sábado, março 21

Você é Muito Egoísta Sabia?

Quantas vezes na vida você já ouviu essa frase ?

A palavra egoísta é usada frequentemente por todos que nos conhecem. Quem é que ainda não foi chamado de egoísta pelo menos uma vez na vida?

Acontece nas melhores famílias, podes crer.! E o que mais nos deixa tristes ou irritados, é quando nos conhecemos intimamente e sabemos que não somos! Ou somos? Será que nascemos egoístas? Sim, nascemos egoístas e altruístas, alguns mais...,outros menos..., mas no fundo acho que todos nós temos o egoísmo dentro da gente. Assim como o altruísmo também.

O que é, na verdade ser egoísta? Ser egoísta é: olhar para o próprio umbigo sempre; é não participar da vida do próximo; é querer tudo para sí; é destruir a vida do próximo sem se dar conta disso... E outras coisas mais. Mas sendo assim, o mundo inteiro seria egoísta, certo? E não é?

Por exemplo, se uma pessoa chegasse para você e dissesse: “Ah, você é uma pessoa muito egoísta porque você deveria ter me ajudado a fazer tal coisa e nem ligou!” Qual seria a sua primeira resposta? Acho que você diria:”egoísta? Como é que você pode dizer que sou egoísta se já te ajudei em tantas outras coisas? Uma vez que não pude te ajudar então sou egoísta?”

Ou talvez, a pessoa nem ligue se foi ou não chamada de egoísta, mas é difícil alguém ser chamada de egoísta e não revidar. Mas tem um porém, as pessoas confundem muito o ser egoísta do ser ocupado, muitas vezes estamos ocupados demais para ver se fulano está ou não precisando da nossa ajuda; não que por isto sejamos egoístas, é que naquele dia, naquela hora, você não podia, então pronto! Você passa a ser egoísta. E todas as suas qualidades e virtudes deixam de existir. As pessoas esquecem que você também é humano, que você também tem o direito de esquecer um compromisso e não avisar por milhões de motivos ou problemas. Mas não é por isso que você é egoísta.

Há muitas maneiras de confundir a palavra egoísmo. Nem sempre o que fazemos é por egoísmo. E ninguém tem o direito de chamar ninguém de egoísta porque ela também de alguma forma já foi ou é. Que mania que as pessoas tem de colocar essa palavra em todos os problemas que ela própria não sabe resolver. É verdade ou não é???

Penso que muitas vezes, o egoísta é aquele que o acha egoísta. Já pensei sobre isso muitas vezes... Devemos pensar melhor, conhecer melhor o íntimo de uma pessoa antes de chamá-la de egoísta. Talvez ela seja uma criatura doce, terna, carinhosa, que dá tudo si para te fazer feliz e você nem percebe. Então: Quem é o egoísta agora???

Por Lulucha

----------------------------------------------------------

OBS.: Egoísmo (ego + ísmo) é o hábito ou a atitude de uma pessoa colocar seus interesses, opiniões, desejos, necessidades em primeiro lugar, em detrimento (ou não) do ambiente e das demais pessoas com que se relaciona. Neste sentido, é o antônimo de altruísmo. Egoísmo e egocentrismo O egocentrismo caracteriza-se pela fantasia de imaginar que o mundo gira em torno de si, tomando o eu como referência para todas as relações e fatos. Uma pessoa egoísta pode não ser egocêntrica, uma vez que luta para fazer com que os fatos se amoldem a seus interesses. A pessoa egocêntrica é egoísta, no sentido de que não consegue imaginar que não seja ela a prioridade no mundo em que vive. O egocentrismo é próprio da infância, como passagem para que a criança possa aprender a noção de referência a partir do eu e então aprender. Natural ou adquirido? Há controvérsia se o egoísmo é uma característica natural humana ou se é um hábito adquirido, como um vício moral da pessoa. A psicologia do desenvolvimento observa que a infância se caracteriza pela passagem de uma atitude naturalmente egocêntrica - em que a criança tem por referência seu organismo e suas necessidades - para uma atitude social e interativa. Deste modo, o egoísmo seria a recusa da pessoa em deixar essa fase infantil, uma luta por manter viva a fantasia do egocentrismo.

Fonte: Wikipedia

Nenhum comentário:

Powered By Blogger