Você nasce do sexo feminino. Mas eis que um dia se descobre mulher. Que sofre, trabalha, ama, ri, cuida e é cuidada, namora, dá o fora, chora arrependida, é feliz. Você tem lança de guerreira, cai e levanta, às vezes demora a se erguer, outras vezes é erguida pelas mãos de um anjo. Ou do tempo. E lava e passa e costura e cozinha e cria os filhos e foca na carreira e vai ao supermercado e pinta quadros e toma chope e puxa o decote pra baixo e levanta a moral. Exatamente como as suas amigas. Como muitas outras mulheres. Mas quem é você na sua essência???
Que seiva corre nas suas veias? Independente de como os outros enxergam você, como você se vê? Há uma deusa e um significado, um modo de encarar a vida e uma essência nata dentro de cada uma de nós. E é ela que nos move, nos mantêm vivas, nos guia, dita nossas escolhas, nossa maneira de pensar, nossas ações. É ela que define de onde viemos e para onde vamos. E está em nós durante toda a caminhada.
Descobrir a nossa essência é o primeiro passo. Aceitá-la, um ato inteligente. Aprender com ela, sabedoria pura. Aprimorá-la é para poucas.
Feche os olhos, respire fundo, acalme a mente, o coração. Encontre-se. Cumprimente-se. Só então responda às perguntas do teste.
FAÇA O TESTE AQUI E DESCUBRA QUE DEUSA VOCÊ É NA SUA MAIS PURA ESSÊNCIA:
As sete Deusas Gregas
1. ARTÊMIS / DIANA
Ártemis (Lua): é a mulher atlética, que aprecia a vida ao ar livre e os animais. Ama a natureza e
dedica-se á proteção do meio ambiente. Respeitada, sabe viver só e sente-se bem assim. Pode ser
vingativa e cruel, se ultrapassarem o limite imposto por ela mesma no seus encontros
irmã gêmea de Apolo, deus do Sol. Sua mãe, Leto, era uma divindade da natureza, filha de
Titãs. Seu pai era Zeus, deus líder do Olimpo.
Deusa do parto.
Pedido ao pai: arco e flechas, uma quadrilha de cães de caça, ninfas para acompanhá-la,
uma túnica curta para correr, montanhas e selvas como seus lugares especiais e a
castidade eterna. Seu pai lhe concedeu tudo e mais o privilegio de fazer suas próprias
escolhas.
Deusa da caça e da Lua – personifica o espírito feminino independente. Podia objetivar qualquer alvo e sempre acerta-lo.
Capacidade de concentração e direcionamento possibilitam-na atingir qualquer meta.
Como deusa virgem, era imune de se apaixonar e representa um sentido de integridade,
uma atitude de cuidar de si mesma. Esse arquétipo possibilita a mulher sentir-se completa
sem um homem.
Representa as qualidades do movimento feminista: empreendimentos e competência,
independência dos homens e das suas opiniões, e preocupação pelos atormentados, pelas
mulheres fracas e pelos jovens. Irmandade entre as mulheres.
Afinidade com a selva e a natureza não doméstica, responsável pela identificação que
algumas mulheres experimentam entre si mesmas e a natureza, quando saem com mochilas
pelas montanhas, adormecem no luar, caminham numa praia deserta etc.
a) Trabalho: Empenha-se no trabalho que tem valor subjetivo para ela. È estimulada pela
competição e não se amedronta com oposição. Os interesses perseguidos por ela não têm valor
comercial e não conduzem a uma carreira. Algumas vezes, o interesse é tão pessoal ou fora do
comum, tão absorvente quanto ao tempo, que a falta de sucesso no mundo ou a falta de
relacionamentos são garantidos.
b) Homens: Fraternal.
Como sua irmã, Apolo é andrógino. O casal Ártemis-Apolo é o modelo mais comum de
relacionamentos da mulher-Artemis. Pode resultar num casamento assexuado, amigável.
Algumas mulheres até casam com homossexuais e valorizam o companheirismo e a
independência que cada parceiro permite ao outro.
O 2º padrão comum é o de envolvimento com homens que as sustentam. Tal homem é
uma pessoa com a qual ela se sente à vontade. Se for incompatível pode lembrar os
conflitos pai-filha: o marido não aprova suas atitudes, é rebelde etc.
O 3º tipo de homem atraído pela pureza de Ártemis, sua virgindade e identificação com a
natureza primitiva, é o tipo Hipólito, um jovem atraente, que se dedicou a deusa Ártemis e
do celibato. Tais homens que parecem ser tão puros, ficam ofendidos pela sexualidade
pura e simples. Eles podem estar na fase final da adolescência ou no começo da fase
adulta e ser castos.
c) Filhos: Estar grávida ou amamentando não é motivo de realização para a mulher- Ártemis. Não
sente atração para ser mãe, no entanto gosta de crianças. Quando mães, encorajam a
independência, ensinam seus filhos a se defenderem sozinhos e pode ser cruel na defesa deles.
Não olham para trás com saudades da época que eram bebes, olham para frente, quando seus
filhos serão independentes.
2 - ATENAS OU MINERVA
Atená – (Palas): mulher extremamente profissional e prática, busca realizar-se numa carreira onde
possa mostrar sua sabedoria. Equilíbrio, cultura e educação. Não briga à toda, envolvendo-se em
causas justas, às quais defende com argumentos irrefutáveis, o que lhe concede quase sempre o
merecimento da vitória.
Filha do pai: Saltou da cabeça de Zeus, usando uma lança aguda numa das mãos, emitindo
um grito de guerra.
Protetora, conselheira e patrona de homens heróicos, tomou o partido da patriarquia.
Como deusa da sabedoria, era cohecida por suas vitórias e soluções práticas. Como
arquétipo, é seguida por mulheres de mente lógica, governadas pela razão.
Quando a mulher reconhece o modo intenso com que sua mente trabalha, como uma
qualidade feminina, ela pode desenvolver uma auto-imagem positiva, ao invés de se
amedrontar de estar masculinizada.
Como deusa virgem, é como Ártemis, motivada por suas próprias prioridades. Difere desta
no sentido que procura a companhia dos homens, precisa estar no meio da ação e do poder
masculino.
Personifica o “adulto sensível” com sua conformidade aos padrões adultos tradicionais e a
falta de romantismo ou idealismo.
É estrategista e eficaz para a guerra e outros assuntos políticos
Como deusa das artes faz coisas que eram ao mesmo tempo úteis e esteticamente
agradáveis.
Enquanto arquétipo de “filha do pai”, representa a mulher que tende aos homens poderosos,
que têm autoridade e poder (homem patrão). Muitas secretárias têm esse tipo.
Vive o” justo meio termo”, nunca os excessos.
Estar encouraçada é seu traço. As defesas intelectuais conservam tal mulher longe do
sofrimento. No meio da agitação emocional, permanece impermeável, enquanto observa,
qualifica e analisa o que esta acontecendo.
Mulher Atenas: Prática, desconfiada, desinibida, segura. Tipicamente tem boa saúde, não
tem conflitos mentais e é fisic amente ativa. Usa roupas práticas, duráveis e sem influência
da moda.
a)Trabalho: trabalha em direção a um fim, aceita a realidade e se adapta. No lar, se sobressai nas
artes domésticas, usando sua mente prática e olho estético para dirigir uma ordem doméstica
eficiente.
b) Relação c/ mulheres: Distante ou evitada. Têm falta de amigas. Competitiva.
c) Relação c/ homens: Atrai-se por homens bem sucedidos, e não tem paciência com pessoas
sonhadoras. Para ela, adjetivos como neurótico, bom coração e sensível, descrevem os perdedores.
Só os heróis tem vez. Gosta dos homens como amigos ou mentores, e não tanto como amantes.
Está muito presente entre as lésbicas.
d) filhos: Como mãe, não vê a hora de seus filhos chegarem a maturidade para fazerem projetos
juntos, e mostrar-lhes a vida. Adora filhos competitivos, extrovertidos e intelectualmente curiosos.
3 - HÉSTIA OU VÉSTIA
Recusou-se a casar, permanecendo virgem para sempre. Então Zeus, lhe concedeu um
privilégio, ao invés de um presente de casamento: ela tem seu lugar no centro da casa para
receber o melhor em ofertas.
Proporciona a mulher sentimento de integridade e inteireza. Se concentra em sua
experiência interior subjetiva. Fica absorvida quando medita.
Seu modo de aprender, é olhando-se interiormente, e sentir-se intuitivamente.
Deusa da lareira: arquétipo ativo nas mulheres que acham que cuidar do lar equivale à
meditação. Este arquétipo de desenvolve em comunidades religiosas.
Arquétipo da mulher sábia que tudo passou e viu, portanto experiente.
a)Trabalho: falta-lhe ambição e ímpeto, não valoriza o poder. Destacam-se em profissões em
que se requer calma e paciência.
b)Mulheres: tem poucos amigos e não se interessa por conversa fiada, política ou intelectual.
Seu dom é ouvir com o coração compassivo, permanecendo centrada no meio de qualquer
perturbação que uma amiga lhe traga, proporcionando um lugar caloroso ao lado de “sua
lareira”.
c)Homens: sexo não é muito importante. Sexo é como vir para casa ou um santuário. Adapta-se
a forma tradicional do casamento. É fiel, embora não exija fidelidade. Pode aparentar
dependência, porém mantém sua autonomia interior, uma em si mesma. Não precisa de um
homem para sentir-se emocionalmente completa. Ela prefere cuidar do lar, aprecia a autonomia
e decidir como será sua casa e gosta do amparo econômico que lhe permite tempo para sua
dedicação.
d)Filhos: Pode ser um pouco desligada como mãe, quando se volta para o interior, e seu amor
pode ser uma sombra por demais impessoal e não demonstrado. Mas usualmente dá aos filhos
amor e atenção. Permite aos filhos que sejam eles próprios pois não tem ambições para eles.
Seus filhos não precisam se rebelar.
4 - HERA OU JUNO
Hera – (Juno): mulher ligada ao poder. São as líderes políticas, governantes, regentes. Por outro
lado, são apegadas á tradição, não abrindo mão de um casamento convencional, com moralidade,
fidelidade e companheirismo, sendo boas esposas e “imperatrizes” em suas casas.
Irmã e esposa de Zeus. Ciumenta, sua raiva dirigia-se à “outra” e nunca à Zeus. Outras
essas que haviam sido estupradas e enganadas.Hera vingava-se nelas em seus filhos ou
nos espectadores.
Representa os três estados na vida da mulher: virgindade, casamento, separação e viuvez.
Representa o desejo ardente de ser esposa. È capaz de se estabelecer numa relação, ser
leal, fiel, suportando dificuldades com o companheiro.
Casamento aqui tem três aspectos: a satisfação de uma necessidade interior,
reconhecimento exterior entre marido e esposa e luta pela totalidade através do “matrimônio
sagrado”.
Reage a perda com raiva e não com depressão.
a)Trabalho: aspecto secundário em sua visa, porém pode ser boa e alcançar êxito aí. Contudo, se
não for casada, se sentirá fracassada.
b) Mulheres: Quando está só, mantém relações sociais, mas casada se afasta das amigas. Suas
amizades não são aprofundadas.
c)Homens: atraída por homens de sucesso. Supõe que sexualidade e casamento vêm juntos.
Depende do marido para despertá-la sexualmente. A idéia de sexo submisso provavelmente surgiu
com ela. O dia de seu casamento é o mais significativo de sua vida, na qual não existe a palavra
divórcio.
d)Filhos: São parte de sua função como esposa. Não é muito maternal, a menos que Deméter
apareça. Pode chegar a usar os filhos para manter o marido.
5 - DEMÉTER OU CERES
Deméter - é a mulher-mãe. Gosta de estar grávida, de amamentar e de cuidar de crianças.
Geradora não só da vida mas também de sentimentos, emoções, experiências. É a que protege,
acolhe e alimenta, é a que se apresenta com reservas aparentemente inesgotáv eis de energia. A
que cuida de tudo o que é pequeno, carente e sem defesa.
Vive entre os dois mundos, não temendo a morte.
Deusa do cereal, nutridora e mãe.
4ª esposa real de Zeus, também seu irmão, com quem teve uma única filha: Perséfone.
O rapto de Perséfone: Ela estava colhendo flores quando foi atraída por uma flor. Ao
estender a mão para pegá-la, o solo abriu-se emergindo das profundezas da terra, Hades
em sua carruagem de ouro puxada por cavalos pretos. Ele apoderou-se dela e sumiu.
Deméter ouviu os gritos e procurou-a por 9 dias e 9 noites, sem nunca comer, beber nem
dormir. Ela retirou-se do Olimpo indignada. Assim, nada podia nascer. Então Zeus implorou
a Deméter que voltasse. Ela recusou-se e disse só mudar de opinião de Perséfone
voltasse. Zeus trouxe a deprimida Perséfone de volta, mas antes Hades lhe deu algumas
doces sementes de romã, que ela comeu. Correram, mâe e filha e se abraçaram, então
Deméter pergunta se ela havia comido algo no mundo das trevas. Em caso negativo, ela
seria completamente devolvida à mãe. Mas por haver comido, passaria dois terços do ano
com a mãe e o restante com Hades.
Arquétipo da mãe, fornecedora de alimentos materiais e espirituais. Motiva as mulheres a
nutrirem os outros, serem generosas no dar. Representa o instinto materno, o desejo de
estar grávida e de ter bebê, ou ainda ser mãe de criação, babe ou algo no qual possa
expressar o amor maternal. Como mãe angustiada, vive em depressão.
a)Trabalho: Profissões educativas ou de assistência, inclinadas a empregos “femininos”.
b) Mulheres: Qualquer inveja ou ciúme será em relação aos filhos. Sendo estéril, sente-se
amargurada pela gravidez de outra. Ressente-se com as feministas por desvalorizarem o papel da
maternidade; querem ser mães tempo integral e agora sentem-se pressionadas a trabalhar fora do
lar. Têm muitas amigas com as quais trocam apoio emocional. .
c)Homens: Atrai homens que se afinam com mulheres maternais. Não escolhe, é escolhida, e pode
permanecer com um homem pôr pena. Têm muita expectativa sobre os homens, mas
freqüentemente os vêm como “eternos meninos”. Sua sexualidade não é muito importante. È
ardente, afeutuosa e feminina, mas prefere mais ser abraçada do que fazer amor. Algumas são
puritanas com sexo. Dão mais importância à amamentação do filho do que a fazer sexo com o
marido.
d)Filhos: São mães extremamente dedicadas ou terríveis. Só têm consciência de suas intenções
positivas, não dos elementos negativos, que, pôr vezes, envenenam seu relacionamento com os
filhos. Quando é “deixada pelo filho”, sente que seu senso de significado foi raptado, pois seu filho
era como uma extensão de si mesma, compartilhando os mesmos valores. Vive deprimida e
zangada, e pára de atuar como mãe. Algumas temem o abandono desde que a criança nasce, e
assim, limitam a independência e o relacionamento com os outros. Pode ser do tipo que nunca diz
não ao filho, não estabelecendo limites.
6- PERSÉFANE OU CORÉ
Perséfone: mulher atraída pelo mundo espiritual, pelo que está oculto modesta e discreta, mostra-se
misteriosa e mística, reservada e inquietante. Vive dividida entre o mundo real e o desconhecido,
Poder ser ou Ter pensamentos sombrios, apesar de compreender o hiato que existe Ao voltar do
inferno, diz a mãe foi obrigada pôr Hades a comer, o que não era verdade. Deméter aceita a história
e o padrão cíclico se segue.
Quanto à personalidade, predispõe a mulher a não agir, e sim, a ser conduzida pelos
outros, a ser complacente na ação e passiva na atitude.
Coré significa “jovem anônima”, representando a jovem que não sabe quem é e está
inconsciente de seus desejos e força. Sua atitude é de eterna adolescente indecisa.
Como arquétipo de “filha da mãe”, acredita que a mãe sabe melhor qualquer coisa, quer
agradar a mãe, sendo obediente.
Como arquétipo da “mulher-criança” (antes do rapto), vive inconsciente de sua sexualidade
e beleza, permanecendo assim, em geral, pelo resto da vida.
O aspecto de rainha do inferno e guia do mesmo, desenvolve um resultado de experiência e
crescimento. Simbolicamente, o inferno pode representar camadas mais profundas da
psiquê. E neste caso, representa a habilidade de movimentar-se de um lado para outro,
entre a realidade do mundo” real” baseada no ego e o inconsciente ou realidade arquetípica
psiquê. Quando este arquétipo está ativo, é possível para a mulher integrar os dois aspectos
em sua personalidade.
As mulheres Perséfone, podem permanecer receptivas à mudança e jovens de espírito
durante toda a vida.
a)Trabalho: Inclina-se a ter vários empregos, ao invés de uma profissão, e tende para onde a
família e os amigos estão. Se sobressai em empregos que não requerem iniciativa ou persistência.
Gosta quando tem um patrão a quem agradar. Embora o trabalho não seja importante, pode tornarse
diferente com o aspecto rainha do inferno. Então vai entrar num campo criativo, psicológico ou
espiritual.
b) Mulheres: Sente-se bem com jovens como ela, e habitualmente experimenta novas situações em
companhia de outras garotas, e não sozinha. Se é bonita, atrai mulheres amigas que não pensam
em si mesmas como mulheres femininas, e acabam projetando sua feminilidade não desenvolvida
nela, passando a tratá-la como alguém especial. Se for tratada como frágil durante a vida, assumirá
esse papel. Sua amiga mais íntima, geralmente, tem forte personalidade. Perséfone evoca respostas
maternais em suas relações com as mulheres.
c)Homens: Três tipos são atraídos pôr ela: os tão jovens e inexperientes como ela; os malandros
atraídos pôr sua inocência e homens que não se sentem confortáveis com mulheres amadurecidas.
A relação com um homem pode ser o meio que a faz separar-se da mãe dominadora. A mulher na
fase Perséfone jovem, é como Bela Adormecida ou Branca de Neve, inconsciente de sua
sexualidade, espera o príncipe vir acordá-la. E então, se descobrem mulheres apaixonadas e
orgásmicas, um efeito positivo em sua auto -estima, pois antes sentia-se uma garota disfarçada de
mulher. Pôr natureza, se submetem a opinião da pessoa mais forte. Não são competitivas e nem
atrevidas.
d)Filhos: Não se sente autêntica como mãe, sendo insegura ( precisa Ter Deméter ativada para
sentir-se mãe). Pode alimentar a imaginação de seus filhos e capacidade de brincar, compartilhando
esses aspectos de si mesma com eles. Se ela cresceu além de Coiré-Perséfone, pode criá-los com
vistas a valorizar a vida interior como fonte de criatividade.
7 - AFRODITE OU VÊNUS
Afrodite – (Vênus): é a mulher que se deixa levar pelo amor. Feminina, atraente, pode vir a usar o
amor como arma mortal, satisfazendo seus desejos. Sensual, sensível e refinada, está voltada
principalmente para os relacionamentos humanos, para a beleza e inspiração nas artes.
A mais bela das deusas.
Seu arquétipo governa o prazer do amor e da beleza, da sexualidade e da sensualidade das
mulheres.
Afrodite impele as mulheres a preencherem funções criativas e procriativas, toda mulher
apaixonada está embebida deste arquétipo.
É mais reconhecida pela sua atratividade do que por sua aparência. Seu arquétipo cria um
carisma pessoal, um magnetismo.
a)Trabalho: Deve envolvê-la emocionalmente e gosta de variedade e intensidade. Somente quando
está totalmente ocupada criativamente é que age bem. Assim, é provável ser encontrada na arte,
música, escrita, dança, ou terapeuta, professora. Faz o que gosta, não o que dá dinheiro
b) Mulheres: Estimula ciúme, e medo de perda em muitas mulheres que veêm seus maridos
reagindo a elas com crescente animação. Afrodite se abala com tais cenas de ciúmes, pois ela não é
possessiva nem ciumenta. Têm várias amigas extrovertidas como ela. Algumas mulheres
descobrem Afrodite através de relações homossexuais.
c)Homens: Tendem para homens que não são bons para elas, geralmente criativos, complicados,
mal humorados ou emotivos. Tais homens não objetivam postos elevados ou autoridade, e não
querem chefiar assuntos domésticos ou serem maridos ou pais.
d)Filhos: Gostam de crianças, o que é recíproco. E consegue um nível de comunicação profundo
com a criança, através de seu olhar não julgador e compreensivo. Inspira os filhos com seu
entusiasmo. Seus filhos geralmente têm sucesso. Ela sabe cativar os filhos, o que pode causar
danos, complexos de Édipo
E aí? Qual delas se encaixou mais no seu perfil???
Fonte de pesquisa: MSN e Lulucha
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