segunda-feira, abril 13

Você Sabe Como o Google Avalia o seu Blog?

O Google não indica e nem confia em blogs que ele não conhece. Esta situação ocorre com todo blog e site recém criado. O Google olhará para o seu blog com um ar de desconfiança e com um pé atrás durante alguns meses. Seu blog terá de provar que merece confiança e credibilidade. Você terá que mostrar ao Google que merece aparecer nas primeiras páginas de busca quando uma determinada palavra for buscada pelos clientes do mesmo.

E essa credibilidade não se conquista do dia para a noite. Ela precisa ser construída lentamente e pacientemente. Vou colocar aqui algumas técnicas. Elas não são confirmadas pelo Google mas são fruto de observações de pessoas estudam o comportamento do Google.

1) Por default o Google desconfia de todo domínio que acaba de ser criado. Muitos domínios são criados diariamente e muitos são cancelados em uma ou duas semanas. Alguns são criados para fazer spam ou realizar praticas criminosas na Internet. Quanto mais velho o domínio é mais merece a confiança do Google. Domínios com mais de 6 meses de vida já recebem um tratamento diferenciado nas indexações do Google. O ideal é quando o domínio ultrapassa o primeiro ano de vida e é renovado pelo seu dono. Isso é importante porque um percentual muito grande sites e blogs não sobrevivem mais do que 12 meses e seus domínios não são renovados.

2) Existem relatos de que este problema de domínios jovens pode ser amenizado se você renovar o registro do domínio por muitos anos. O www.registro.br permite que você renove o seu domínio por 1 a 10 anos. O mesmo se aplica aos domínios .com, .net, .org, info, etc. Um domínio registrado até 2010 merece menos credibilidade do que um registrado até 2019. Isto indica para o Google que o dono do domínio tem um projeto sério e de longo prazo que mereceu um investimento de muitos anos de renovação de registro.

3) O Google avalia a qualidade do serviço de hospedagem onde seu blog se encontra. O Google não gosta de colocar na primeira página de resultado de buscas, blogs que estão em servidores lentos e que fica muito tempo fora do ar. Isso geraria uma experiência negativa para os usuários das buscas. O Google também não gosta de blogs hospedados em servidores que possuem problemas de segurança ou que hospedam sites que cometem crimes (pirataria, spam, vírus, etc). Isto significa que hospedar seu blog em uma empresa de hosting de baixa qualidade é uma furada. Um servidor de hospedagem compartilhado é como um condomínio. São diversos sites “morando” no mesmo equipamento. O mau comportamento dos seus vizinhos pode afetar a imagem de todo condomínio. Não é à toa que muita gente gosta de hospedar seus blogs em servidores virtuais, servidores dedicados ou mesmo gostam de comprar seu próprio número IP que é um serviço adicional oferecido por algumas hospedagens.

4) O Google gosta quando o seu blog utiliza serviços como o Google Analytics e Google Webmasters. Isto permite que o Google acompanhe as estatísticas do seu blog e tenha um maior controle sobre o que você anda fazendo com ele e o que os visitantes originados do Google andam fazendo no seu blog. Isso da mais segurança para o Google.

5) O Google gosta de exibir na primeira página das buscas, blogs e sites que utilizam o Google Adsense. Dizem que isso não é verdade mas acredito que seja muito difícil o Google não considerar alguma coisa com relação a isto. Entre exibir sites que geram lucros adicionais se forem visitados e exibir blogs que exibem publicidade de outros programas de afiliados certamente o Google prefere a primeira situação.

6) O Google gosta quando você coloca links para sites e blogs que possuem credibilidade junto ao Google. E saber quais são estes sites é fácil. Quando você faz uma busca por qualquer palavra eles são exibidos na primeira página. Quando você indica bons links dentro do conteúdo do seu blog isso conta ponto positivo para você. Da mesma forma se existirem links para blogs e sites de baixa qualidade, isso conta ponto negativo. Colocar links para arquivos piratas e blogs que divulgam pirataria é uma tragédia.

7) Quanto maior for a quantidade de blogs e sites de boa qualidade que publicam links apontando para o seu blog maior será sua credibilidade junto ao Google. Por exemplo. Se o site de um jornal ou de uma universidade publicar um link para o seu blog isso terá grande significado para o Google. Esta credibilidade baseada na quantidade de links que o seu blog recebe de outros blogs e sites é medida através de uma coisa chamada Pagerank. Para entender o que é pagerank clique aqui. Para saber o pagerank do seu blog visite aqui.

8) O Google monitora se os usuários que ele envia para o seu blog estão gostando ou não do conteúdo que você exibe. E para identificar este comportamento é muito simples. Exemplo: Uma pessoa busca uma palavra no Google e encontra o seu blog no resultado. A pessoa clica e entra no seu blog. Se depois a pessoa retornar para o Google para clicar em outros resultados de busca é um sinal de que ela não encontrou a resposta que procurava no seu blog. Isso é ruim. Se ela clica no blog do concorrente e não retorna mais para o Google isso é um sinal positivo e indica que a pessoa conseguiu encontrar aquilo que procurava. Por isso é importante se preocupar com a qualidade do conteúdo que você escreve pois ele precisa satisfazer os visitantes que chegam do Google.

9) Seu blog precisa ter textos. O Google não gosta de blogs que possuem pouco texto. Existem alguns tipos de blog que costumam exibir fotos e vídeos, mas com uma quantidade pequena de texto. Tente descrever o vídeo ou a foto exibida para que o Google entenda o que você está oferecendo.

10) O Google gosta de blogs atualizados. É importante manter a rotina de publicar pelo menos 1 texto novo por dia ou texto novo a cada 2 dias. O Google da credibilidade para quem está trabalhando de forma continua para gerar conteúdo. Mas faça isso com moderação, pois o Google não gosta de blogs que são atualizados dezenas de vezes por dia pois isso pode parecer SPAM. Se você realmente precisa publicar muitos textos por dia faça isso com um intervalo de pelo menos 30 minutos a 1 hora entre cada novo texto. Existem outras formas de melhorar a credibilidade do seu blog junto o Google mas estas são as mais importantes para quem está iniciando agora.

Fonte de Pesquisa: Bloglucrativo

6 comentários:

Susana disse...

Olá Lulucha: Interessante o teu post! Siceramente não fazia ideia que o google funcionava assim!
Abraço Susana

amandaedalete disse...

Que bom que o google confia no meu xD

utilnet disse...

Oi,
Excelente texto.
Gostei de ler.
Concordo inteiramente.

Abraço,
Miguel (Utilnet)

Amanda disse...

Muito boas as dicas! E muito palpáveis, principalmente pra quem está começando, como eu.
Vou seguí-las, com certeza!

Abraços,

Amanda

Fabiano Roberto disse...

gostei muito das suas explicações, vou repensar algumas coisas nos meus blogs

Fabio disse...

Parabéns pelo post, conhecia alguns destes conceitos, não todos. Garanto que quem não conhecia também pode entender como funciona o poderoso mecanismo de busca google e seu sistema de avaliação para os blogs