas a origem provavelmente é do hindu antigo e significa "pedra verde".
A  esmeralda, assim como o berilo e a água-marinha, é do grupo do berilo e é a pedra mais nobre dele. O seu nome provém do grego "smaragdos", mas a origem provavelmente é do hindu antigo e significa "pedra verde".
Somente as qualidades mais preciosas de esmeralda são transparentes. Geralmente esta pedra aparece com inclusões e estas não são consideradas defeitos desde que não sejam importantes. Estas inclusões, muitas vezes, são prova de que a pedra é autêntica.
Cuidados com sua esmeralda: a esmeralda não deve ser utilizada em atividades como esportes, trabalhos de casa ou qualquer outra atividade onde a esmeralda possa receber pancadas. A esmeralda é uma pedra muito sensível a batidas fortes e riscos. Deve-se evitar também mudanças de temperatura repentinas.
Curiosidades: esmeralda era a deusa sagrada dos Incas. Antigamente esta pedra era dada às jovens como um talisman para ter proteção e dar facilidade no parto. Acreditava-se que honrar esta deusa Inca e suas filhas traria um amor verdadeiro e fiel.
Os egípcios acreditavam que esta pedra estava associada à fertilidade e ao renascimento.

GRANADA. É uma gema que pode ter várias cores, à exceção do azul. os tons rubros vão desde o framboesa ao vermelho cor de sangue. os tons de verde são equivalentes aos das esmeraldas, existindo ainda granadas em tonalidades de amarelo, laranja e castanho. Os variados aspectos das granadas possibilitam uma utilização adequada a todos os gostos e acessível a todos os bolsos. O nome granada não designa uma gema, mas um grupo de gemas. As granadas mais importantes como pedras preciosas são piropo (a mais valiosa), almandina, espessartina, grossulária e andradita. Conforme a espécie, pode-se ter granada incolor, vermelha (a mais comum), amarela, marrom, preta e até verde (chamada demantóide).
Cuidados com a sua granada: tal como para as restantes gemas, temos que as proteger de riscos e de temperaturas elevadas.
Curiosidades: de acordo com a lenda, Noé o patriarca Bíblico, utilizou uma grande granada como iluminação da Arca da Salvação.

ÔNIX. É uma variedade da ágata. Também é chamado de "pedra unha". Usado com freqüência para confecção de camafeus. O ônix preto era muito valorizado para contas de rosários (terços). O livro "The Magick of Kiram, King of Pérsia" publicado em 1686 afirmava que era possível ficar invisível usando-se um anel de ônix! Existem ônix com variadas cores uns de faixas brancas alternando-se com preto, marrom, vermelho e preto.
Curiosidades: É muito utilizado por atletas ou pessoas que exercem funções. Acredita-se que o uso desta pedra em uma jóia proporciona equilíbrio para a mente e o corpo. Traz autoconfiança.

ÁGATA .A Alemanha foi a principal produtora até o início do século XIX, hoje suas jazidas estão esgotadas. As ágatas sul-americanas em geral são cinzentas. Seus desenhos são revelados através de processos de tingidura que já eram conhecidos pelos antigos romanos. É uma pedra de cor variável, onde em uma pedra pode-se encontrar muitas cores.
Curiosidades: ajuda a obter equilíbrio físico e mental. Atua no sentido da consciência. Nos dá autoconfiança.

Fonte de pesquisa: Portal São Francisco e Bom feiticeiro

Nenhum comentário:

Powered By Blogger