quinta-feira, abril 29

Os Avanços Do Exame Preventivo Ginecológico

Conheça os benefícios e os avanços do exame preventivo ginecológico

O exame preventivo ginecológico é um teste muito valioso na detecção do câncer de colo uterino (ou de células que podem vir a se tornar cancerosas futuramente).

Ele é realizado por um médico que coleta material do colo do útero e as envia para um laboratório em que outro médico (patologista) procura por sinais de câncer nas células da amostra enviada, sob as lentes de um microscópio.

O exame convencional, chamado de papanicolau, reduziu drasticamente o número de casos de câncer de colo uterino, porém encontra-se defasado, pois sua tecnologia permanece inalterada há mais de 50 anos.

Em 1996 foi desenvolvida e patenteada uma nova maneira de coletar e analisar as células coletadas, chamado ThinPrep®, hoje considerado um exame revolucionário que aumenta a confiabilidade do exame preventivo anual.

"Este exame está recomendado ANUALMENTE a todas as mulheres que já iniciaram atividade sexual".Por que o ThinPrep® é uma melhor opção ?

O exame ThinPrep® diminuiu bastante os resultados equivocados falso-negativos ou falso-positivos (em que tratamentos, ou deixam de ser realizados, ou são realizados sem real necessidade).

Embora o modo de coleta seja bastante semelhante, simples e pouco incômodo, é a forma de envio do material para o laboratório e a forma com que o material é analisado que faz do ThinPrep® algo tão superior.

Estudos no mundo todo envolvendo centenas de milhares de mulheres são unânimes em declarar a superioridade do ThinPrep® na detecção de lesões pré-cancerosas se comparados ao Papanicolaou convencional.

Outra grande vantagem do ThinPrep® é que em uma mesma amostra, o laboratório pode pesquisar a presença de tipos de HPV (vírus do papiloma humano) que podem no futuro aumentar o risco de desenvolver câncer de colo uterino.

Em países como Estados Unidos e na Europa, mais de 90% dos preventivos são pelo método ThinPrep®, considerado o único exame de rastreamento do câncer de colo uterino aprovado pelo FDA (rigoroso órgão americano de controle de medicamentos e equipamentos médicos), como substituto mais eficaz do exame de papanicolaou convencional.

Mesmo sem sentir dor ou corrimento, eu preciso fazer o exame preventivo?

Sim. Este exame está recomendado anualmente a todas as mulheres que já iniciaram atividade sexual. Agindo assim, você pode estar detectando um problema precocemente, antes de ele tornar-se mais sério ou incurável.

Se detectado precocemente, o câncer de colo uterino é 100% curável.

O meu seguro de saúde paga pelo ThinPrep®?

Existem muitos "convênios" e planos de saúde que cobrem este exame, porém ainda são poucos os médicos no Brasil que o realizam.

Mesmo que o seu plano não pague, este não é um exame caro. Converse com o seu médico a respeito.

A Dra Juliana Korth realiza o ThinPrep® há mais de 7 anos.

Fonte de pesquisa: MSN

Nenhum comentário:

Powered By Blogger