sábado, abril 18

Saiba o que é SEO

SEO ou "Search Engine Optimization" que em português significa "Otimização de Sites para Motores de Busca", é o trabalho que pode ser feito para melhorar a classificação de cada página do site ao tentar aparecer nos primeiros resultados de determinada busca por palavras-chave no Google, o Yahoo ou o MSN Search, por exemplo.

Esta otimização torna-se cada vez mais necessária, pois pesquisas vêm mostrando que cerca de 90% dos internautas visitam somente as primeiras três páginas do Google por exemplo e a grande maioria destes ficam apenas na primeira página.

Não há nenhuma garantia de que o trabalho do profissional de SEO possa obter o resultado desejado porque o Google, por exemplo, possui mais de 1.500 critérios de pontuação que utiliza para classificação dos sites. Mas quanto maior for o planejamento e o emprego correto e sistemático de algumas técnicas podem quase sempre levar o trabalho de SEO a um resultado satisfatório. Algumas destas técnicas são: 1) Escolha das palavras-chave relacionadas com o conteúdo principal de cada página do site. Estas palavras devem ser distribuídas ao longo do conteúdo do site com uma palavra-chave para cada página.

2) Utilização de linguagem simples para permitir que os robôs dos buscadores possam encontrar as palavras-chave nas suas páginas, como HTML, CSS, evitando o uso exagerado de Flash, por exemplo.

3) O conteúdo deve ser de qualidade e com grande quantidade de palavras-chave distribuídas ao longo do texto, o uso de links no meio do texto, apontando para páginas internas do site. O texto pode ser dividido em tópicos para facilitar a sua leitura pelo usuário.

4) O uso de palavras-chave no título do site, na URL, sempre que possível e nas meta-tags é muito importante.

5) Os links externos, ou seja links provenientes de outros sites relacionados ao seu são muito importantes. E contam mais pontos quando vindos de sites mais respeitados pela comunidade de internautas. Estes links podem aumentar o Page Rank e através dele, o tráfego pode aumentar significativamente.

6) Acompanhamento dos resultados. O tráfego do site precisa sempre ser acompanhado de perto para que o profissional de SEO possa saber a origem dos usuários do site, quais as páginas, links, botões de compra são mais acessados, para onde vão os usuários após visitarem o site e até mesmo quanto tempo permanecem e qual palavra-chave utilizaram para entrar nele. Assim podemos trabalhar na otimização e corrigir possíveis desvios do resultado desejado.

Alguns destes resultados podem ser medidos em sites gratuitos de análise de trafego como o Google Analytics e Ferramentas para Webmasters do Google e o MSN Webmaster Tools da Microsoft, entre outros. Fonte de pesquisa: Google.com

6 comentários:

Anônimo disse...

eu ja sabia o significado mas agora pude entender melhor

Cecília Parente disse...

Tento fazer isso em todos os meus blogs.
O que deu mais resultado foi no www.saudavelebela.com (é sobre dieta e reeducação alimentar) que saltou do pagerank 0 para 3.
O informática desvendada está no começo, mas tenho fé que logo ele siga o mesmo caminho também.
Não conhecia o MSN webmaster tools e vou procurá-lo, os outros eu sempre utilizei.

ivandro disse...

Acho que agora vou botar em pratica obrigado.

Unknown disse...

òtimo post.

Alexandre Akira Forato disse...

Isso de o link de seu site/blog estar em sites mais conhecidos na internte é verdade, pois depois que passei a escrever por ig e colocar o endereço do meu blog, aumentaram as visitas vindas do google.

Drauzio Milagres disse...

Lendo isso tudo até me assusto. Quanta coisa ainda para aprender. Um abraço. Drauzio Milagres.

Powered By Blogger